Transtorno Obsessivo-Compulsivo é um desequilíbrio bioquímico no cérebro que afeta os neurotransmissores causando pensamentos contínuos e que retornam constantemente, normalmente associado com compulsões repetidas. Este ciclo vicioso mantém o doente preso, mas o tratamento está disponível para aqueles que procuram ajuda.

Características do TOC

Os sintomas do TOC não estão limitados a, mas incluem os seguintes: o medo de germes e contaminação, medo de causar mal a si mesmo ou outros, pensamentos intrusivos e imagens violentas, necessidade de pedir excessivamente e organizar as coisas de modo que elas fiquem mais do que perfeitas. Outros sintomas incluem a verificação repetidas vezes de limpeza e de contagem. Algumas pessoas chega a ficar horas no banho por causa disso.

Efeitos do TOC

TOC afeta todas as áreas da vida, do trabalho aos relacionamentos. Este transtorno interrompe continuamente as tarefas da vida diária, tais como manter-se fisicamente saudável, manter uma carreira, aproveitar as relações pessoais e lidar eficazmente com as dificuldades pessoais e conflitos.

Tratamento do TOC

Muitas opções estão disponíveis para alguém que quer lutar contra o TOC. São medicamentos antidepressivos, calmantes, receitados e acompanhados por um psiquiatra. Junto com a medicação, no entanto, vem da prática diária de recuperação por meio de ajuda como terapia cognitiva e comportamental, além de grupos de apoio. O trabalho de profissionais de saúde em conjunto aqui é essencial para uma recuperação completa e saudável desta doença.

Sintomas do TOC

Uma mania doentia por limpeza nos mínimos detalhes pode indicar que o paciente está sofrendo de TOC. (Foto: reflexosdesi.blogspot.com)

Lidando com o TOC pelo resto de sua vida

Entes queridos podem ter dificuldade em compreender por que seu amigo ou parente é impotente para parar estas obsessões e compulsões. Educação é a chave para o reconhecimento desta doença. Enquanto TOC é tratável, não é curável. É uma constante batalha na qual todos os que estão ao seu redor exercem um papel muito importante.

Equívocos sobre o TOC

Pessoas que gostam de ordem, simetria e limpeza, ou têm peculiaridades interessantes, como colecionar coisas que a maioria das pessoas descartam, não significa que tem TOC. Este distúrbio provoca miséria, comportamentos que tornam a vida da pessoa um inferno pessoal. As pessoas com TOC não tem nenhuma alegria ou prazer de realizar certas compulsões ou encontram-se preso a pensamentos obsessivos. É uma prisão sem barreiras físicas da qual é muito difícil conseguir fugir sem algum tipo de ajuda.

Casos famosos de TOC

Pessoas famosas que sofrem de TOC incluído Albert Einstien, Michelangelo e Nikola Tesla. Luciana Vendramini e Roberto Carlos são dois dos casos mais famosos no Brasil, sendo que a primeira chegava a ficar 8 horas no banho na fase mais pesada da doença.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.