Estar sozinho pode causar prazer, ansiedade, ou medo ao ponto de chegar a uma fobia, que chega a levar as pessoas a não serem capazes de passarem tempo sozinhas. A pessoa que está com medo de ficar sozinha se sente fundamentalmente insegura e incapaz de cuidar de si mesma. Esta reação pode ocorrer também quando a pessoa está sozinha à noite, situação que pode aumentar ainda mais o medo.

Todos nós temos uma necessidade de se conectar com outras pessoas, de sentir um sentimento de união. Alguns de nós tem uma maior necessidade de estar com os outros, mas todos nós compartilhamos esta unidade humana básica até certo ponto. E, para alguns, a necessidade de estar perto de outras pessoas, talvez mesmo em torno de uma pessoa “segura” específica, torna-se irresistível.

O fato é que, se nós sentimos que não podemos nunca passar um tempo sozinho, então, nos tornamos extremamente dependentes. Este artigo é sobre a ajuda-lo a recuperar alguma independência e até mesmo, ouso dizer, começar a desfrutar da solidão.

Monofobia ou medo de ficar sozinho: como ela afeta você?

Como o medo de ficar sozinho afeta você? Algumas pessoas não conseguem sequer pensar na possibilidade, e já se paralisam em pensar nessa possibilidade. Outras chegam a ficar doentes com a possibilidade de ficar sozinhas.

Diferentes pessoas têm diferentes razões para ter medo de ficarem sozinhas, assim como diferentes reações ao medo. Talvez ser deixado sozinho tenha sido usado como uma ameaça ou punição na infância. Crianças e adolescentes que passaram por casos de divórcio podem ser afetados pelo sentimento de abandono.

Algumas pessoas simplesmente nunca aprenderam a aproveitar o tempo sozinhos, e acabam perdendo toda a estrutura quando se enxergam nessas situações. O medo da noite ainda inclui um fator genético na equação, mas que é completamente possível de ser trabalhado.

É claro que quanto mais medos temos, menos independente nos tornamos. Se você tem medo de estar sozinho.

Cuidados com fobia de andar sozinho ou ficar sozinho à noite ou em lugares

Ter medo de ficar sozinho à noite ou em lugares é algo que pode prejudicar sua vida, e você deve buscar tratamento o quanto antes para evitar problemas que possam te impedir um dia a dia normal. (Foto: wtop.com)

Medo de ficar sozinho: trate começando a ficar mais tempo sozinho

Comer constantemente acaba com qualquer prazer de comer. Mas quando nós comemos depois que nós nos demos a chance de ficar com um pouco de fome, a experiência de comer significa mais e é mais agradável. Assim também como é com a socialização: quando tomamos tempo para ficar sozinhos, às vezes, a qualidade da interação quando encontramos com outros depois melhora consideravelmente.

Como qualquer vício (as fobias podem criar esses extremos), o desejo constante de companhia pode começar a sentir-se viciante. Se você tem medo de ficar sozinho à noite, por exemplo, você pode pedir a um parente ou amigo para te deixar sozinho por 5 minutos em casa, e depois voltar, ou te fazer caminhar pelo quarteirão por 5 minutos, e depois ir estendendo esses períodos de independência.

Aprenda a se distrair para lidar com o medo da noite e da solidão

Assim como há a necessidade do aumento gradual do tempo que a pessoa consegue ficar sozinha, é preciso ensinar para a pessoa como preencher o tempo e planejar o que fazer quando estiver sozinha. Quando a pessoa souber que vai ficar sozinha, é necessário educá-la para ocupar o tempo com atividades com leitura, ouvir música, estudos, entre outras atividades.

Tenho medo da noite: aprenda a se conectar com o mundo e perca o mundo

Estar sozinho é apenas uma descrição física de um estado temporário, enquanto ser solitário descreve como podemos nos sentir. As pessoas podem se sentir conectadas aos outros quando elas estão sozinhas e em outras vezes sinto sozinha na companhia de outras pessoas. Elas podem aprender a se conectar aos outros através de personagens de livros e filmes, através de sorrisos, através de meditação, e muito mais.

Busque a terapia para tratar seu medo de ficar sozinho

Acupuntura, psicologia, psiquiatria, terapia ocupacional, exercícios físicos. Existem inúmeros meios de tratamento para você tratar seu medo de ficar sozinho. O importante é que você converse com profissionais para fazer sua terapia funcionar e te tratar definitivamente, com uma cura para o problema em definitivo.

Amadureça sua vida social e seus relacionamentos para que a solidão seja um complemento

Como muitas pessoas que se recuperaram da fobia de ficar sozinho ou do medo da noite o amadurecimento da vida social em geral faz tão bem. Se você não está desesperado para estar com os outros, você pode começar a realmente apreciar os momentos em que você passa a estar, e aprende a realmente escutar, aprender, e lidar com cada uma dessas pessoas. Você aprende a amadurecer as relações por investir mais na qualidade delas, ao invés de ficar investindo no medo da possibilidade de ficar sozinho.

Você já teve medo de ficar sozinho ou da noite? Como você lidou com esse medo? O que te faz se sentir mais seguro?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.