No artigo de hoje vamos falar sobre a famosa zumba. Saibam quais são os seus benefícios para a saúde e se é possível emagrecer fazendo zumba. Vamos responder perguntas como: Zumba define a barriga? Quem pode praticar zumba? Zumba define o corpo? E muitas outras, então vamos conhecer melhor a dança fitness zumba.

A zumba ficou conhecida por apresentar um programa de exercícios no qual existe a combinação entre música e movimentos de danças, aliados a malhação e definição corporal.

Graças a essas características, a zumba se tornou uma das mais populares formas de se exercitar. Seus movimentos são relativamente fáceis de aprender, sendo acessível a qualquer pessoa.

Sua atmosfera é contagiante, o bom professor de zumba pode tornar a aula em uma experiência inexplicável de satisfação e prazer, talvez isso explique a grande quantidade de adeptos, o que vem crescendo cada vez mais.

Nas aulas de zumba são utilizadas principalmente músicas de origem latina, mas atualmente os professores de zumba estão agregando outros estilos, o que tem agradado ainda mais pessoas. Jazz, country e até mesmo o pop e hip-hop estão entre os mais escolhidos.

Zumba ajuda a emagrecer?

É possível emagrecer dançando porque a dança é um tipo de exercício físico. Em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Wisconsin que fica nos Estados Unidos, é possível gastar entre 500 a 900 calorias em uma aula com duração de 1 hora.

Como são as aulas de zumba?

Grande parte das aulas tem duração de 1 hora e começam com um breve aquecimento e finalizam com alongamentos. Atualmente é possível encontrar 8 modalidades que podem ser praticadas por diferentes idades e níveis de execução, são elas:

  • Zumba Step: essa modalidade utiliza o Step, que é uma pequena plataforma simulando um degrau, unindo aos movimentos  e os ritmos da Zumba. Essa modalidade é indicada para as pessoas que desejam tonificar e fortalecer as pernas e glúteos.
  • Zumba Toning: essa modalidade usa os chamados toning sticks, que são conhecidos popularmente como pesos leves. Nesta modalidade o objetivo é tonificar e definir abdômen, braços e coxas.
  • Aqua Zumba: essa modalidade é realizada em uma piscina e é um exercício que trabalha todas as partes do corpo. Essa modalidade é indicada para quem sofre com lesões articulares porque não há impacto.
  • Zumba Sentao: essa modalidade usa uma cadeira como acessório e une movimentos de força e resistência com movimentos da zumba. Nesta modalidade, o peso corporal é utilizado para trabalhar a musculatura e melhorar a saúde cardiovascular.
Zumba ajuda a emagrecer?

O que é zumba?

  • Zumba Gold: essa modalidade foi desenvolvida para os idosos, contendo movimentos e exercícios similares as demais modalidades, mas contanto com uma intensidade muito menor.
  • Zumba Gold-Toning: uma modalidade que também se utiliza os pesos leves, mas tem como principal objetivo o desenvolvimento da força muscular, melhoria na postura, mobilidade e coordenação motora.
  • Zumba Kids: essa modalidade oferece aulas direcionadas especialmente para crianças entre 7 e 11 anos. Dentro das aulas acontecem também atividades e jogos visando introduzir exercícios físicos como algo natural nas vidas delas.
  • Zumba in the Circuit: essa modalidade utiliza os movimentos de dança com o famoso treino em um circuito. Nesta modalidade as aulas geralmente são menores, tendo aproximadamente 30 minutos. São realizados exercícios voltados para o fortalecimento e resistência e a intensidade é bem alta.
O que a zumba trabalha?

Quais os benefícios da zumba?

O que utilizar nas aulas de zumba?

Assim como em todo exercício físico, é fundamental que você utilize uma vestimenta adequada. Roupas leves e confortáveis vão te proporcionar mais liberdade, mobilidade e facilidade na hora das execuções dos movimentos da dança.

Escolher um calçado confortável também é fundamental. Escolha um tênis de qualidade que ofereça conforto e ao mesmo tempo te previna de possíveis lesões.

O que levar para a aula de zumba?

Não se esqueça jamais da garra de água porque a hidratação é o mais importante é qualquer exercício físico. Outra boa dica é levar uma toalha de rosto para secar o suor. As pessoas que precisam de monitoramento cardíaco também podem praticar zumba, basta que elas levem o monitor cardíaco para as aulas.

Quais os principais benefícios da zumba?

Estimula o bom humor por ser uma prática alegre, divertida. Estimula a auto-estima e a interação social com os outros participantes. Promove melhorias no sistema cardiovascular, musculatura e ainda promove aumento do metabolismo auxiliando na perda de peso.

Promove melhorias na coordenação motora e no equilíbrio. É um excelente estimulador da memória, uma vez que você precisa memorizar os passos da coreografia que foi passada pelo professor.

Vamos finalizar este artigo respondendo a pergunta do título, a zumba é sim tudo isso que eles falam. No artigo foram apresentados diversos tipos de aulas, nas quais atendem diversos públicos e trabalham diversos tipos de exercícios.

Os benefícios que qualquer exercício físico traz para a saúde são incontáveis e aliados com o prazer da música, fica ainda mais motivante colocar o corpo em movimento e voltar para casa extremamente excitado e revigorado.

Agradecemos a atenção de todos vocês e convidamos para continuar em nosso site e conferir outras publicações, existem diversas dicas de saúde, beleza, atividades físicas, alimentação e muito mais.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.