Quando realizamos um trabalho aeróbico, a frequência cardíaca é fundamental para determinar a intensidade do exercício. Quanto maior for à frequência cardíaca, maior será o gasto calórico, mas para atingir este ritmo alto, a pessoa precisará de um preparo físico apurado.

As pessoas que querem reduzir a gordura corporal devem iniciar com caminhadas em um ritmo confortável e ir progredindo devagar. Perder muito peso de uma vez não é o mais indicado, porque a recaída pode ser muito pesada. Para muitas pessoas, emagrecer aos poucos não é o que ela esteja querendo ouvir, mas perder peso rápido demais não faz bem à saúde.

Quais os riscos de emagrecer rápido?

Diversas pesquisas apontam que as pessoas que estão abaixo ou acima do peso, estão mais sujeitas a desenvolver problemas cardíacos. As pessoas que estão fora do peso ideal podem apresentar distúrbios alimentares ou desnutrição, além de reduzir a eficiência do sistema imunológico causando problemas no sistema respiratório, digestivo, cânceres e osteoporose.

Estudos apontam que perder mais que 900 gramas por semana pode desencadear diversos problemas de saúde. O excesso de água eliminado provoca um desequilíbrio fisiológico e a pessoa pode ter arritmias cardíacas, anemia, perda de massa muscular, constipação e formação de cálculos biliares.

As pessoas que conseguem redução calórica exagerada geralmente fazem dietas com restrição de alguns alimentos e isto pode causar redução do metabolismo. Sendo assim, há uma queda drástica no ritmo de emagrecimento.

Esta redução do metabolismo é ainda mais preocupante quando as pessoas param de se exercitar. Nestes casos o organismo está menos apto a gastar calorias e a pessoa tende a engordar mais que antes da dieta. É importante entender a diferença de dieta e reeducação alimentar. A dieta priva alguns alimentos essenciais para o bom funcionamento corporal.

Quanto posso emagrecer por semana?

Emagrecer rápido faz mal?

Cuidados com as dietas na gravidez

Os especialistas alertam sobres os riscos de fazer dieta durante a gestação. Sendo assim, é fundamental que você consulte o seu médico e realize todos os exames necessários antes de iniciar qualquer programa de redução de peso.

Os médicos informam que é importante esperar de 6 a 8 meses após o parto. Neste período o corpo da mulher está se recuperando das alterações da gestação. Durante a gravidez a mulher precisa de doses extras de nutrientes.

  • 500 calorias extras diárias – Importantes para a produção de leite
  • 71 gramas de proteínas diárias – Importantes para preservar a massa muscular magra, diretamente ligada à produção do leite.

Após o período indicado o emagrecimento controlado não oferece riscos a mamãe e nem ao bebê. O American College of Obstetricians and Gynecologists informa que no máximo 500 gramas semanais não apresentam contra indicações.

Qual é o ritmo adequado para emagrecer?

Desde já indicamos que não existe uma regra que funcione para todo mundo, uma vez que a individualidade biológica faz com que as pessoas reajam de maneiras distintas a diversos fatores.

Os nutricionistas informam que o organismo necessita de um processo de adaptação tanto do exercício físico, quanto da nova alimentação. Este período de adaptação é de aproximadamente 3 meses, podendo variar de acordo com as pessoas.

Quais os benefícios do emagrecimento gradativo?

A reeducação alimentar e o exercício físico regular oferecem as ferramentas perfeitas para perder peso de maneira eficiente e principalmente de forma saudável.  Consultar uma nutricionista e contar com a orientação de um profissional de Educação Física é fundamental para trabalhar na sua redução da gordura corporal.

Com o emagrecimento gradativo você se reeduca em vários aspectos. A pessoa tende a desenvolver hábitos muito mais saudáveis e as chances de ela continuar com uma rotina saudável é muito grande.

É muito perigoso realizar dietas sem nenhuma orientação. O grande erro das pessoas é querer perder em poucos dias a gordura corporal que levou meses ou até anos para acumular. A luta é realmente árdua, mas se você seguir os passos corretos, o benefício será real e saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.