Além de benefícios para sua saúde, muitos chás tem efeitos estéticos. Redução de peso, tratamento de pele, propriedades antioxidantes dentre outros.
Abaixo, segue uma pequena lista de chás com propriedades estéticas.

Chá de camomila

Uma das ervas mais populares no mundo, a camomila é considereda um remédio universal desde o tempo dos egípcios. Como todos sabemos, não há nada melhor para o organismo do que uma boa noite de sono. E a camomila ajuda muito nisso, promovendo calma e alívio da ansiedade antes de dormir. Uma toalha molhadano chá gelado e colocada sob os olhos pode ajudar também no tratamento de olheiras.

Chá de cevada torrada

Muito popular em regiões mais quentes por ter propriedades que resfriam o corpo e purificam seu sistema. É também um substituto do café sem cafeína. É utilizado como remédio para gripes e resfriados, congestão, catarro e outros sintomas virais. Também apresenta bons resultados no tratamento de hemorróidas, artrite e muitos acreditam que alivia os efeitos colaterais da radiação e quimioterapia.

Cevada para chás

Para os fãs de uma boa cerveja, não será nada difícil também fazer um delicioso e saudável chá com a cevada. (Foto: cervejartesanal.com)

Erva-cidreira

A erva-cidreira resulta em um chá refrescante que satisfaz tanto no tempo frio quanto no quente. Muito boa para reduzir febres ou aliviar cólicas. Também ajuda na digestão, especialmente em crianças. Diminui a dor da artrite. Fora este valor de cura, o gostinho de limão é uma delícia. Com o alívio das tensões da artrite, sua postura fica muito melhor, além da ajuda na flexibilidade.

Chá de rooibos

Rooibos é uma planta de origem africana perfeita para ser aproveitada diariamente sem limites de consumo. Ela é rica em muitos elementos naturais essenciais e é o mais saudável chá que você irá beber. É recomendado para depressão leve, tensão nervosa, problemax digestivos e insônia. Os minerais inclusos neste chá são ferro, potássio, cálcio, cobre, zinco, magnésio, flúor, manganês e sódio. Rico também no flavonóide quercetina, creditado por aumentar a força capilar. Contém antioxidantes que ajudam a diminuir o processo de envelhecimento e melhora o sistema imunológico. Ele não contém açúcar, podendo ser usado também por diabéticos e crianças.

Delicioso e saudável chá de rooibos

O rooibos é uma planta africano que tem feito muito sucesso nos EUA, principalmente em seu uso como chá. (Foto: andbeyond.com)

Chá de erva-mate

O chá de erva-mate é uma bebida cultural e tradicional de origens ancestrais. Introduzida ao mundo pela tribo indígena Guarani da América do Sul, o mate contém ingredientes qye ajudam a manter seus consumidores saudáveis e enérgicos. Mais do que uma bebida, a erva-mate se tornou um fenômeno cultural pela América do Sul. Apresenta significantes propriedades antioxidantes. Ajuda a melhorar o sistema imunológico, purificar e desintoxicar o sangue, tonificar o sistema nervoso, reparar a cor dos cabelos, retardar o envelhecimento, combater a fadiga, estimular a mente, controlar o apetite, reduzir os efeitos de doenças debilitantes, reduzir o stress e eliminar a insônia.

Chá de dente-de-leão

Feito das folhas da planta dente-de-leão. Contém mais beta-carotene do que cenouras, o que é bom para melhorar nossa habilidade de enxergar com pouca luz. Contém tamném ferro, cálcio, potássio, fósforo, magnésio e zinco, assim como as vitaminas B-1, B-2, B-5, B-6, B-12, C, D, E, and P. Pode ser usado para aleviar problemas de pele, também ajudando no crescimento de tecidos corporais e protegendo as células de danos, promovendo a cura e acelerando a cicatrização. Outros benefícios incluem: melhorar o funcionamento do fígado, remoção de pedras na vesícula, redução na inflamação do canal biliar. Seu gosto intenso e amargo é normalmente adoçado antes de bebido.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.