Todos nós já ouvimos falar que fumar causa câncer de pulmão, e quem é um pouco mais velho está bem ciente de que fumar leva a rugas. Mas você sabia que a lista de doenças fortemente associadas ao tabagismo fica mais longa a cada ano? Fumar pode causar doenças mentais, visuais, bucais, problemas no pescoço e garganta, problemas no peito, coração, abdômen, sistema reprodutor, costas e extremidades do corpo. Isso sem falar sobre saúde geral. Por exemplo, se você fuma e acaba precisando de cirurgia para uma condição causada pelo tabagismo, sua capacidade de se curar será inferior à de um não-fumante. E se você tem dor por qualquer motivo, relacionada ao tabagismo ou não, fumar pode piorar essa dor. Vamos à lista bem completa de doenças causadas pelo cigarro.

Doenças causadas pelo cigarro: mentais

Dores de cabeça são ruins o suficiente, mas o risco de um acidente vascular cerebral ou doença de Alzheimer te fará pensar duas vezes antes de acender o cigarro. Se você fuma e bebe álcool, procure urgente um programas para parar de fumar e beber. A combinação de cigarro e álcool pode altamente prejudicial para sua saúde. Algumas das doenças mentais que podem ser agravadas ou surgirem por conta do tabgismo incluem a doença de Alzheimer, dor de cabeça crônica, enxaqueca, esclerose múltipla, AVCs, aneurisma, entre outros danos cerebrais.

Doenças causadas pelo cigarro e suas consequências para seus olhos

Um aumento do risco de catarata já é ruim o suficiente, mas as pessoas que fumam tem quatro vezes mais risco de desenvolver degeneração macular, a principal causa de cegueira no mundo. Isso sem contar que o cigarro pode causar secura nos olhos, além de agravar problemas como o glaucoma.

Por que fumar é perigoso

Fumar causa uma série de problemas de saúde que vão muito além do câncer de pulmão. (Foto: How To Quit Smoking Cigarettes)

Doenças causadas pelo cigarro na sua boca

Os efeitos do tabagismo na boca vão além do mau hálito. O câncer oral é seis vezes mais comum em pessoas que fumam. Além disso, o cigarro pode facilitar o surgimente de cáries, tártaro, e gengivite que, por consequência, pode resultar na perda dos dentes.

Cigarro e seus efeitos sobre o pescoço e garganta

Fumar afeta a cabeça e o pescoço de muitas maneiras, desde facilitar o surgimento do câncer até interromper a glândula tireóide. O tabagismo pode também remover o muco protetor da faringe, laringe, e esôfago, resultando em uma irritação crônica na região, dores, e tosse crônica.

Doenças causadas pelo cigarro no pulmão

Seus pulmões estão certamente em risco se você fuma. Além dos riscos de câncer, insuficiência respiratória, e câncer de mama, mas fumar pode também aumentar o risco de desenvolver resfriados, broinquite, asma, pneumonia, e diversas outras condições graves relacionadas ao uso do cigarro

Tabagismo e doenças do coração

Há uma boa consciência pública de que o tabagismo causa doenças cardíacas. Fumar também aumenta os fatores de risco que levam à doença cardíaca. Alguns dos problemas causados pelo cigarro inclueem a doença arterial coronariana, aterosclerose, pressão alta, colesterol elevado, maior risco de infarto, entre outros.

Problemas de saúde no abdômen

Fumar causa câncer pancreático e aneurismas da aorta abdominal, bem como azia e úlceras que podem ser perigosas. São úlceras pépticas, úlceras no pâncreas, entre outros problemas. Gastrite é também comum entre aqueles que fumam, bem como refluxo.

Doenças no sistema reprodutor causadas pelo cigarro

Sabemos que uma condição relacionada ao fumo é de grande preocupação para os homens: a disfunção erétil. Mas os efeitos do tabagismo nos sistemas geniturinário e reprodutivo masculino podem ir além da disfunção erétil e da impotência. Pode aumentar o risco de câncer de próstata, causar infertilidade, problemas nos rins, e aumentar os riscos de defeitos genéticos nos espermatozóides sendo passados para a próxima geração.

Nas mulheres, o cigarro causa desde a menopausa precoce até a infertilidade, com efeitos pesados sobre a saúde reprodutiva da mulher. Pode alterar os ciclos menstruais da mulher, causar problemas no ovário e no útero e aumentar os riscos de câncer nesses órgãos. O cigarro também pode prejudicar a lubrificação vaginal.

Problemas causados pelo fumo na gravidez

Do parto prematuro ao parto de natimortos, do dano da placenta à cólicas, fumar durante a gravidez é extremamente perigoso. Não fume se estiver grávida. O fumo durante a gravidez também pode aumentar a chance de abortos naturais e da síndrome da morte infantil repentina nas crianças. Isso sem contar os inúmeros problemas de saúde que crianças de mães fumantes podem ter.

Doenças nos ossos e extremidades do corpo causadas pelo cigarro

Você pode não pensar que sua dor nas pernas ou nas costas possa ter a ver com o tabagismo, mas pense novamente. Fumar pode agravar problemas de dores na juntas, agravar a osteoporose, causar fibromialgia, artrite reumatóide e a doença vascular periférica. Fumar pode resultar na morte dos tecidos das extremidades do corpo que, ultimamente, pode resultar na amputação de membros.

Sua saúde geral e o cigarro

Não há muita pesquisa sobre os efeitos do tabagismo na saúde mental, com a exceção de que fumar é viciante. Mas novos estudos sugerem que fumar pode causar depressão em adolescentes, uma grande preocupação considerando que o suicídio é um risco significativo nesta faixa etária. Para adultos, fumar pode aumentar o risco de divórcio. E qualquer pessoa que tenha passado por um divórcio entende a ansiedade eo estresse que o divórcio pode causar.

Quando você vai começar a parar de fumar? O que está esperando para convencer seus entes queridos de que fumar só faz mal?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.