Hoje nosso artigo é muito especial, vamos falar dos melhores exercícios para as gestantes. Saibam quais são os melhores exercícios para fazer em casa, na piscina ou na academia.

Chegou à hora de combater as dores lombares e falta de disposição. Mude sua rotina e busque usufruir sempre dos benefícios dos exercícios durante a gestação. Benefícios estes que vão muito além do controle de peso.

  • Melhoria da postura
  • Melhoria no funcionamento cardiocirculatório
  • Prevenção de diabetes
  • Alívio do estresse e tensões

Além dos benefícios citados acima, manter o corpo em atividade estimula a liberação maior de endorfina, substância que causa a sensação de bem-estar e prazer.

O exercício físico é super indicado para as futuras mamães, exceto para os casos de gestantes que possuem alguma patologia, sangramento, começo de aborto, placenta baixa, hipertensão.

É necessária a liberação do obstetra para iniciar qualquer exercício físico durante a gravidez. Após esta liberação, a indicação é que sejam incluídas atividades físicas já no primeiro trimestre de gravidez.

Na sequência do artigo vamos apresentar as modalidades mais indicadas pelos especialistas. Claro que todas são atividades com baixo impacto ou sem impacto. Confiram a lista a seguir:

Musculação para gestantes

Apesar de não parecer uma atividade boa durante a gestação, a musculação tem sim benefícios para a mulher durante a gravidez, principalmente para aquelas que já praticavam antes.

Segundo os especialistas, quando a musculação é orientada de forma correta, ela oferece um fortalecimento para os grupamentos musculares responsáveis pelo controle postural.

Lembre-se que cada pessoa é única, ou seja, existe a necessidade de realizar ajustes de carga, exercício e diversos outros fatores que serão definidos e alterados de acordo com cada gestante.

Pilates para gestantes

O pilates está sem dúvidas entre o mais escolhido pelas gestantes. Mas existe um cuidado enorme a ser tomado, porque ele não deve ser praticado por pessoas que eram sedentárias antes da gravidez.

Especialistas explicam que o pilates auxilia no fortalecimento muscular e também da região pélvica tão importante para as mulheres que irão ter o parto normal. Entre outros benefícios do pilates podemos citar a melhoria na distribuição do peso corporal e o alívio de desconfortos lombares.

É necessário um acompanhamento profissional para observar a evolução da gestação e do repertório motor da gestante. Este acompanhamento irá promover alterações e adaptar as atividades para obter o máximo de rendimento.

Benefícios dos exercícios para as gestantes

Quais os melhores exercícios para as gestantes?

Hidroginástica para gestantes

Apesar do alto crescimento na busca pelo pilates, a hidroginástica ainda é a mais indicada por médicos e especialistas. A hidroginástica possui benefícios incríveis para as gestantes, principalmente para aquelas que estão no último trimestre.

Mesmo sendo considerada com um exercício físico bem intenso, a hidroginástica tem muitos benefícios porque a flutuabilidade da água permite um alivio do peso extra da gestação.

As gestantes também estão liberadas para fazer natação, mas torna-se indispensável optar por um lugar onde se ofereçam aulas especificas para gestantes.

Caminhada para gestantes

Caminhar de forma bem leve Seja na esteira ou ao ar livre, também é um exercício indicado pelos médicos. Além de ser uma atividade simples e não necessitar de um nível de aptidão física alto, caminhar diariamente ajuda na manutenção da boa capacidade respiratória. Pelo menos meia hora de caminhada diária é o recomendado.

Ioga para gestantes

Atividade ótima para deixar a mulher mais flexível no período da gravidez. A ioga também promove melhoria no equilíbrio e na circulação, além de tonificar os músculos.

A famosa técnica que trabalha diversas técnicas de respiração e relaxamento também pode ajudar e muito na hora exata do parto.

Alongamento para gestantes

Alongamentos são indicados para qualquer dia, qualquer hora e principalmente qualquer idade, não seria diferente para as gestantes. Promover um aumento da flexibilidade e relaxar a musculatura tão sobrecarregada pelas mudanças posturais na gravidez, sem dúvidas é algo a ser realizado.

O alongamento durante a gravidez deve ser realizado com cuidado porque durante este período os ligamentos e articulações estão muito mais sensíveis do que de costume.

Treinamento funcional para gestantes

Se você não sabe o que é treinamento funcional, você não sabe o que está perdendo. Ele consiste em um combinado de vários exercícios podendo ou não fazer uso de algum equipamento.

O treinamento funcional proporciona melhorias no equilíbrio, na força, na resistência, na flexibilidade e também na coordenação. Também é necessário buscar a orientação para realizá-lo sem risco para você e seu bebê.

Lembre-se sempre de respeitar os seus limites e atentar para os sinais do corpo. Qualquer alteração inesperada, dor ou incomodo deve ser analisada e neste momento é indicado que cesse qualquer tipo de atividade e busque seu médico de confiança.

Agradecemos a todos pela atenção e convidados para conferir mais artigos de nosso site. Tem muita informação bacana esperando sua procura!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.