Os tumores cerebrais vem em todas as formas e tamanhos, assim como seus sintomas. A chave para os sintomas de um tumor realmente depende da sua localização. Por exemplo, se você tem um tumor perto da parte do cérebro que controla seu braço ou sua visão, seus sintomas podem incluir fraqueza de membros ou visão embaçada.

Quando você considera que cada célula do seu cérebro pode formar um tumor e que seu cérebro controla ou interpreta informações de todas as partes do seu corpo, a lista de possíveis sintomas tumorais engloba quase qualquer coisa imaginável. Ainda assim, alguns sinais e sintomas são mais comuns do que outros.

Claro, nossa lista não substitui qualquer conselho médico, e você não deve achar que está com câncer só porque leu alguns dos sintomas que você tem nessa lista. Se você acha que pode estar com qualquer problema de saúde, consulte um médico com urgência. Nossa lista serve apenas para ajudar no auxílio ao médico no momento do diagnóstico..

Tumor cerebral tem como sintomas iniciais as convulsões

Independentemente do seu tipo de tumor, as convulsões são muitas vezes um dos primeiros sinais de problemas. A irritação do tumor faz com que os neurônios do cérebro disparem incontrolavelmente, e você acaba com movimentos anormais. Como os tumores, as convulsões assumem várias formas. Você pode experimentar convulsões de todo o corpo, ou movimentos involuntários de um membro ou de uma parte do seu rosto.

Tumor cerebral

Identificando os sinais de um tumor ainda cedo torna possível o tratamento rápido e eficiente para a cura do problema. (Foto: cutecalendar.com)

Falta de jeito é um dos sintomas de tumor cerebral

Se você se achar tendo dificuldade em manipular suas chaves, trocando os passos ou lutando com seu equilíbrio, essas dificuldades de coordenação motora podem ser um sinal de problemas. Problemas de fala, engolir ou controle de suas expressões faciais são algumas das maneiras que um tumor pode estar se mostrando.

Tumor na cabeça causa dormência

Perder a sensação em uma parte do seu corpo ou rosto é algo para se manter atento. Particularmente se um tumor se forma no tronco do cérebro, que é o lugar onde seu cérebro se conecta com sua medula espinhal, você pode experimentar perda de sensação ou movimentos desajeitados.

Mudanças na memória ou no pensamento por conta de tumor cerebral

Embora seja verdade que os tumores podem causar grandes mudanças no comportamento ou na personalidade de uma pessoa, os tipos de transformações radicais que você ouviu falar são incomuns. As pessoas com tumores são mais propensas a ter problemas lembrando as coisas, sentindo-se confusas ou sofrerem problemas de pensamento menos dramáticos do que filmes e seriados retratam.

Náusea constante pode ser sintoma de tumor cerebral

Sentindo-se enjoado ou doente do estômago, especialmente se esses sintomas são persistentes e inexplicáveis, pode ser um sinal de tumor cerebral. Esse é um sintoma que pode ser facilmente confundido, já que muitos outros problemas de saúde podem provocar náuseas.

Mudanças na visão causadas por tumores cerebrais

A visão embaçada, visão dupla e perda de visão estão associadas a tumores. Você também pode ver pontos ou formas flutuantes, algo que é conhecido como uma “aura”. Outros problemas de saúde, como AVCs e enxaqueca podem causar sintomas semelhantes, e o diagnóstico diferencial se torna necessário.

Dores de cabeça incomuns

Respire fácil. Apesar do que a maioria de nós assume, as dores de cabeça muitas vezes não são um indicador inicial de um tumor cerebral. Elas podem vir com um tumor muito grande, mas geralmente não são um dos primeiros sintomas a surgir.

Algumas informações bônus sobre tumores cerebrais

Alguns distúrbios genéticos podem levar a tumores cerebrais, mas a maioria dos tumores surge em pessoas sem fatores de risco conhecidos ou fatores predisponentes. Crianças e adultos com mais de 60 anos são mais propensos a desenvolver tumores, mas todos estão em risco a qualquer idade,

Apesar do que você pode ter ouvido, os telefones celulares não são um fator de risco conhecido. Esse é um equívoco comum, mas não há evidências convincentes que nos impelem a considerar uma ligação entre celulares e tumores.

Para tumores cerebrais grandes ou malignos, os tratamentos podem envolver cirurgia, medicamentos, radiações ou quimioterapia. A boa notícia: nem todos os tumores cerebrais são sérios. Muitos tumores são pequenos e benignos, e não requerem tratamento. Se encontrarmos um, apenas deve ser monitorado por crescimento ou mudanças.

Dúvidas? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos respondê-las!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.