A rotina pode fazer o praticante se sentir entediado. Esta monotonia pode levar alguns praticantes a desistir de praticar aquela modalidade enquanto outros buscam objetivos mais desafiadores.

No artigo de hoje vamos falar sobre o trail run, uma opção nova para os apaixonados por corrida. O maior atrativo é sem dúvidas o contato direto com a natureza e a oportunidade de conhecer belas paisagens e novos lugares.

O que é trail run?

É uma modalidade nova em que a corrida é realizada em terrenos irregulares, geralmente os locais escolhidos são trilhas, costões, subidas e descidas de estrada de terra batida.

Quais são as diferenças do trail run para as corridas de rua?

A grande diferença é justamente quanto ao terreno praticado e pela dificuldade muito mais elevada. Nas corridas de trail run, existe mais solidariedade e companheirismo, além de estimular uma consciência ecológica melhor.

Ao conhecer os locais de pratica, as pessoas passam a valorizar mais tais ambientes e aprendem a importância de conservar locais assim. Esta consciência é importante, uma vez que compreende a importância destes ambientes não só para a pratica do trail run.

Quem pode praticar trail run?

Qualquer pessoa apta para corridas e exercícios de alta intensidade pode praticar o trail run, mas é muito importante respeitar as dificuldades deste esporte e participar de todas as etapas do processo progressivo do volume.

Durante estas etapas você ficará mais eficiente quanto ao aumento de distância e melhoria do seu tempo. É muito importante compreender que a intensidade do trail run é muito maior do que a corrida convencional e sua adaptação tende a ser lenta.

A forma mais segura e eficaz de iniciar no trail run é buscar a orientação de um profissional de Educação Física que tem conhecimento e experiência nesta modalidade. Ele certamente terá capacitação teórica e prática para te guiar com segurança no ingresso e na adaptação a mesma.

O que é trail run?

Tudo sobre trail run

Primeiros passos no trail run

Estamos sempre falando sobre a importância da adaptação quando busca uma nova modalidade. Ela é muito importante para prevenir lesões, além de permitir uma evolução mais natural.

Mesmo que você tenha muita experiência em corridas, é indispensável que você busque uma orientação capacitada para iniciar no trail run. Podemos afirmar com toda a certeza que as técnicas da corrida de rua, são totalmente diferentes das técnicas usadas para enfrentar pedras, galhos, lama e outras adversidades desta nova modalidade.

Como são os treinos de trail run?

Não é fácil treinar para trail run, uma vez que a modalidade exige ambientes naturais que para muitos só são encontrados a km de distancia de onde moram. Para aqueles que não possuem um ambiente assim a fácil alcance, devem buscar atividades similares.

Quem tem a possibilidade de treinar em ruas de calçamento e/ou terra deve fazer valer desta oportunidade. Para as pessoas que não tem esta opção, busque os treinos em escadas, ou ruas com subidas fortes, pois os mesmos irão melhorar sua resistência física.

Nos fins de semanas e feriados o ideal é buscar treinos em terrenos bem irregulares, as melhores opções são: a areia da praia, florestas e trilhas. Quanto mais próximo se aproximar destes ambientes melhor, uma vez que as equipes de trail run sempre escolhem lugares com essas características para a pratica do mesmo.

A musculação é uma aliada importante no treino dos praticantes de trail run. Durante a pratica desta modalidade, os corredores irão utilizar muito mais do que a força dos membros inferiores.

Existem lugares em que os praticantes vão precisar dos membros superiores para apoiar subidas e realizar pequenas escaladas. Alguns especialistas em trail run afirmam que os membros superiores costumam ser mais exigidos do que os inferiores no trail run.

Mudar o pensamento

Ao iniciar num estilo tão diferente de corrida você deve ter em mente como funciona o trail run. Nesta modalidade é natural que a mudança de ritmo constante, em alguns trajetos você vai andar, trotar e correr em um mesmo quilômetro.

Novamente se faz necessária a orientação de um bom profissional, assim o corredor irá absorver melhor este pensamento e consequentemente alcançar a progressão desejada.

Equipamentos para praticar trail run

Roupas confortáveis e um tênis em bom estado de conservação são fundamentais. O calçado para este tipo de modalidade é diferente do de rua, uma vez que o solado terá que oferecer aderência com outro tipo de terreno. Algumas pessoas gostam de utilizar luvas para proteção das mãos na hora de apoiar e realizar as pequenas escaladas citadas anteriormente.

Por fim, sempre orientamos para buscar um médico antes de iniciar qualquer atividade física. Realize os exames relacionados com a atividade proposta e só inicie após a liberação médica. A prevenção é sempre o melhor remédio!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.