Para dar a seu bebê o melhor começo na vida, é o mais melhor começar deixando seu corpo nas melhores condições antes da gravidez, Não só isso aumentará suas chances de engravidar, como também irá prepará-la para uma gravidez saudável. Mas quais os cuidados e vitaminas devem ser tomados antes de uma gravidez? Claro, é importante consultar seu médico antes de começar qualquer uma das rotinas aqui sugeridas. Mas é sempre bom term uma forma de orientação para as melhores práticas antes da gravidez.

Cuidados antes de engravidar: alcançar um peso saudável antes de tentar ter um bebê

É uma boa ideia ter um peso saudável para melhorar suas chances de conceber. Um índice de massa corporal saudável (IMC) está entre cerca de 19 e 25. Se você está com sobrepeso, perder peso irá reduzir o risco de certos problemas de saúde para você e seu bebê, especialmente se o seu IMC é 30 ou superior. Ele pode melhorar sua fertilidade também. Adotando uma dieta equilibrada e fazer exercícios também lhe darão uma melhor chance para sua gravidez.

Se você está abaixo do peso, converse com seu médico sobre maneiras saudáveis ​​de aumentar seu IMC. É mais provável que você tenha um ciclo menstrual irregular se tiver um baixo peso corporal. Isso pode tornar mais difícil conceber, especialmente se você está pulando ciclos menstruais. Felizmente, em muitos casos, alcançar um peso saudável vai colocar seu ciclo de volta no caminho certo.

Antes de engravidar, o que devo fazer? Parar de fumar, beber, e tomar drogas

Fumar e beber álcool podem causar sérios problemas de saúde para seu bebê se você conceber uma criança. Eles também aumentam o risco de aborto. E não há uma única droga ilegal que seja definitivamente segura para mulheres grávidas e seus bebês.

Quando você engravidar, é improvável que você perceba imediatamente. Portanto, vale a pena parar essas substâncias nocivas agora e proteger seu bebê nesses primeiros dias e semanas cruciais.

Deixar de fumar pode ser difícil, mas você tem mais chances de ter sucesso com a ajuda certa. O seu médico terá todo o prazer em encaminhá-la para os grupos de suporte certos, além de recomendar os melhores procedimentos para te ajudar a sair desse vício.

Quando se trata de álcool, o mais seguro é evitá-lo completamente. Não há como saber quanto álcool é seguro durante a gravidez. No entanto, sabemos que quanto mais você bebe, maior o risco seu bebê tem de problemas de saúde a longo prazo. Novamente, se você sente que precisa de ajuda para parar de beber, converse com seu médico, que terá todo o prazer em te aconselhar.

Se você tomar quaisquer drogas ilegais, não se esqueça de informar ao seu médico. Ele já viu tudo isso antes, então não vai julgá-la. Em vez disso, ele irá encaminhá-la para algum apoio extra, para ajudá-la a dar ao seu bebê um começo saudável na vida.

O que fazer antes da gravidez

Certos suplementos podem ajudar bastante antes da gravidez, dando melhores condições para um filho saudável. (Foto: MomJunction)

Devo ver meu médico antes de tentar engravidar?

Se você está apta e saudável, não há qualquer razão para ver o seu médico antes de tentar. Mas se você tem alguma preocupação, visitar seu médico antes de parar de usar métodos contraceptivos pode ser uma boa ideia. A maioria dos médicos fornece um checkup especial para casais que estão tentando ter um bebê. É importante também consultar o seu médico de família se tiver uma condição médica prolongada, tal como epilepsia, asma ou diabetes.

Se estiver a tomar algum medicamento, poderá ter de fazer algumas alterações ao seu tratamento. Isso ocorre porque alguns tipos de medicamentos não são seguros quando você está grávida, e pode demorar várias semanas antes de você saber que você está grávida. No entanto, você nunca deve parar de tomar qualquer medicação sem discutir com seu médico primeiro.

Se você está mudando seu tratamento, seu corpo pode precisar de tempo para se ajustar. Então, idealmente, tente fazer uma consulta com o seu médico pelo menos três meses antes de você tentar ter um filho. Alguns medicamentos vendidos sem receita também não são seguros no início da gravidez. Pergunte a um farmacêutico se você não tem certeza de qual remédio comprar.

O que esperar de um checkup pré-natal?

Se você decidir fazer um checkup antes da gravidez, seu médico provavelmente lhe perguntará sobre:

  • Se o seu trabalho envolve substâncias perigosas
  • Se você tem algum problema com seus ciclos menstruais
  • Sua saúde geral e estilo de vida
  • Quanto exercício você faz
  • Seu bem estar emocional
  • Seus hábitos alimentares

Seu médico também vai querer saber sobre quaisquer condições de saúde existentes que você possa ter, tais como:

  • Diabetes
  • Asma
  • Pressão alta
  • Epilepsia
  • Problemas de tireoide
  • Problemas cardíacos
  • Problemas de saúde mental

Outras coisas que você deve discutir em sua consulta pré-gravidez incluem:

Quaisquer condições genéticas em sua família. Informe ao seu médico se você tiver antecedentes familiares de quaisquer condições hereditárias, tais como doença falciforme, talassemia ou fibrose cística, para que ele possa providenciar apoio e aconselhamento.

