Injeções, vacinas, e agulhas doem um pouco, mas são uma parte necessária e importante dos cuidados de saúde. Não precisa se sentir constrangido se você tem medo de agulhas: é completamente aceitável, e muita gente tem medo delas no mundo todo.

Quem tem medo de agulhas tem uma resposta de medo irracional ou de fuga quando chega perto desses objetos ou até quando pensa sobre eles. Essas respostas são condicionadas, ou seja, são respostas que o cérebro automatizou para essas situações. E não é nem um pouco bom que você continue com essas respostas automáticas. tão negativas.

Para começar a tratar esse medo, é necessário você mesmo começar a se tratar, mudando comportamentos e pensamentos. O envolvimento de um bom psiquiatra e um psicólogo cognitivo-comportamental são duas bases de apoio profissional essenciais nessa luta contra a fobia ou o medo de agulhas.

O caminho para vencer esse medo de agulha é longo, mas assim que você der o primeiro passo, é muito mais fácil vencer essa fobia.

Fobia de agulha: tratamento mudando o pensamento

Mude o seu pensamento sobre injeções de algo irracional para racional. Anote seus pensamentos irracionais sobre injeções em uma coluna e crie pensamentos mais sensíveis ou racionais na seguinte. Peça alguém para escrever essa segunda coluna, se você não consegue ser racional no assunto.

Por exemplo, se você pensa que “as injeções são horríveis”, mude isso para “injeções doem um pouco, mas são importantes para me manter saudável e longe de mais injeções no futuro.”

Se você pensa “eu não consigo lidar com agulhas, elas me deixam aterrorizado,” mude isso para “eu estou com medo, mas eu posso superar o meu medo.” Falar isso em voz alta vai ajudar na mudança.

E esteja preparado para as reações do seu corpo. O coração batendo mais forte e o suor aumentando são reações normais quando você está com medo. Aumentar seu medo por causa dessas reações só vai piorar a situação.

Tratamento para fobia de agulhas

O medo de agulhas é um problema que atinge muitas pessoas ao redor do mundo. A boa notícia é que seu tratamento é relativamente fácil, para quem quer mesmo mudar esse comportamento. (Foto: pharmajet.com)

Aicmofobia ou medo de agulhas: ajude a racionalizar seu pensamento com fotos ou imagens

Usando fotos ou imagens de agulhas, você tem uma exposição controlada ao seu medo. Consiga algumas imagens de injeções médicas normais na internet. Em torno de 20 imagens no seu computador ou impressas em cores são suficientes. Se você está com muito medo, peça a companhia de um amigo ou familiar.

Olhe para cada foto e dê uma nota de 0 a 100, sendo 0 nenhum medo e 100 o terror absoluto. Comece com a imagem de valor mais baixo e observe todos os detalhes. Reflita sobre seus pensamentos irracionais e tente mudá-los para os mais sensatos. Respire profundamente e lentamente. Gaste pelo menos 10 minutos com cada imagem ou até que a imagem te provoque menos medo. Dê uma nota novamente para a imagem depois.

Você deve fazer isso por 20 minutos ou mais a cada dia, até que as imagens não causem mais medo algum. Mantenha um registro de quantas vezes você pratica. Não suja, nem evite a prática: é uma obrigação.

Vença a fobia de agulhas usando a imaginação

Use sua imaginação para pensar em situações sobre receber uma injeção. Comece com situações mais fáceis (avaliadas como 0 na escala de medo), como um anúncio para uma vacina contra a gripe. Veja 10 deles, classificando cada um com uma nota. Inclua algumas imagens realmente assustadoras no meio da lista. E quanto for passar por essas fotos mais assustadoras, tente associar com as imagens mais agradáveis das fotos de campanhas de vacinação.

Use a respiração lenta e profunda e a maneira mais racional de falar para si mesmo que você aprendeu na etapa 1. Isso provavelmente vai levar alguns dias ou mesmo algumas semanas. Não desista.

Use músicas calmantes, incensos, e outros objetos que te deixam mais calmo. Ajuda bastante usar técnicas de relaxamento enquanto você tenta vender o medo de agulhas.

Manuseie seringas de verdade

Obtenha um par de seringas sem agulhas de verdade em uma farmácia ou com seu médico. Obtenha seringas pequenas e grandes. Manuseie todos os dias por pelo menos 20 minutos por vez. Finja que você está dando a si mesmo uma agulha. Se você tiver quaisquer pensamento irracional, substitua com os seus pensamentos mais racionais e comedidos. Respire lenta e profundamente. Seu medo pode começar alto, mas irá reduzir gradualmente. Não evite praticar.

Consulte um psiquiatra ou psicólogo

Converse com um psiquiatra ou psicólogo para se encontrarem, com o profissional segurando uma agulha, mas sem envolver qualquer injeção, mas sem qualquer tipo de uso. Fale sobre a agulha, o medo que você tem, como você está fazendo para superar o medo. Mais uma vez, o profissional de saúde deve segurar a agulha até que você não tenha mais qualquer medo. Repita esse procedimento por alguns dias seguidos antes de alguma data importante de vacinação, como vacinação contra gripe. Se o seu médico autorizar, tome algum chá calmante antes de ir tomar sua vacina.

Receba uma injeção e continue seu tratamento contra a fobia

A última etapa é receber uma injeção, mas o tratamento tem que continuar. A vacina contra a gripe é a melhor forma de receber a injeção de uma forma “controlada”, já que é anual. Agende uma consulta e não cancele. Chame um familiar ou amigo para ir com você. É comum o medo ainda continuar, mas não desista. Respire profundamente, e siga em frente. Continue a fazer todos os treinamentos que falamos sobre nesse artigo. E o medo então, será finalmente vencido.

Você tem ou já teve fobia de agulhas? Como tratou? O que mais te ajuda a vencer o medo?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.