Spinning ou jump, qual emagrece mais rápido? Quais os benefícios de praticar spinning e jump? Jump queima mais caloria que spinning? Neste artigo vamos apresentar melhor estas duas modalidades de exercícios e te ajudar a escolher qual é o melhor para o seu objetivo.

O que é spinning?

O spinning é uma modalidade de ginástica praticada em grupo que simula um treino de ciclismo. Esta modalidade utiliza bicicletas ergométricas e aula acontece acompanhada de música, alterando o constantemente o ritmo. Tudo isso é frequentemente monitorado através da frequência cardíaca.

O maior ponto positivo desta modalidade é a possibilidade de o aluno ter a carga e a intensidade ajustada às suas necessidades. Como as pessoas têm capacidades físicas diferentes, a regulagem individual do equipamento permite que todos participem ativamente das aulas.

O que é jump?

O jump também é uma modalidade de ginástica praticada em grupos. Nesta modalidade o praticante realiza o exercício através de pulos em uma pequena cama elástica. A nomenclatura pode variar para aerojump ou powerjump, porém todas seguem o mesmo propósito.

O maior ponto positivo desta modalidade é a possibilidade de se exercitar através de coreografias montadas utilizando diversas músicas e movimentos no aparelho. Bastante procurado por mulheres, o jump oferece um gasto calórico altíssimo.

Quais os benefícios do jump?

Tudo sobre o jump

Quais os benefícios do spinning?

O gasto calórico de quem pratica esta modalidade varia entre 400 a 800 calorias por aula. É importante frisar que esta variação está relacionada com o sexo, idade, peso e condição física e principalmente da intensidade da aula.

Os praticantes de spinning obtêm melhorias na capacidade cardiovascular, promovem tonificação dos membros inferiores e dos glúteos. Após o período de adaptação, o praticante consegue um condicionamento físico impressionante e conseguirá aumentar a intensidade das aulas e conseqentemente, aumenta-se também o gasto energético.

Quais os benefícios do jump?

O gasto calórico de quem pratica jump varia entre 500 a 850 calorias por aula. Assim como no caso do spinning, é importante informar que esta variação está relacionada com o sexo, idade, peso e condição física e principalmente da intensidade da aula.

Outro fator positivo desta modalidade é a possibilidade de exercitar simultaneamente o corpo todo. Em uma aula de jump você utiliza bastante os membros inferiores e região abdominal nos saltos, mas diversos movimentos com os braços são introduzidos nas coreografias aumentando ainda mais os trabalho muscular.

O jump também faz um bem danado para a saúde cardiovascular, o praticante desta modalidade mantém o ótimo funcionamento do o sistema cardiovascular, fazendo com que o oxigênio seja bombeado de forma mais eficiente por todo o corpo.

O fortalecimento ósseo também deve ser destacado com benefício importante para os praticantes de jump. Os pequenos saltos fazem com que haja um estímulo constante nos ossos causando pequenos estresses benéficos para o fortalecimento ósseo, ou seja, uma ótima opção para a prevenção da osteoporose.

Além de tudo que citamos, há uma melhoria enorme da coordenação motora do praticante. Por mais simples que pareça, saltar e realizar as coreografias requer um pouco de coordenação e isso é estimulado e trabalhado dia a dia nas aulas.

Quem pode praticar spinning?

A ausência de impacto faz com que qualquer pessoa que possa realizar esta modalidade. As pessoas que possuem problemas de coluna ou articulares têm o spinning como uma alternativa para não ficar parada.

A única ressalva é para as pessoas que possuem problemas cardíacos. Portanto, é muito importante que você realize os exames médicos para obter a liberação para prática de atividades físicas antes de iniciar nesta modalidade.

Quais os benefícios do spinning?

Tudo sobre spinning

Quem pode praticar jump?

A baixa intensidade de impacto faz com que o jump possa ser praticado por grande parte da população, mas no caso desta modalidade existem algumas ressalvas. As pessoas que possuem problemas graves de coluna e joelho precisam realizar avaliações e exames para descobrir se são aptas a praticar esta modalidade.

Outras pessoas que podem ter problemas com o jump são as pessoas que tem algum distúrbio de equilíbrio. Estes problemas podem ser trabalhos de maneira especifica, fazendo com que a pessoa esteja apta para iniciar no jump o quanto antes.

Assim como no caso do spinning, as pessoas que possuem problemas cardíacos devem ter atenção redobrada. Sendo assim, é muito importante que você realize os exames médicos para obter a liberação para prática de atividades físicas antes de iniciar nesta modalidade.

Qual modalidade é melhor, o spinning ou o jump?

Os especialistas informam que ambos possuem benefícios bem singulares e o que irá determinar qual é melhor para seu caso é o seu objetivo. O mais indicado é que a pessoa realize as aulas experimentais de ambos, isso facilitaria muito na decisão de qual modalidade escolher.

Os especialistas indicam que se a pessoa tiver condições, que ela busque uma pratica combinada destas atividades. Se você tiver esta possibilidade, sugerimos que não pense duas vezes porque será benefício dobrado certamente.

Para finalizar trouxemos 3 pontos importantes para quem iniciar no mundo do spinning ou do jump. Vejam como esta pequena alteração de rotina pode trazer muitos benefícios para sua vida.

Melhoria da saúde mental

Quando o sistema cardiovascular está funcionando perfeitamente, o oxigênio é bombeado com mais eficiência para todo o corpo, ou seja, o cérebro recebe uma oxigenação perfeita e isso faz com que a pessoa esteja sempre atenta, bem disposta e autoconfiante.

A socialização

Diversas pessoas se sentem sozinhas, durante a sua rotina diária as pessoas que você gosta nem sempre pode estar próximo e quanto mais momento felizes e novas amizades você tiver, melhor será.

Como foi dito no artigo, ambas as modalidades são realizadas em grupos, portanto, aproveite os momentos de intervalo, pré e pós aula para conversar bastante e se divertir além da própria aula.

Talvez estas aulas sirvam até para reaproximar amizades, convide aquela pessoa que gosta para ir fazer a aula experimental com você, quem saber vocês não descubram um novo ponto para fortalecer novamente o laço de amizade.

Mais energia durante o dia

Quanto mais frequente é a pratica de atividades físicas, mais benefícios o praticante alcança. Um das principais mudanças é na rotina diária, a pessoa tem alterações positivas na motivação, no humor e há uma redução considerável do estresse.

Manter o corpo em movimento faz bem par ao corpo e para mente. Sabendo de tudo isso é a hora de fazer a escolha da modalidade e não perder mais nenhum minuto em busca de uma rotina mais saudável.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.