Seus métodos contraceptivos. Na maioria dos casos, a contracepção que você está usando não deve afetar quanto tempo leva para conceber. Mas se você estiver usando uma injeção contraceptiva, pode levar até um ano após a última injeção para retornar sua fertilidade usual.

Seu médico também pode perguntar sobre quaisquer interrupções, abortos espontâneos ou gravidezes ectópicas que você já experimentou. Falar sobre experiências dolorosas como estas pode ser angustiante. Mas seu médico precisa saber o que aconteceu no seu passado para que ele possa garantir que você obtenha os melhores cuidados e conselhos agora.

Devo fazer exames médicos antes de tentar um bebê?

Você pode precisar, mas depende de suas circunstâncias e saúde geral. Pergunte ao seu médico ou enfermeira se você precisa ter um teste feito antes de engravidar. Testes comuns antes da gravidez incluem:

  • Testes de triagem para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs)
  • Hepatite B
  • Clamídia
  • Sífilis
  • HIV

Ter tratamentos para DST antes de você conceber pode aumentar muito suas chances de uma gravidez bem sucedida.

Se você for encaminhada para um exame de papanicolau, você pode tê-lo antes de você conceber. Isto é porque o papanicolau não é feito geralmente durante a gravidez porque as mudanças naturais no seu cérvix fazem os resultados mais difíceis de interpretar.

Se você tiver um checkup pré-gravidez, e seu médico de família ou enfermeira está preocupado que você possa estar anêmica, ele vai aconselhá-la a fazer um exame de sangue. Isso ocorre porque as mulheres que são anêmicas às vezes precisam tomar suplementos de ferro extra durante a gravidez.

Dependendo de sua origem étnica e histórico médico, você também pode precisar de um teste para doenças genéticas, tais como doença falciforme e talassemia. Este teste irá dizer-lhe quão provável que você passe a condição para o seu bebê.

Se você não tem certeza se você está ou não imune a rubéola, você pode ser oferecido um exame de sangue para verificar com certeza.

Devo me vacinar antes de tentar um bebê?

Muitas infecções evitáveis ​​podem causar aborto ou defeitos no nascimento, portanto, certifique-se de suas vacinas estão atualizadas.

Se você não tem certeza de quais vacinações você já teve, seu médico pode verificar em seus registros médicos. Também pode ser realizado um exame de sangue para descobrir se você foi vacinado contra certas doenças, como a rubéola.

Se você precisa ser vacinado com uma vacina viral, como para a rubéola, você deve esperar um mês após a vacinação antes de tentar engravidar. Esta é uma precaução, pois seu corpo precisa de tempo para se livrar do vírus injetado. Fale com seu médico se você tem alguma preocupação.

Se você está em um grupo de alto risco para a hepatite B, você pode optar por ser vacinado contra essa doença também. Se você já tiver esta vacina ou for a única que você precisa, é possível começar a tentar engravidar logo após tomá-la.

Vitaminas para engravidar rápido e suplementos

Assim que você decidir tentar um bebê, comece a tomar um suplemento diário contendo 400 microgramas de ácido fólico. Tomar ácido fólico reduz significativamente o risco de defeitos no tubo neural, como a espinha bífida.

É particularmente importante ter bastante ácido fólico nas primeiras semanas de gravidez. É quando o cérebro e o sistema nervoso do seu bebê estão em desenvolvimento. Você não pode mesmo saber que você está grávida neste momento, e é por isso que você deve começar tomar o ácido folico assim que você começar a tentar engravidar.

Você pode comprar suplementos de ácido fólico de farmácias. Se você optar por tomar ácido fólico como parte de um multivitamínico, certifique-se de que é adequado para mulheres grávidas e não contém vitamina A. Muita vitamina A pode prejudicar o seu bebê se você conceber enquanto estiver tomando.

Algumas pessoas precisam de um pouco mais ácido fólico do que outras. Fale com seu médico de família sobre a obtenção de uma receita para um suplemento de 5 mg se você:

  • Tem história familiar de defeitos no tubo neural, ou o seu parceiro
  • Já conceberam um bebê com defeito no tubo neural
  • Tem diabetes
  • Tem doença celíaca
  • Toma remédios para a epilepsia
  • Tem um IMC acima de 30

Como todos os adultos, você também precisará de um suplemento diário de vitaminas contendo 10 mcg de vitamina D.

Você está se preparando para engravidar? Quais mudanças já fez na sua rotina? Como pretende cuidar da sua saúde enquanto estiver na gravidez?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.