No artigo de hoje vamos tratar de duas dúvidas muito freqüentes na internet. Diferença entre atividade física e exercício físico, além de diferenciar ginástica aeróbica de ginástica esportiva. Quer saber um pouco mais sobre o assunto, então siga conosco!

O que você entende sobre atividade física? Bom, atividade física é qualquer movimento produzido pelos músculos esqueléticos e que provoque um gasto energético acima do seu nível de repouso. Todos os movimentos do dia a dia como, por exemplo: Caminhar, brincar, passear com o cachorro, varrer casa, entre outros, são atividades físicas.

Agora os exercícios físicos são aqueles que possuem uma seqüência sistematizada de movimentos, sempre executados de forma planejada e com um objetivo pré-definido. Uma caminhada, por exemplo, ela pode ser uma atividade física, se você sair de casa sem definição de distância tempo ou ritmo, como também pode ser um exercício físico, possuindo um planejamento com duração, intensidade e objetivo.

É importante frisar que ambos trazem inúmeros benefícios para a saúde, entre eles podemos citar:

  • Controle do peso corporal
  • Perda de massa gorda
  • Diminuição da pressão arterial
  • Redução do estresse
  • Prevenção de doenças cardiovasculares e o diabetes
O que é atividade física?

Qual a diferença entre atividade física e exercício físico?

O que pouca gente sabe é que para uma pessoa ser considerada ativa e poder desfrutar destes benefícios, ela precisa de no mínimo 150 minutos de atividade física semanal, seja ela de forma contínua ou intervalada. Diversos estudos apontam que o ideal é que sejam realizados 30 minutos de exercício físico 5 vezes por semana, ou pelo menos 3 vezes por semana com sessões de 50 minutos.

Pessoas que almejam objetivos maiores como mudança de aptidão física e ou na composição corporal, precisam de aproximadamente 250 a 300 minutos semanais. É importante que seja realizado programas de exercícios com acréscimo de atividades físicas.

Nunca é demais alertar que antes de iniciar qualquer prática de exercício físico, principalmente de grande intensidade, é necessário que você procure a liberação médica. Caso você esteja buscando objetivos mais específicos, procure um profissional qualificado.

Agora vamos tirar as dúvidas e diferenciar a Ginástica aeróbica da Ginástica esportiva. Vamos a elas?

O que é ginástica aeróbica?

Exemplo de Ginástica aeróbica

Pular, abaixar, levantar, girar, correr, dobrar e esticar, ao ritmo de uma música, esta é a ginástica aeróbica, atividade que procura aumentar a capacidade aeróbica das pessoas, como o próprio nome já diz. E já que entramos em conceitos, o termo aeróbico quer dizer com presença de oxigênio.

Aproximadamente por volta de 1985, a ginástica invadiu as academias de todo o Brasil. A chance de praticar exercício físico, ao som de uma ótima música e ainda perder alguns quilinhos se tornou a chave do sucesso para a propagação da ginástica aeróbica.

Apesar de grande sucesso nas academias, a ginástica não ficou restrita a este ambiente, justamente por ser tão motivadora, esta modalidade acabou atraindo também aquelas pessoas que gostam de competição, daí o surgimento da Ginástica Esportiva. Atualmente no Brasil, mais de 500 mil pessoas já praticam Ginástica Esportiva.

A Ginástica Esportiva consiste em apresentações de menos de dois minutos, onde os atletas que se apresentam sozinho ou em grupos precisam impressionar os juízes, para isso, a coreografia é regada de saltos impressionantes, movimentos que exigem muita resistência e equilíbrio, combinação que aliada a muita criatividade pode levar o ginasta ao pódio.

A Ginástica aeróbica consiste em uma combinação de ginástica clássica com a dança. É um treinamento bem dinâmico de movimentos rítmicos planejados com uma música muito motivadora. Dentre os elementos principais da ginástica aeróbica, podemos destacar coordenação motora e fitness.

Quais são a características presentes nesta ginástica? Podemos dizer que ela é composta por movimentos e exercícios que estimulem a melhoria do desempenho cardiovascular, isso acontece porque durante toda a atividade ocorre o uso do oxigênio pelo corpo do indivíduo.

A Ginástica Esportiva (GE) como o próprio nome já diz é um esporte formado por realização de coreografias onde haja demonstração de força, agilidade, sincronismo e flexibilidade. A GE é caracterizada por apresentar atividades que podem ser intensas, alegres e com movimentos e expressões corporais bastante diversificados. O importante desta modalidade é o dinamismo e sincronização ao acompanhamento musical, uma vez que, toda a coreografia é montada em cima de uma música.

Vale lembrar que esta modalidade não pertence ao calendário olímpico, como acontece com a ginástica artística, de trampolim ou rítmica. Atualmente já existem campeonatos organizados pela Federação Internacional de Ginástica.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.