Uma das muitas opções que um profissional de saúde tem é a escolha de uma ou mais entre várias especialidades médicas para praticar. Se você é um enfermeiro, um médico ou profissional de saúde, a escolha de uma especialidade médica ajudará a focar seus objetivos educacionais, os esforços de procura de emprego e as escolhas de carreira.

Quanto mais cedo você identificar sua verdadeira paixão na medicina, mais bem sucedido você pode tornar-se, trabalhando em um campo que você ama. Por exemplo, sua paixão é trabalhar com crianças, mães grávidas, pacientes com câncer ou idosos? Você quer aliviar a dor daqueles que estão no fim de suas vidas ou trazer uma nova vida ao mundo? Considere as várias especialidades.

Alergia e Imunologia

A especialidade médica de Alergia e Imunologia centra-se no diagnóstico e tratamento de alergias.

Anestesiologia

Anestesiologia é a especialidade médica com foco na administração de drogas analgésicas durante a cirurgia na sala de operações. Anestesiologia também inclui o campo de tratamento da Dor, uma sub-especialidade, que ajuda a controlar a dor (em curso) crônica em pacientes com medicamentos de prescrição, injeções ou outros métodos terapêuticos.

Dermatologia

O campo da dermatologia foca o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, distúrbios e condições da pele.

Medicina de Emergência/Clínica Geral

Medicina de Emergência/Clínica Geral é o campo que se concentra na urgência ou atendimento médico de pacientes que necessitam de atenção médica imediata devido a acidentes, traumas ou um grande evento médico. Também foca no atendimento inicial de pacientes, podendo encaminhá-los para médicos das especialidades que melhor atenderão as necessidades de um enfermo.

Medicina de Família

A medicina de família é um campo de cuidados primários para supervisionar as necessidades básicas de saúde de pacientes de todas as idades, desde a criança até a terceira idade.

Medicina Interna

Medicina interna é semelhante à medicina familiar na medida em que inclui cuidados primários e gestão de cuidados básicos de saúde de todas as áreas da saúde de um paciente. No entanto, a medicina interna normalmente não inclui a pediatria ou obstetrícia. Além disso, a medicina interna inclui mais treinamento em profundidade e cuidado do paciente em ambiente hospitalar e de cuidados delicados. Finalmente, medicina interna inclui muitas mais sub-especialidades, tais como:

  • Cardiologia
  • Endocrinologia
  • Gastroenterologia
  • Medicina Geriátrica
  • Oncologia e Hematologia
  • Hospice e Medicina Paliativa
  • Doenças Infecciosas
  • Nefrologia
  • Doença Pulmonar
  • Reumatologia

Neurologia

Neurologia é a especialidade médica com foco no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, desordens e condições do cérebro e do sistema nervoso. Os pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ou doenças tais como a epilepsia, a doença de Alzheimer ou de Parkinson são alguns exemplos de alguns dos pacientes que são tratados por neurologistas.

Neurocirurgia

A neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica da medicina dedicada exclusivamente à cirurgias no cérebro.

Especialidades médicas

Um médico pode se especializar em várias áreas diferentes da saúde para tratar melhor um indivíduo. (Foto: jaslokhospital.net)

Obstetrícia e Ginecologia

Obstetrícia é saúde para mulheres grávidas, incluindo o trabalho de parto e proporcionar um parto seguro do bebê. Ginecologia implica o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, desordens e condições do sistema reprodutivo feminino.

Oftalmologia

Oftalmologia é a especialidade médica com foco em tratamento dos olhos e retina. Para não ser confundido com um optometrista, os oftalmologistas também podem fazer cirurgias oculares e prescrever medicações, ao contrário de optometristas, que geralmente se concentram na correção de problemas visuais.

Ortopedia

A ortopedia implica conhecimentos para cirurgia das articulações, ossos e músculos. Os pacientes com lesões desportivas, ou lesões causadas por um acidente podem ser tratados por ortopedistas, assim como os pacientes com doenças relacionadas aos ossos e articulações.

Otorrinolaringologia

Otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata ouvido, nariz e garganta. Otorrinolaringologia inclui cuidados e procedimentos cirúrgicos no hospital e na clínica.

Pediatria

Pediatria é um campo de cuidados primários de medicina com foco na saúde das crianças, desde recém-nascidos até 18 anos. Trabalhos mais pediátricos são baseados no escritório onde exames de rotina, vacinações, tosses e resfriados, e “caroços e inchaços” são tratados com freqüência. No entanto, também existem numerosas tarefas pediátricas disponíveis em hospitais pediátricos, particularmente nas sub-especialidades pediátricas, tais como cirurgia pediátrica.

Psiquiatria

Psiquiatria implica o tratamento de saúde mental e bem-estar geral dos pacientes. Psiquiatria pode ser praticada em uma clínica com a psicoterapia e/ou medicação para tratamento psiquiátrico mais comum ou em um hospitais psiquiátricos para casos mais graves, e problemas psiquiátricos agudos, como transtorno bipolar, esquizofrenia e outros problemas que requerem hospitalização. Psiquiatria também envolve o tratamento de pacientes com vícios, tais como drogas, álcool, comida ou cigarro.

Radiologia

Radiologia é o campo da medicina, que implica a utilização de imagiologia médica para diagnosticar uma variedade de problemas em todas as especialidades e sistemas do corpo. A radiologia é um campo de alta tecnologia que oferece uma grande quantidade de crescimento para o emprego, porque é utilizado em conjunto com muitas outras especialidades médicas como cardiologia, cirurgia, oncologia, gastroenterologia e outros.

Cirurgia

Cirurgiões gerais executam uma variedade de cirurgias abdominais e laparoscópicas. Os cirurgiões também podem sub-especializar, se concentrando em cirurgia do trauma, cirurgia vascular, cirurgia plástica ou cirurgia cardíaca. Carreiras cirúrgicas envolvem cirurgião, técnicas cirúrgicas entre outras.

Urologia

Urologia é a especialidade médica envolvendo o diagnóstico, tratamento e prevenção do trato urinário, bem como o sistema reprodutivo masculino. Urologia inclui clínicas baseadas em cuidados e tratamentos cirúrgicos.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.