Como saber se seus pais podem estar com doenças da idade?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Quando você deve considerar a busca de ajuda para seus pais idosos? Com o envelhecimento da população, mais e mais pessoas enfrentam esta pergunta. A tendência de brasileiros que vivem vidas mais longas e saudáveis ​​deve continuar. Devido à melhoria das opções médicas, muitas pessoas são capazes de manter suas vidas inteiras independentes e ativas. Na verdade, hoje ter 65 nem sequer é considerada tão velho. Alguns dizem que é o novo “50”.

Uma maioria significativa dos brasileiros, porém, acabarão por precisar de ajuda com suas vidas diárias , devido ao aparecimento de problemas relacionados com a idad . Quanto mais velho o indivíduo, maior a probabilidade de enfrentar problemas de saúde graves que podem roubar-lhes a capacidade de funcionar com segurança de forma independente. De fato, com a idade avançada de seus pais, conversas regulares sobre como eles vêem a si mesmos e querem viver o resto de suas vidas se tornam mais importantes .

Se você está preocupado com a saúde de um dos seus pais, um dos melhores presentes que você pode dar a si mesmo, e seus pais idosos , é começar a conversa. Embora possa ser difícil de falar sobre o seu envelhecimento dos pais, é melhor começar a conversa quando eles estão em boas condições de saúde , em vez de no meio de uma crise.

Quais os problemas que seus pais podem passar com a idade?

Esta é uma lista bem completa, mas ela não está exaurindo todas as possibilidades de problemas com a idade. Ela serve como um guia básico para ajudar nossos leitores a encontrarem uma boa orientação sobre como lidar com o envelhecimento dos pais e o avanço de alguns problemas de saúde. A orientação de um médico geriatra pode é essencial nesse momento.

Cérebro: Memória e Doença de Alzheimer

As pessoas acham que o esquecimento é o primeiro sinal da doença de Alzheimer. No passado, a perda de memória e confusão foram aceitos como apenas parte de envelhecer. No entanto, os cientistas sabem agora que as pessoas podem permanecer tanto alerta e capazes com a idade, embora possam demorar mais tempo para lembrar das coisas. Caso a memória comece a afetar o cotidiano e tarefas básicas, é hora de uma visita ao médico para um diagnóstico mais profundo.

Ossos e articulações

Os ossos que suportam peso e as articulações móveis sofrem muito desgaste enquanto o corpo envelhece. As condições relacionadas à idade mais comuns são:

Saúde na terceira idade

Problemas com a idade surgem mais rapidamente para quem não leva uma vida saudável. Portanto, faça sua parte e busque ajudar seus pais a serem mais saudáveis! (Foto: www.topnews.in)

Olhos e ouvidos

Aos 40 anos de idade a visão enfraquece e em torno dos 60, catarata e degeneração macular podem se desenvolver. Ouvir também diminui com a idade. Com a visão, podem aparecer os seguintes problemas:

Para problemas de visão, é importante observar se seus pais estão tendo dificuldade em identificar objetos, letras e até rostos.

Problemas de audição comum com a idade são:

Problemas auditivos são facilmente identificados quando você tem que se repetir muitas vezes para seus pais e eles tem que aumentar demais o volume de músicas e/ou da televisão.

Digestão e metabolismo

À medida que envelhecemos, a prevalência de problemas gastrointestinais aumenta. A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o esfíncter esofágico inferior não fecha corretamente e o conteúdo estomacal vaza de volta para o esôfago. A azia que ocorre mais do que duas vezes por semana pode ser considerado refluxo, eventualmente levando a problemas de saúde mais sérios. Cerca de 40 por cento dos adultos com idades entre 40 e 74 têm pré-diabetes, uma condição que aumenta o risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, doenças cardíacas e acidente vascular cerebral. O cuidado aqui é observar se seus pais estão se alimentando direito, principalmente verificando a geladeira, acompanhando resultados de exames de sangue e acompanhando a alimentação deles de perto, com o suporte de uma nutricionista.

Urogenital

Problemas urogenitais comuns são:

Estes problemas podem ser delicados de conversar. Mas perceber uma dificuldade ao caminhar, gemidos de dor ao sentar entre outros sintomas pode ajudá-lo a entender que seus pais estão passando por um problema.

Dentais

A cárie dentária não é apenas um problema para as crianças. Isso pode acontecer enquanto você tem dentes naturais na sua boca. Cárie arruína o esmalte que cobre e protege os dentes. Quando você não cuida bem da sua boca, as bactérias podem grudar em seus dentes e formar uma película incolor e pegajosa chamada placa dental. Essa placa pode levar ao aparecimento de cáries e cavidades. A gengivite também pode levar os dentes a se decomporem. O flúor é tão útil para os adultos quanto para as crianças. Usando um creme dental com flúor e bochecho pode ajudar a proteger os dentes.

