O chá de alho é uma bebida quente feita com dentes de alho e, embora isso não soa como a bebida mais saborosa, pode ser muito benéfico para a sua saúde. O alho é cientificamente conhecido como Allium sativum e contém altos níveis de vitaminas A, B e C, bem como compostos sulfúricos, alicina, vários antioxidantes e outros ingredientes ativos. Quando você come dentes de alho ou os inclui em sua dieta, você se beneficia desses componentes, mas a concentração é geralmente muito baixa.

Chá de alho na medicina alternativa

Por milhares de anos, o chá de alho tem sido um remédio natural confiável e que remonta aos antigos gregos. Se você conseguir superar o sabor inicialmente desagradável, ficará surpreso com a energia adicional e o bem-estar geral que uma xícara diária de chá de alho pode proporcionar. Existem alguns efeitos colaterais que devem ser considerados, como azia, náuseas, vômitos, desconforto gástrico geral e maior risco de distúrbios hemorrágicos. Esses efeitos colaterais são tipicamente experimentados apenas se você consumir uma grande quantidade de chá de alho ou devido a alergias. Você deve ser capaz de evitar efeitos colaterais se praticar moderação ao beber este chá especial. Não se esqueça de consultar com seu médico antes do consumo do chá de alho.

Chá de alho é bom pra aumentar a imunidade

Embalado com compostos antibacterianos e antifúngicos como a alicina, o chá de alho pode dar um grande impulso ao sistema imunológico, protegendo contra uma ampla gama de patógenos infecciosos, particularmente aqueles que são ingeridos junto com a comida. Pode ajudar muito para quem tem o sistema imune prejudicado.

Chá de alho e benefícios para a pressão arterial

Estudos associaram os ingredientes ativos do alho com a pressão arterial mais baixa, e o extrato de alho também mostrou reduzir os níveis séricos de colesterol. Isso pode reduzir o risco de aterosclerose, ataque cardíaco e derrame, bem como doenças coronarianas. Excelente para quem está tentando ter mais saúde cardiovascular.

Chá de alho

O alho não serve só para temperar alimentos. Ele também pode ser usado para fazer um chá saboroso e saudável. (Foto: HealthFreedoms)

Chá de alho e o sistema respiratório

Se você está sofrendo de uma tosse, problemas na garganta, dores no sistema respiratório ou congestão nasal, uma única xícara deste chá pode ajudar a limpar o congestionamento e reduzir a inflamação em suas vias respiratórias. Também ajuda a acelerar a cicatrização e a eliminar a infecção subjacente.

Perda de peso com o chá de alho

O chá de alho é capaz de estimular o metabolismo, o que pode aumentar a queima de gordura passiva e ajudar nos esforços de perda de peso, além de suprimir parcialmente o apetite. porém, lembramos, não faça o consumo exagerado do chá ou você colocará todos esses benefícios por água abaixo.

Chá de alho fornece um impulso de energia

Pode não parecer, mas beber uma xícara de chá de alho todas as manhãs pode não ser tão bom quanto a cafeína, mas pode aumentar os níveis gerais de energia no início do dia. Só tome cuidado para não exagerar na dose e ficar com aquele bafinho de alho básico durante o dia todo.

Chá de alho: como fazer?

Fazer o seu próprio chá de alho em casa é muito simples. Siga a receita simples abaixo e você beberá esta bebida benéfica antes que você perceba!

Ingredientes

  • 4 dentes de alho
  • 3 xícaras de água
  • 1/2 xícara de suco de limão
  • 2 colheres de sopa de mel

Modo de Preparo

Descasque os dentes e remova todas as camadas de casca. Adicione os dentes e a água em uma panela. Deixe a água ferver e desligue o fogo. Adicione mel e limão ao chá e mexa bem. Coe o chá em um copo e aproveite 1 a 2 vezes por dia. Guarde o chá de alho extra na geladeira e reaqueça para uso dentro de 2 dias.

Você já tomou chá de alho? Como foi? fez bem para a sua saúde?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.