Antes de ir para a cama, você para na cozinha ou no banheiro para encher um copo de água que colocou na mesa de cabeceira. Assim como quase todas as noites, você sabe que vai acordar com a boca seca e querer alguns goles depois. O que causa secura na boca e garganta durante a noite durante o sono? Pode ser que  beber água à noite, na verdade, seja um sinal de um distúrbio do sono como o ronco ou apneia? Esse copo de água pode significar outros problemas com a sua respiração no sono.

Secura na boca a noite é normal?

Primeiro, você não precisa beber água à noite. Em circunstâncias normais, nossos corpos nos proporcionam a capacidade de ficar 8 horas ou mais sem interromper o sono para beber ou comer. Quais são algumas das razões pelas quais você pode precisar beber água à noite?

A maioria das pessoas bebe água à noite, simplesmente porque a boca fica seca. Isso às vezes é chamado de xerostomia. Sentir-se ressecado pode ser relativamente pequeno ou até extremo, resultando em uma língua ou garganta que parece tão seca quanto um deserto. Existem várias condições que podem contribuir para uma boca seca

O que causa boca seca a noite?

Uma das causas mais comuns de beber água à noite pode ser o uso de medicamentos que causam ressecamento. Estes podem incluir diuréticos, medicamentos que podem ser prescritos para tratar a pressão arterial, inchaço nos pés (edema periférico) ou insuficiência cardíaca. Além disso, medicamentos anticolinérgicos também podem levar à secura, como antidepressivos como amitriptilina ou nortriptilina ou pílulas para dormir que contêm difenidramina. Existem inúmeros medicamentos que podem contribuir, e você pode rever sua lista de medicamentos com seu farmacêutico ou médico para identificar possíveis culpados. Se o sintoma começou com o uso ou o aumento da dose de um medicamento, isso faz com que seja uma causa mais provável.

Existem também condições médicas que podem causar secura na boca. Estes incluem diabetes, lúpus, síndrome de Sjogren e sicca. Normalmente, há outros sintomas também com esses distúrbios que traria o diagnóstico à luz.

boca seca de noite

A boca seca durante a noite não é algo normal, e é preciso identificar a causa do problema para se ter uma boa solução. (Foto: Doctors Health Press)

Muitas pessoas experimentam a boca seca à noite, simplesmente porque estão respirando pela boca quando dormem. É mais provável que isso ocorra secundariamente à obstrução do nariz. Isso pode ocorrer com resfriados, alergias ou até mesmo por causa de problemas estruturais, como desvio de septo nasal ou aumento de cornetos. Por padrão, estamos destinados a respirar através de nossos narizes. Isso reduz a evaporação da umidade dos tecidos moles que revestem nossas vias aéreas. No entanto, quando deixamos de respirar pela boca, o movimento do ar rapidamente nos resseca.

A respiração pela boca à noite é frequentemente associada ao ronco. Também pode ocorrer no contexto de uma respiração mais perturbada no sono, na condição chamada apneia do sono. Estas condições podem ser agravadas quando dorme de costas ou com uso de álcool perto da hora de dormir. Portanto, a necessidade de beber água à noite pode ser um sinal precoce de que você não está respirando bem. Você pode estar em maior risco de ter esses outros distúrbios do sono afetando sua respiração durante a noite. Se você usa pressão positiva contínua nas vias aéreas (CPAP) para tratar a apneia do sono, o escape de ar com a respiração pela boca pode piorar o ressecamento.

Tratamento para não acordar com a boca muito seca

Se você costuma sentir a boca seca à noite, converse com seu médico sobre suas preocupações. Como acima, será importante descartar qualquer medicamento como causa do seu problema. Se não houver evidência de outro distúrbio médico, pode ser razoável investigar sua respiração durante o sono com um estudo do sono.

Para ajudar a secar a boca, pode ser importante começar em outro lugar, garantindo o fluxo de ar adequado pelo nariz. Isso pode envolver tratamento de alergia ou mesmo cirurgia para tratar outras anormalidades estruturais. Se você tiver apneia do sono, o tratamento com CPAP pode ajudar. Em casos raros, os umectantes da boca podem ser recomendados.

Você não precisa manter um copo de água na sua mesa de cabeceira. Se você tiver secura na boca à noite, procure avaliação e volte a respirar e dormir melhor.

O que faz para evitar a secura na boca? Quais tratamentos ajudaram no seu problema?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.