Falar dormindo é um distúrbio que é inofensivo, mas ainda assim é visto como problemático e até inquietante por alguns. Algumas pessoas apenas murmuram, enquanto outros podem divagar sequências longas e complexas de frases. Embora os detalhes sobre os efeitos da doença sejam bastante simples, o “porquê” por trás de tudo é decididamente mais complexo.

Normalmente, dormir falando acontece durante nos períodos seguintes ou durante o sono REM, quando despertares transitórios ocorrem. A consciência não existe e a pessoa não pode controlar nem estar ciente de seu discurso. Falar dormindo não é puramente uma circunstância nativa do sono REM e pode também ocorrer durante o sono NREM. No caso de NREM, o sono fala constitui um “avanço motor”, porque as palavras ditas em um sonho são, na verdade, faladas em voz alta no reino da realidade.

Falar dormindo nem sempre é um fenômeno solitário. Pode ocorrer tudo por conta própria, que muitas vezes vem emparelhado com outro distúrbio do sono. Alguns deles são os terrores noturnos relacionados ao sono, distúrbios alimentares, distúrbios comportamentais do sono REM e sonambulismo. Embora a maioria destes sejam auto-explicativos, o distúrbio de comportamento do sono REM é caracterizado por falas durante o sono perturbadoras e até mesmo obscenas.

Pessoas que falam dormindo

Não se preocupe quando ver alguém discursando durante o sono: isso é completamente normal! (Foto: blog-nutricias.blogspot.com)

Falar enquanto dorme é considerado inofensivo e não requer tratamento, ocorrendo frequentemente em pessoas de forma aleatória, principalmente nas crianças mais novas. Pode ser (mas não necessariamente), causada por uma outra desordem do sono (ver acima), o abuso de substâncias, um distúrbio de saúde mental, a utilização de medicamentos ou por causa de uma condição médica preexistente. Falar dormindo pode ocorrer em até 50 por cento das crianças, mas tende a desaparecer após a puberdade, com apenas cerca de 5 por cento dos adultos apresentando o fenômeno. Homens e mulheres são igualmente suscetíveis à doença.

Enquanto a ajuda médica dedicada para falar durante o sono não seja necessária, para a paz de espírito ou, possivelmente, descobrir uma razão subjacente para o fenômeno, um amigo ou parceiro pode auxiliar no monitoramento dos eventos de fala. Se um amigo ou ente querido não está disponível para ajudar, um dispositivo de gravação de áudio pode ser usado, particularmente um que grava os sons apenas quando eles começam. Se este dispositivo ou um amigo registra o uso da linguagem durante a conversa o sono, principalmente falas obscenas ou mais pesadas, isso pode ser um indicador de que outro distúrbio do sono está “dormente” e um cuidado mais especial pode ser necessário. Porém, na grande maioria dos casos, falar durante o sono é completamente  inofensivo e natural.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

19 comentários para “Por que algumas pessoas falam enquanto dormem?”

  1. Luiz Carlos

    O que as pessoas falam dormindo são verdade?
    Tem alguma coisa ver com o que estar acontecendo?

    • Equipe Saúde Melhor

      Oi Luiz,

      Acho difícil que seja confiável o que as pessoas falam dormindo, mas não duvido que em alguns casos podemos falar coisas que não gostaríamos de falar.

  2. Crislaine

    Eu falo diariamente dormindo isso é normal?

  3. Lucy

    Eu falava dormindo quando era pequena, mas tinha parado, de uns dias para cá acordo gritando ou falando alguma coisa. Acordo comigo mesma falando. É Desagradável.

  4. Maria

    Gente tenho sofrido muito com isso! Eu passo a noite falando e meu esposo disse que chamo ele por outro nome! Sem contar que acordo como o corpo todo dolorido ou com marcas roxas…não sei mais o que fazer.

    • Equipe Saúde Melhor

      Oi Maria!

      Marcas roxas?
      Como hematomas ou elas somem depois de algum tempo?

  5. Wayne

    Eu também tenho tido esse tipo de coisa e gostaria de saber como superar isso.

  6. Eddy

    As vezes entrego tudo que fiz durante o dia enquanto durmo. Minha mãe descobriu meu namoro porque contei no sono. Kkkkkkkkkkkkkk Ninguém merece

    • Equipe Saúde Melhor

      Oi Eddy,

      Sua mãe se aproveitou do seu sono para conversar com você?
      Essa foi boa! Então é melhor trancar a porta do quarto se quiser esconder algo dela! :)

      Brincadeirinha!
      Obrigado pelo seu comentário!

  7. Roberto Louzada

    Ontem, minha esposa me empurrou da cama. Ajudo ela mas morro de rir. Ela sempre briga na hora de dormir.

  8. Cynthia

    Comecei a falar dormindo, meus familiares me contaram mas eu não lembro de nada que eu falei, é bem estranho…Até já acordei com o som da minha voz, será que esses disturbio passará?

  9. Samara

    Tenho falado durante o sono, não sei se com frequencia já que durmo sozinha na maioria das noites. Meu marido trabalha fora e quando está em casa diz que falo dormindo, ha alguns dias acordei comigo mesma conversando. Sinceramente tenho coisas que não gostaria de falar sem saber que estou falando e geralmente isso acontece quando realmente tenho algo que não posso falar e estou ansiosa. É Complicado…

  10. Antonio Led

    A quem interessar o livro dos espiritos trás algumas explicações para o fato!

  11. Silvio

    Oi, tenho esse problema de ficar falando enquanto estou dormindo, nã sei oq eu faço mais, tem algum remedio para controlar isso?

  12. Lysandra

    Meu namorado, conversa muito a noite, a maioria das vezes é sobre o trabalho eu respondo tudo o que ele diz, ai ele começa dizer nada com nada de trabalho, amigo, carro e mistura tudo. Uma vez ele estava dormindo e fez uma cara muito estranha ele levantou sentou de lado e começou a querer vomitar, eu perguntei se ele estava bem e ele disse que estava passando mau por causa do que comeu, perguntei: o que comeu? Ele respondeu: o que eu COMI? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk e dormiu de novo.

  13. Rafael

    Eu grito enquanto durmo, mas eu já sei o porque, toda vez que eu grito eu estou brigando com alguém e geralmente esse alguém me irrito durante o dia os vem irritando durante um tempo. Sempre que grito eu já acordo meio desconfiado porque sei que tava gritando e pra quem.

  14. Helena

    Durante o sono falo bastante o meu companheiro fica bastante ajustado com esta situação e ele disse-me para consultar um psicólogo será que é mal falar no sono?

  15. Luciano

    Fala dormindo muito minha mulher
    Fala que eu já falei as vezes grito
    Xingo e e bastante alto mais no dia seguinte nem mi lembro niguem merece
    Kkkkkkkkk tem aguma forma para parar esse disturbio?

  16. Jessica

    Olá! Desde muito cedo eu falo enquanto durmo, algumas vezes resmungo sobre meus familiares ou grito coisas incompreensíveis. Costumo a me mexer muito a noite e já cai diversas vezes kkkk… Então eu queria saber se este dois podem ter alguma relação?
    Desde já agradeço :)