Da próxima vez que alguém vier falando com você que quando você tiver uma enxaqueca basta beber um pouco de água, leve a ele esta informação: enxaqueca pode causar AVC em algumas pessoas. Eu sou um dos que foi “premiado” com esse tipo de enxaqueca. Ms vamos falar mais sobre isso abaixo.

Enxaqueca com aura é perigoso

A aura da enxaqueca é formada por uma série de sintomas que vem antes, durante, e depois de uma crise de enxaqueca. A aura pode incluir enjoos, flashes de luz, formigamento nas mãos e face, entre outros sintomas, e durar por dias.

Pessoas que sofrem de enxaquecas com auras tem mais ou menos o dobro do risco de sofrer um acidente vascular cerebral, que pode ser uma isquemia (o bloqueio do fluxo de sangue para uma parte do cérebro), ou um derrame (o sangue fluindo para fora das veias e capilares). Acrescente hábitos não saudáveis, como o fumo, e acrescente o uso de pílulas anticoncepcionais,então temo riscos até triplicados de AVCs.

As enxaquecas também aumentam o risco de ataques cardíacos e claudicação arterial (dor nas pernas devido à má circulação).

Associação do AVC a enxaqueca

A enxaqueca aumenta os riscos de um AVC. Algumas pessoas que sofrem de enxaqueca, inclusive, podem ter um AVC provocado exatemente pela enxaqueca. (Foto: www.perthbraincentre.com.au)

Enxaqueca pode matar

Isso não é exagero. Mesmo que a pessoa não tenha problema de pressão alta, ou problemas de sangue, só a enxaqueca em si já pode causar um AVC que causa danos cerebrais graves. Vou falar sobre minha experiência.

Passei 4 dias chorando de dor de cabeça, deitado na cama, com gelo na cabeça para conseguir dormir. Acordava para tomar remédio, comer, e voltava a dormir. Depois que fui ao neurologista e fiz o diagnóstico correto, fizemos uma ressonância (que constatou o AVC isquêmico), exames de sangue, exames para verificar como estava meu fluxo de sangue pelas veias do pescoço, e tudo estava ok. O resultado desse AVC foi que perdi 25% da minha visão periférica nos meus dois olhos, pois as células do meu cérebro responsáveis pelo processamento de uma região da visão periférica morreram porque o fluxo de sangue foi bloqueado.

Agora imagine se o fluxo tivesse sido bloqueado para uma área do cérebro que fosse responsável pelo funcionamento de uma parte essencial do organismo? Ou se o AVC afetasse meu equilíbrio enquanto eu estivesse dirigindo e eu sofresse um acidente? Não estou inventando histórias: esses são casos reais de pessoas com enxaqueca e que sofreram AVCs.

Enxaqueca: tratamento é muito importante

Quando falamos nesse blog várias vezes da importância de ir a um médico quando você sentir alguns sintomas por uma ou mais vezes, é porque é uma verdade. Eu sentia dores de cabeça minha vida toda, mas sempre achei que era sinusite porque ia a um otorrino. Eu deveria ir a um neurologista antes. Quem me ajudou, porém, no diagnóstico inicial do meu problema foi meu acupunturista, que é um profissional de cuidados básicos para mim. Ele identificou que minha dor de cabeça não era normal para uma sinusite, e me encaminhou para um neurologista de confiança. Não releve seus sintomas, não deixe de se preocupar, e tenha um médico de confiança para te acompanhar com quem você possa sempre saber o que pode estar acontecendo com sua saúde. Cuide bem da sua saúde e não pegue leve com suas dores de cabeça.

Você tem dores de cabeça? Como você lida com suas dores? Já consultou seu médico?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.