Algumas especialidades médicas e o que tratam
Uma das muitas opções que um profissional de saúde tem é a escolha de uma ou mais entre várias especialidades médicas para praticar. Se você é um enfermeiro, um médico ou profissional de saúde, a escolha de uma especialidade médica ajudará a focar seus objetivos educacionais, os esforços de procura de emprego e as escolhas de carreira.
Quanto mais cedo você identificar sua verdadeira paixão na medicina, mais bem sucedido você pode tornar-se, trabalhando em um campo que você ama. Por exemplo, sua paixão é trabalhar com crianças, mães grávidas, pacientes com câncer ou idosos? Você quer aliviar a dor daqueles que estão no fim de suas vidas ou trazer uma nova vida ao mundo? Considere as várias especialidades.
Leia também
- Morar na cidade ou no campo? Vantagens e desvantagens de cada um!
- Como ajudar seu médico no diagnóstico de seus problemas de saúde?
Alergia e Imunologia
A especialidade médica de Alergia e Imunologia centra-se no diagnóstico e tratamento de alergias.
Anestesiologia
Anestesiologia é a especialidade médica com foco na administração de drogas analgésicas durante a cirurgia na sala de operações. Anestesiologia também inclui o campo de tratamento da Dor, uma sub-especialidade, que ajuda a controlar a dor (em curso) crônica em pacientes com medicamentos de prescrição, injeções ou outros métodos terapêuticos.
Dermatologia
O campo da dermatologia foca o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, distúrbios e condições da pele.
Medicina de Emergência/Clínica Geral
Medicina de Emergência/Clínica Geral é o campo que se concentra na urgência ou atendimento médico de pacientes que necessitam de atenção médica imediata devido a acidentes, traumas ou um grande evento médico. Também foca no atendimento inicial de pacientes, podendo encaminhá-los para médicos das especialidades que melhor atenderão as necessidades de um enfermo.
Medicina de Família
A medicina de família é um campo de cuidados primários para supervisionar as necessidades básicas de saúde de pacientes de todas as idades, desde a criança até a terceira idade.
Medicina Interna
Medicina interna é semelhante à medicina familiar na medida em que inclui cuidados primários e gestão de cuidados básicos de saúde de todas as áreas da saúde de um paciente. No entanto, a medicina interna normalmente não inclui a pediatria ou obstetrícia. Além disso, a medicina interna inclui mais treinamento em profundidade e cuidado do paciente em ambiente hospitalar e de cuidados delicados. Finalmente, medicina interna inclui muitas mais sub-especialidades, tais como:
- Cardiologia
- Endocrinologia
- Gastroenterologia
- Medicina Geriátrica
- Oncologia e Hematologia
- Hospice e Medicina Paliativa
- Doenças Infecciosas
- Nefrologia
- Doença Pulmonar
- Reumatologia
Neurologia
Neurologia é a especialidade médica com foco no diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, desordens e condições do cérebro e do sistema nervoso. Os pacientes que sofreram um acidente vascular cerebral ou doenças tais como a epilepsia, a doença de Alzheimer ou de Parkinson são alguns exemplos de alguns dos pacientes que são tratados por neurologistas.
Neurocirurgia
A neurocirurgia é uma especialidade cirúrgica da medicina dedicada exclusivamente à cirurgias no cérebro.
Obstetrícia e Ginecologia
Obstetrícia é saúde para mulheres grávidas, incluindo o trabalho de parto e proporcionar um parto seguro do bebê. Ginecologia implica o diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças, desordens e condições do sistema reprodutivo feminino.
Oftalmologia
Oftalmologia é a especialidade médica com foco em tratamento dos olhos e retina. Para não ser confundido com um optometrista, os oftalmologistas também podem fazer cirurgias oculares e prescrever medicações, ao contrário de optometristas, que geralmente se concentram na correção de problemas visuais.
Ortopedia
A ortopedia implica conhecimentos para cirurgia das articulações, ossos e músculos. Os pacientes com lesões desportivas, ou lesões causadas por um acidente podem ser tratados por ortopedistas, assim como os pacientes com doenças relacionadas aos ossos e articulações.
Otorrinolaringologia
Otorrinolaringologia é a especialidade médica que trata ouvido, nariz e garganta. Otorrinolaringologia inclui cuidados e procedimentos cirúrgicos no hospital e na clínica.
Pediatria
Pediatria é um campo de cuidados primários de medicina com foco na saúde das crianças, desde recém-nascidos até 18 anos. Trabalhos mais pediátricos são baseados no escritório onde exames de rotina, vacinações, tosses e resfriados, e “caroços e inchaços” são tratados com freqüência. No entanto, também existem numerosas tarefas pediátricas disponíveis em hospitais pediátricos, particularmente nas sub-especialidades pediátricas, tais como cirurgia pediátrica.
Psiquiatria
Psiquiatria implica o tratamento de saúde mental e bem-estar geral dos pacientes. Psiquiatria pode ser praticada em uma clínica com a psicoterapia e/ou medicação para tratamento psiquiátrico mais comum ou em um hospitais psiquiátricos para casos mais graves, e problemas psiquiátricos agudos, como transtorno bipolar, esquizofrenia e outros problemas que requerem hospitalização. Psiquiatria também envolve o tratamento de pacientes com vícios, tais como drogas, álcool, comida ou cigarro.
Radiologia
Radiologia é o campo da medicina, que implica a utilização de imagiologia médica para diagnosticar uma variedade de problemas em todas as especialidades e sistemas do corpo. A radiologia é um campo de alta tecnologia que oferece uma grande quantidade de crescimento para o emprego, porque é utilizado em conjunto com muitas outras especialidades médicas como cardiologia, cirurgia, oncologia, gastroenterologia e outros.
Cirurgia
Cirurgiões gerais executam uma variedade de cirurgias abdominais e laparoscópicas. Os cirurgiões também podem sub-especializar, se concentrando em cirurgia do trauma, cirurgia vascular, cirurgia plástica ou cirurgia cardíaca. Carreiras cirúrgicas envolvem cirurgião, técnicas cirúrgicas entre outras.
Urologia
Urologia é a especialidade médica envolvendo o diagnóstico, tratamento e prevenção do trato urinário, bem como o sistema reprodutivo masculino. Urologia inclui clínicas baseadas em cuidados e tratamentos cirúrgicos.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Doenças graves sem tratamento tradicional, tem cura?
Por que sempre ver um médico geral antes de ir para um especialista?
Cirurgia para hérnia de disco vale a pena? Um caso real!
Os custos ocultos de uma cirurgia
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.