Doenças da gengiva são infecções que prejudicam a gengiva e o osso que segura os dentes no lugar. Quando a placa permanece nos dentes por muito tempo, forma-se uma cobertura prejudicial dura chamada tártaro que a escovação não limpa. Quanto mais tempo a placa bacteriana e tártaro ficarem em seus dentes, maior o dano que causam. O problema agravado pode fazer suas gengivas se afastar de seus dentes infectar partes mais internas das gengivas . Isto é chamado de periodontite. Se não for tratada , esta infecção pode arruinar os ossos, gengivas e tecidos que suportam os dentes. Com o tempo, pode causar dentes soltos que seu dentista pode ter que remover.

Verifique se seus pais tem sensibilidade a alimentos quentes/gelados. Isso vai ajudá-lo a identificar o problema.

Pele

A maneira mais simples e barata de manter sua pele saudável e jovem é ficar fora do sol. A luz solar é uma das principais causas das alterações da pele, tais como rugas, ressecamento e manchas da idade. Sua pele muda com a idade. Por exemplo, você sua menos, levando a um aumento da secura. Com o envelhecimento da pele, ela torna-se mais fina e perde gordura, por isso parece menos gorda e suave. Nunca é tarde demais para se proteger contra os efeitos nocivos do sol. As pessoas que fumam tendem a ter mais rugas do que os não-fumantes da mesma idade. Pode ser porque o tabagismo também desempenha um papel em proteínas da pele. Rugas faciais aumentam com a quantidade de cigarros e o número de anos que a pessoa fumou.

A pele seca afeta muitas pessoas mais velhas, especialmente em suas pernas, cotovelos e antebraços. A pele fica áspera e escamosa e muitas vezes é acompanhada por uma angustiante coceira intensa. Baixa umidade, causada por superaquecimento durante o inverno (aquecedores em casa) e ar condicionado durante o verão contribui para ressecamento e coceira. A perda de glândulas sudoríparas e óleo com a idade também pode piorar a pele seca. Qualquer coisa que mais resseca a pele, como o uso excessivo de sabonetes, desodorantes, perfumes ou banhos quentes vai piorar o problema. Desidratação, exposição ao sol, tabagismo e estresse também podem causar ressecamento da pele.

O câncer de pele é o tipo mais comum de câncer. Existem três tipos mais comuns de câncer de pele. Os carcinomas basocelulares são os mais comuns, respondendo por mais de 90 por cento de todos os cânceres da pele. Eles são os de crescimento lento que raramente se espalham para outras partes do corpo. Carcinomas de células escamosas também raramente se espalham, mas o fazem com mais freqüência do que os carcinomas basocelulares . O mais perigoso de todos os cânceres que ocorrem na pele é o melanoma. O melanoma pode se espalhar para outros órgãos, e quando isso acontece, muitas vezes é fatal.

Observe e procure por manchas irregulares na pele de seus pais. Consulte um dermatologista para informações sobre cremes e tratamentos preventivos para evitar que seus pais sofram com estes problemas.

Habilidades funcionais

À medida que envelhecemos, cair é uma razão cada vez mais comum para os ferimentos  Basta perguntar a qualquer um dos milhares de homens e mulheres mais velhos que caem a cada ano e quebram um osso. As quedas podem vir como resultado de outras mudanças no corpo: visão, audição, força muscular, coordenação e reflexos não são o que eram como quando mais novos. O equilíbrio pode ser afetado por diabetes e doenças do coração, ou por problemas com a circulação ou no sistema nervoso. Alguns medicamentos podem causar tontura. Qualquer uma dessas coisas pode fazer uma queda mais provável.

Desequilíbrio, precisar se apoiar em objetos entre outros fatores pode ser um indicativo de problemas funcionais.

Considerações Finais

Quanto mais você cuidar da saúde e bem-estar de seus pais, o mais provável é que você vai ser para diminuir as chances de eles terem problemas mais graves. Por mais teimosos que eles sejam, a ajuda e apoio de profissionais da saúde, como geriatras, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, psicólogos e outros irá te orientar para um melhor apoio a ser dado aos seus pais. Tenha também paciência e lembre-se sempre que quando você era uma criança foram eles que repetiram muitas vezes a mesma coisa com toda paciência do universo até você aprender.

Dúvidas? Sugestões? Compartilhe no espaço de comentários abaixo.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.