No artigo de hoje vamos falar sobre a night run, traduzindo para o português, estamos falando das corridas noturnas. Veja como se preparar para uma night run, quais as principais características desta corrida e siga nossas dicas para aproveitar melhor esta experiência.

Grande parte das corridas noturnas é estruturada como um verdadeiro espetáculo, algumas lembram bastante um clima de festa, balada e descontração, talvez este seja o grande diferencial da night run.

Apesar deste clima de descontração, a corrida noturna é uma excelente oportunidade para os corredores que buscam melhorar o tempo. Isso é possível graças ao clima mais ameno. A night run também é muito procurada por pessoas que tem extrema dificuldade para acordar cedo.

Quais os cuidados ao correr uma night run?

Apesar dos benefícios citados, a corrida noturna requer algumas atenções especiais. O primeiro ponto a destacar é a dificuldade de notar irregularidades no terreno, situação que aumenta os riscos de lesões.

Hidratação é outro ponto importante. Apesar das pessoas não sentirem tanta sede quanto nas corridas diurnas, à hidratação deve ocorrer da mesma forma. É fato que a perda de liquido para controlar a temperatura é menor, mas isso não quer dizer que o volume perdido não precise ser reposto, é justamente o contrário.

Na sequência de nosso artigo trouxemos algumas excelentes dicas para te ajudar a se preparar melhor e desfrutar ao máximo das corridas noturnas. Leia atentamente e aproveite sua experiência na night run.

Dicas para correr uma night run

O que é night run?

Faça uma adaptação

É importante que você realize alguns treinos à noite antes da corrida, visando se adaptar a nova condição da prova, principalmente se você nunca correu à noite. Dois ou três treinos é o suficiente para auxiliar nesta adaptação.

Buracos, desníveis e degraus ficam mais difíceis de serem notados durante a noite. Sendo assim, mantenha a concentração no percurso e observe o ambiente a cada passada, assim você irá evitar quedas e torções.

Se você puder treinar no local da prova, faça uso desta possibilidade porque isso te ajudará sem dúvidas. A adaptação é um processo importante de qualquer atividade física, neste processo a percepção visual e o seu corpo irão sentir as diferenças e promover novas respostas para este novo estímulo.

Planeje uma alimentação adequada

Manter uma dieta equilibrada deve ser rotina indiferente do período em que a prova será praticada. Mas as pessoas que correm durante a noite precisam de mais cuidado, elas precisam evitar que a energia para a corrida seja insuficiente.

Correr de barriga cheia faz muito mal e é muito perigoso, em contra partida, correr tendo como alimentação apenas o que almoçou também vai prejudicar o seu rendimento e provocar malefícios para a sua saúde.

Você se lembra daquela regra de se alimentar a cada 3 horas? Esta regra é fundamental principalmente nos dias da corrida, sendo que o ideal é ter uma alimentação leve e rica em carboidrato, proteína magra e gordura saudável uma hora antes da prova.

Escolha o vestuário correto

A sua roupa pode te ajudar até em situações impensáveis. Durante os treinos noturnos é importante optar por roupas claras que facilite a sua visualização e ajude na prevenção de acidentes.

No local da prova é quase certo que não haverá tráfico de veículos, portanto este risco não deve existir, mas caso exista este tráfico, você já sabe como fazer a prevenção. Escolha roupas leves e que facilite a transpiração, essas condições são fundamentais para evitar desconfortos, bolhas e mau cheiro.

Pense no pós corrida

A maior parte das pessoas não está acostumada com atividade física durante a noite, estas pessoas talvez não imaginem que os efeitos naturais da corrida possam atrapalhar no seu horário de sono por exemplo.

É importante programar o encerramento dos treinos e das provas pelo menos 2 horas antes do horário de dormir. A atividade física favorece sim no aumento da qualidade do sono, porém a atividade deixa o corredor muito agitado nas primeiras horas, isso pode prejudicar o sono imediato.

Para finalizar este artigo sempre alertamos sobre os riscos de praticar atividade física sem a liberação médica e sem a orientação de um profissional de Educação Física, pense bem na sua saúde e pratique atividade física de forma segura! Obrigado pela atenção e sejam bem vindos sempre ao nosso site!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.