O câncer é uma doença com sintomas comuns. É muito importante saber que ao apresentar um sintoma comum significa que você tenha um câncer. Ao apresentar os sintomas de um câncer, principalmente se você está em um grupo de risco (homens com mais de 40 anos, mulheres com mais de 40 anos, pessoas com histórico de câncer na família, etc), um médico deve ser procurado imediatamente. Apenas o profissional de saúde será capaz de fazer um diagnóstico diferencial e, a partir daí, saber se o seu sintoma é um câncer ou uma outra doença subjacente.

Como saber se estou com câncer? Cansaço extremo

As células de um câncer tentam competir com as células normais e roubam grandes quantidades de energia, esvaziando seus suprimentos de energia mais rápido do que o normal e fazendo você se sentir extremamente cansado. A fadiga de um câncer não é semelhante ao cansaço normal, resolvido por mais sono, e nem com a fadiga de insônia, que é resolvida com remédios ou tratamento de insônia.

Sintomas do câncer: perda de peso inexplicável

Antes de serem diagnosticadas com câncer, uma grande parte das pessoas já demonstram considerável perda de peso inexplicada. Isso se deve a alterações metabólicas do organismo, causadas pelas alterações celulares do câncer.

Sinais iniciais do câncer

Identificando os sintomas do câncer, principalmente em grupos de risco e estágios iniciais, reduz bastante o risco de complicações e morte. (Foto: sputniknews.com)

Dores de cabeça constante e sem tratamento com remédios

Um tumor cerebral exerce pressão sobre o cérebro, resultando em dores constantes ou em padrões de ondas. Pacientes com câncer no cérebro podem notar a diferença entre dores de cabeça regulares e as causadas por um tumor. Um tumor cerebral também pode causar vômitos, convulsões e perda de visão, dependendo de onde o tumor está localizado.

Indigestão ou dificuldade para comer como sintoma de câncer

A maioria de nós sofre de tempos em tempos com a indigestão. Azia, náuseas e problemas de gases muitas vezes acompanham esse problema. Mas a indigestão também pode ser um sinal de um câncer do esôfago ou do estômago. A indigestão é provavelmente causada por outra coisa, mas se ele não vai embora em um ou dois dias, você deve ir ver um médico.

Caroços e saliências pelo corpo

Muitos cancros podem ser sentidos através da pele. Como tumores são mutações nas células do corpo, eles podem formar nós ou nódulos sob a pele. Estes tipos de tumores ocorrem principalmente na mama, testículos e gânglios linfáticos. Quando você tem caroços que não desaparecem por si só, devem ser relatados a um médico. No entanto, nem todo caroço é perigoso, e um diagnóstico diferencial é necessário.

Tosses que não param podem ser um sinal de câncer

Enquanto a maioria das causas de tosse são a bronquite, enfisema ou asma crônica, ela também pode ser um sinal de câncer de pulmão. Especialmente quando a sua tosse persistente e não desaparece por conta própria, é necessário conversar com um médico o quanto antes. Lembrando que se você fuma ou vive em ambiente com fumantes, o risco de você desenvolver câncer é muito maior.

Sangramento anormal em qualquer parte do corpo

sangramento anormal pode acontecer tanto no câncer precoce quanto no câncer avançado. Tosse com sangue pode ser um sinal de câncer de pulmão. Sangue nas fezes (que pode deixar suas fezes muito escuras ou pretas) pode ser um sinal de câncer de cólon ou reto. O câncer do colo do útero ou do endométrio (revestimento do útero) pode causar sangramento vaginal anormal. Sangue na urina pode ser um sinal de câncer de bexiga ou do rim. Um sangramento no mamilo pode ser um sinal de câncer de mama. Sangramentos em outras partes do corpo, como nariz, ouvido, boca, podem também ser um sinal de câncer.

Manchas brancas dentro de sua boca

Especialmente fumantes e outros usuários de tabaco devem estar cientes de manchas na boca, observando regularmente. Se você tem uma bolha em sua boca pode ser um sintoma de leucoplasia, que é uma formação pré cancerosa. Se não for tratada corretamente, pode evoluir para câncer de boca. Estão em risco também pessoas que já tiveram distúrbios alimentares, e provocavam vômitos para emagrecer, lesionando a boca frequentemente.

Alterações na função da bexiga

Enquanto a necessidade de urinar mais ou menos frequentemente do que o normal pode ter outras razões, encontrar sangue na urina ou sentir dor ao urinar pode ser mais preocupante. O sangue pode ser um sinal de câncer de bexiga ou de próstata.

Mudanças em sua pele

Se você tiver pintas ou verrugas você deve observá-las regularmente. Qualquer alteração no tamanho ou pelos começando a crescer sobre estes podem ser um sinal de melanomas, também conhecidos como câncer de pele. O tratamento é fácil, com a pinta ou verruga sendo removida e a taxa de sucesso sendo muito elevada, quando tratada precocemente.

Constipação, diarreia. e outras alterações na digestão

Quando um indivíduo começa a ter alterações drásticas na digestão que duram por vários dias, como dificuldades para defecar, diarreia, ou um metabolismo lento, pode ser sinais de câncer em algum órgão essencial do sistema digestivo.

Outros sintomas do câncer

Os sinais e sintomas listados aqui são os mais comuns observados em pacientes com câncer, mas há muitos outros que não estão listados. Se notar quaisquer grandes mudanças na forma como o seu corpo funciona ou a maneira como você se sente, deixe que um médico saiba. Ele será o profissional que fará o diagnóstico diferencial, associando vários diagnósticos e exames médicos essenciais para descobrir o que está causando realmente seus sintomas, por nem todo caso será um câncer, mesmo em grupos de risco. Mantenha a calma, e procure logo seu médico!

Claro, use o espaço dos comentários abaixo para desabafar um pouco e acalmar até o dia da sua consulta! Estamos aqui para ajudar!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.