Suor noturno, o que pode ser?
As pessoas que sofrem sudorese noturnas normalmente acorda à noite e encontram a roupa de cama encharcada, mesmo que a temperatura do seu quarto seja fresca. Esse suor anormal é irritante, mas geralmente inofensivo. No entanto, a sudorese noturna às vezes pode ser um sinal de uma condição médica subjacente, então você deve ver seu médico se ela continua acontecendo e você está preocupado.
Enquanto isso, você pode ter uma ideia melhor das possíveis causas de seu suor noturno lendo nosso artigo. No entanto, você não deve usar esta página para se diagnosticar com uma condição: sempre deixe isso para o seu médico.
Leia também
- Boca muito seca durante a noite, o que causa? Como resolver?
- Síndrome do intestino irritável: causas, sintomas e tratamento!
O termo médico para suores noturnos é a hiperidrose noturna, que significa literalmente “transpiração excessiva durante a noite”.
Sudorese noturna feminina ou masculina: causas
As principais condições e medicamentos que podem causar suores noturnos são resumidos abaixo, embora deva ser notado que muitas dessas condições também causariam outros sintomas mais específicos:
A menopausa é uma das causas mais comuns de sudorese noturna em mulheres entre os 35 e 40 anos, principalmente.
Apneia obstrutiva do sono: uma condição que causa uma respiração interrompida durante o sono.
Medicamentos: antidepressivos e alguns outros medicamentos psiquiátricos às vezes podem causar suores noturnos como efeito colateral, como pode a aspirina e alguns tipos de esteroides.
Abuso de álcool ou abuso de drogas: especialmente o uso de heroína, pode causar a sudorese noturna.
Hipoglicemia (baixo nível de açúcar no sangue): comumente associada à diabetes e aos níveis de insulina no sangue, pode ser uma das causas da hiperidrose noturna.
Infecções: a tuberculose é a infecção mais comum associada à suor noturna, mas a transpiração também pode ser causada por outras infecções, incluindo endocardite (inflamação das válvulas cardíacas), osteomielite (uma infecção óssea), abcessos e HIV/AIDS
Câncer: suores noturnos podem ser um sintoma precoce de certos cânceres, como linfoma ou leucemia; no entanto, isso é incomum e o câncer também causaria outros sintomas, como perda de peso involuntária.
Distúrbios hormonais: feocromocitoma e síndrome carcinoide (tumores que causam o excesso de hormônio do corpo) e uma glândula tireoide hiperativa são exemplos de problemas hormonais que podem causar a sudorese noturna.
Doença de refluxo gastroesofágico: o ácido do estômago escapa do estômago, embora os suores noturnas não sejam um sintoma comum disso
Pode não haver uma causa identificável para seu suor noturno, e pode ser apenas um aborrecimento que acontece de vez em quando. Quando a causa é desconhecida, é referida como hiperidrose idiopática.
https://youtu.be/oLkhRllLUb4
Suor noturno em homens e mulheres: hiperidrose
As pessoas que geralmente suam excessivamente, dia e noite, podem ter uma condição chamada hiperidrose. A hiperidrose geralmente não representa uma séria ameaça para a saúde de uma pessoa, mas pode ser embaraçosa e angustiante.
Muitas pessoas com a condição estão muito envergonhadas para procurar ajuda médica ou acreditam que nada pode ser feito para melhorar seus sintomas. No entanto, a ajuda está disponível, como por exemplo, mudanças de estilo de vida e um antitranspirante receitado por um médico podem melhorar sua transpiração.
Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas, pois estamos aqui para ajudar!
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Falar dormindo é normal? Como evitar?
Como descobrir se estou com câncer?
10 dicas para evitar ou melhorar o enjoo
Não suar durante exercícios é normal?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.