Você começa a correr, mas cansa rápido? Seja no futebol, na corrida ou em qualquer outra modalidade, todo mundo gostaria de correr mais e cansar menos não é mesmo? No artigo de hoje trouxemos dicas para você cansar menos e correr mais.

É natural ter dificuldades no início de todo exercício físico, mesmo com toda a empolgação e o prazer do momento. A primeira dica que podemos passar é aproveitar este ânimo e melhorar os fundamentos.

As pessoas têm dificuldade de compreender a importância da eficiência do movimento para a manutenção mais duradoura do desempenho na atividade realizada. Isso deve ser discutido com o orientador e trabalhado passo a passo nos treinos.

Para continuar, trouxemos outras dicas que são fundamentais para quem está buscando ganhar mais velocidade e resistência física. Confiram todas elas a seguir:

Prestar atenção nos seus pés

É fundamental ter atenção na realização dos seus movimentos, portanto, preste muita atenção nas suas passadas e calcule o tempo que você leva para dar determinada quantidade de passos. Depois fica mais fácil de você controlar e aprimorar.

Não adianta querer dobrar a quantidade de passos de um treino para outro, é necessário aumentar gradativamente a velocidade a cada treino. A evolução é natural, estamos apresentando apenas formas de acompanhá-la melhor.

Grave os treinos

Ver o que você faz quando corre pode te ajudar demais na hora de corrigir algum gesto incorreto ou aperfeiçoá-lo. Esta técnica é utilizada em todos os esportes no alto rendimento, porque não teria benefícios para você?

Sentado com seu orientador, busque maneiras de corrigir alguns pontos e depois grave as novas corridas para conferir se houve melhorias ou não? Alguns padrões motores são muito difíceis de serem corrigidos, se você não perceber mudanças, você terá que evoluir através dos outros pontos apresentados neste artigo.

Como cansar menos durante a corrida?

Dicas para correr mais e cansar menos

Controlar a respiração

A respiração é fundamental para quem quer correr melhor, ela tem papel importante na manutenção do desempenho, mas ainda não foi estipulado se é certo respirar pela boca ou pelo nariz.

Os treinadores do alto escalão do esporte indicam que a respiração seja feita da forma em que o a pessoa fique o mais à vontade possível. A tendência é que a respiração evolua de acordo com os treinos.

Variar os treinos

Esta variação é fundamental para promover as adaptações fisiológicas necessárias. Os treinos devem variar quanto à intensidade, o tempo de duração, o volume, etc. Quanto mais variado for, melhor o seu organismo ficará para diferentes situações ao correr.

Por exemplo, existem momentos em uma partida de futebol em que você precisará dar um pique no seu máximo, outros momentos você precisa de trotes constantes e seu organismo só estará pronto para isso, se for estimulado nos treinos.

Benefícios das subidas

Apesar de gerar uma sobrecarga articular, realizar treinos em subidas é importante para promover melhoria no desempenho. Escolher um local que ofereça um piso sem irregularidades é importante para prevenir lesões.

Variar as modalidades para treinar

Diversos estudos apontam o benefício de utilizar diferentes modalidades para treinar o mesmo objetivo, isso ajuda na manutenção do benefício e reduz o índice de praticantes desanimados pela monotonia da mesmice.

O Fartlek tem sido um dos mais indicados, ele apresenta como principal característica a variação constante dor estímulos sem tempo pré-definido para cada. Durante a pratica desta modalidade, o praticante vai vivenciar as diferentes intensidades sem ordem e tempo programado.

Alimentação correta

Não adianta você melhorar sua eficiência motora, mas continuar com hábitos prejudiciais fora dos treinos. A alimentação é essencial para a boa performance na atividade física e também para a recuperação muscular após os treinos.

Sem falar que a dieta balanceada vai melhorar sua qualidade de vida e prevenir inúmeras doenças. Sendo assim, não perca mais tempo, busque um nutricionista e inicie o quanto uma alimentação correta.

A nona dica que trouxemos é quanto à orientação capacitada. Praticar atividade física é uma atitude muito boa, mas realizá-la sem orientação pode transformar os benefícios em riscos, o que seria totalmente indesejado não é mesmo?

O profissional de Educação Física vai te ajudar a determinar melhor os exercícios, os treinos, promover correções e te proteger de riscos desnecessários. Por fim, ele vai te ajudar a entender melhor grande parte das dicas que apresentamos neste artigo.

A nossa última dica é que você divirta-se durante a pratica da atividade física, não existe benefício quando você não sente prazer ao praticar aquele esporte. Quando você coloca os desejos a frente do prazer, geralmente o resultado é o fracasso e o abandono.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.