Embora seja uma ótima notícia para a economia que novas empresas estejam surgindo pelo Brasil inteiro, para os novos empreendedores significa mais concorrência pela atenção da mídia, investidores e clientes. Uma opção para essas novas empresas é se associar a uma empresa mais estabelecida para ter um maior senso de estabilidade à medida que a nova empresa cresce. Mas, como você chama a atenção de gigantes e convence-os a unirem forças com você?

Acredite, o processo não é fácil e não deve ser feito de qualquer jeito. Aqui estão alguns passos a seguir para associar com sucesso com uma empresa já bem estabelecida no mercado.

Como propor parceria a uma empresa: comece definindo o que deseja da parceira

Criar uma parceria apenas por razões de colaboração será uma perda de tempo. Você precisa ter um bom senso do que você quer que sejam  os resultados finais de qualquer parceria sejam antes de considerá-la.

Quando você começar a pensar em encontrar um parceiro para sua empresa, seu objetivo pode ser encontrar uma maneira de levar suas soluções, serviços, ou produtos para pessoas que precisavam disso. Você pode querer ser capaz de impactar mais vidas e carreiras de forma positiva. Nesse contexto, é absolutamente necessário que qualquer organização com a qual você se associe compartilhe desse mesmo objetivo.

Antes mesmo de começar a procurar outra empresa para se associar, pense no que a sua empresa pode fazer melhor. A distribuição é fraca? Então uma parceria com uma empresa de logística pode ser uma boa ideia. O design do produto precisa ser ajustado? Uma parceria com arquitetos e designers pode ser bem vindo. Você está tendo problemas para atingir o perfil demográfico que você gostaria de atingir? Talvez ao se associar com empresas que atuam no mesmo mercado que você possa ajudar a definir melhor o perfil de seu público. Depois de decidir o tipo de ajuda que sua empresa precisa, você pode começar a procurar o parceiro certo.

Como fazer parceria com empresa

A parceria com uma empresa pode ser o que sua empresa precisa para o crescimento. Basta fazer do jeito certo! (Foto: marketingtango.com)

Parcerias comerciais precisam saber o que você traz ao jogo

Um excelente relacionamento é um equilíbrio entre dar e receber. Quando você se aproxima de um potencial parceiro, não se preocupe em contactá-los a menos que você saiba por que eles podem querer falar com você. Saiba o que você tem para oferecer.

As possibilidades são que sua empresa surgiu a partir de um problema. Você viu um problema ou algo que estava faltando e desenvolveu uma solução. Se outra organização se envolver, você precisa encontrar uma maneira de sua solução também as ajudarem.

Não pense que só porque uma empresa tem sido bem sucedida há anos tem tudo pronto e solucionado. Os tempos mudam e empresas mais velhas e estabelecidas precisam encontrar maneiras de se adaptarem. Seja melhor tecnologia ou uma maneira de corrigir um problema novo nunca antes enfrentado, há uma boa chance de sua empresa ter algo inovador para oferecer.

Tenha sessões de brainstorming com sua equipe para analisar as necessidades dos potenciais parceiros de forma mais ampla. Chegar com a visão certa pode ser a chave para desbloquear a oportunidade de parceria que você deseja.

Encontre um contato para  fazer parcerias com empresas

Às vezes, apenas oferecer a parceria com uma boa proposta funciona, mas as coisas são infinitamente mais fáceis se você já tiver uma conexão na empresa maior. Busque na sua rede profissional e veja se você e a empresa com quem deseja se associar tem amigos comuns. Ter uma apresentação calorosa levará a uma conversa substantiva mais rápida e com resultados muito melhores.

À medida que você começa a construir um relacionamento, constantemente esteja alerta para sinais que indicam o que será como trabalhar em equipe. Considere os valores fundamentais da sua empresa e se essa relação permitirá que você fique fiel a tais valores.

Toda interação que a equipe de sua empresa tiver com a parceira deve reforça a crença de que essas eram pessoas com as quais sua empresa pode e quer trabalhar. Ao ser transparentes sobre nossas intenções e ouvir uns aos outros, essa nova conexão vai se fortalecer. E quando ambos os lados estiverem prontos para fazer negócios juntos, vai haver uma base sólida no local.

Certifique-se de que as metas estão alinhadas para uma parceria

Sua empresa deve estar se esforçando para afetar uma gama cada vez maior de pessoas. Você deve realmente querer uma oportunidade para crescer a marca fazendo um impacto sobre a vida de seus clientes. Ao fazer uma parceria, esse tipo de meta deve ser compartilhado pela empresa parceira. de forma que ao se juntarem, ambas as organizações possam alcançar seus objetivos individuais.

À medida que você embarca em qualquer empreendimento com um novo parceiro, é importante ser antecipado e honesto sobre as expectativas sobre o outro para o projeto. Conheça todos os papéis e responsabilidades de cada empresa até a forma como será avaliado o sucesso. Uma parceria eficiente dependerá dessa troca de conhecimentos e do constante diálogo entre as partes.

Seja paciente nas suas parcerias

É lamentável, mas quanto maior a empresa é, mais tempo leva para que as decisões sejam tomadas. Dado as camadas extras de gerenciamento e o número de pessoas que devem ser incluídas em cada etapa do processo, é importante estar pronto para um ritmo muito mais lento do que o que uma empresa iniciante está acostumada.

Como empreendedor, pode ser frustrante estar sempre esperando que seu parceiro retorne logo para você com sua decisão. Mas percebam que, da sua perspectiva, pode ser igualmente irritante se sentir pressionado.

Estabeleça prazos e modos de comunicação que ambos os lados se sintam confortáveis ​​e compreendam quando a burocracia ocasionalmente desacelerar as coisas.

Parceria com uma empresa maior não é o caminho certo para todas as empresas. É preciso um trabalho árduo e colaboração, bem como muita paciência! No entanto, juntar-se com uma empresa mais estabelecida pode ser uma grande vitória, se você compreender e se dedicar a uma aliança de sucesso.

Vocês já fizeram parcerias com outras empresas? Quais foram os resultados obtidos?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.