A acupuntura tem sido praticada há mais de 5.000 anos. Esta medicina alternativa, que se originou na China, ainda tem muitos questionamentos sobre ela, apesar da sua longa história. Muitas pessoas temem o desconhecido, e a acupuntura é definitivamente uma prática médica alternativa em grande parte desconhecida na sociedade moderna. Basicamente, a acupuntura é um procedimento de bem-estar que é executado pela inserção de pequenas agulhas em pontos ao longo do sistema nervoso. Isso pode proporcionar alívio da dor, a cura natural e equilíbrio emocional.

Os antigos chineses acreditavam que o corpo continha uma substância importante conhecida como Chi. De acordo com as teorias antigas, esta substância e energia flui através do corpo ao longo dos meridianos, que são como rios no corpo. Quando os meridianos estão bloqueados, o corpo não consegue funcionar adequadamente, porque a energia Chi não está fluindo como deveria. Através da inserção de agulhas nestes blocos, a antiga acupuntura chinesa acredita que os blocos poderiam ser liberados, permitindo assim que o Chi flua e continue a fazer o seu trabalho no corpo.

Hoje, os profissionais médicos que aprovam acupuntura acreditam que ela funciona porque tem um impacto sobre o sistema nervoso. A teoria por trás da acupuntura moderna é que ela trabalha para regular o sistema nervoso. Quando certos pontos de acupuntura são estimulados com as agulhas, bioquímicos são liberados que podem aliviar a dor. Quando outros pontos de acupuntura são ativados com as agulhas, as células do sistema imunitário são estimuladas a ajudar na cura. Alguns estudos indicam que a química do cérebro dos que recebem individuais muda nos tratamento com acupuntura, com o cérebro e neurotransmissores sendo estimulados a liberar mais substâncias benéficas para seu corpo.

Acupuntura e sua saúde

A acupuntura tem bases não científicas mas hoje, com os avanços, já foi comprovado que ela realmente funciona. (Foto: hypescience.com)

Em outras palavras, quando um paciente sofre de um tratamento de acupunctura, pontos de acupuntura específicos são estimulados com as agulhas. Os pontos escolhidos são aqueles que parecem ter um impacto na condição que o paciente atravessa. Esta estimulação dos pontos de acupuntura provoca a liberação de endorfinas na corrente sanguínea. Estas, então, acalmam a dor que o paciente está enfrentando. As endorfinas também ajudam o corpo a relaxar, aliviar o estresse e tensão no paciente. Esse relaxamento geral do corpo também pode ajudar a problemas emocionais como a depressão.

Há ceticismo quanto à possibilidade ou não de acupuntura realmente funcionar. Há poucos riscos médicos para o tratamento de acupuntura. As agulhas são tão pequenas que não são sentidas quando aplicadas à pele, e existem alguns efeitos secundários ao tratamento. Aqueles que estão sofrendo dor crônica ou doenças que não estão respondendo aos cuidados médicos têm pouco a perder ao buscar tratamento com acupuntura, mesmo se eles são um pouco céticos sobre sua eficácia.

A melhor forma de obter resultados positivos com a acupuntura é em um tratamento integrativo, que considere o uso da medicina tradicional com a acupuntura. Funcionar, funciona. Mas depende também de mudanças em seu comportamento, na busca e orientação constante de profissionais da saúde e a consciência de que não existe nenhum tratamento milagroso, mas sim, que melhor te ajudarão no processo da melhor saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.