10 dicas para evitar dor no estômago ao tomar remédios!
Quando você precisa tomar algum medicamento para tratar um problema de saúde, a última coisa que você quer fazer é adicionar mais sintomas na mistura de problemas. No entanto, muitas pessoas sofrem de uma dor de estômago quando tomando medicamentos. A diarreia, cólicas abdominais e gases são problemas comuns. No pior dos casos, o uso de medicamentos a longo prazo pode até mesmo levar a problemas mais graves do que o problema para o qual você começou o tratamento.
O problema é que quando você está tentando curar uma doença, os remédios podem criam um desequilíbrio no seu sistema intestinal, que pode matar as bactérias boas que fazem parte do seu sistema digestivo e que são essenciais para fazer seu organismo funcionar. É possível fazer com que o efeito desses medicamentos tenha menos impacto sobre seu estômago e sistema digestivo.
Leia também
- Como lidar com os efeitos colaterais de remédios?
- Probióticos e prebióticos! Benefícios e diferenças!
Enjoo constante por causa de medicamentos: use probióticos
Os probióticos adicionar bactérias úteis para o seu sistema digestivo, que ajudam a melhorar a saúde do seu sistema digestivo. E probióticos não tem qualquer efeito sobre o tratamento médico que você está realizando. Probióticos apenas tratam os efeitos colaterais. Melhora problemas de cólicas, diarreia, e dores de estômago e intestino. Probióticos podem ser facilmente encontrados em iogurtes, produtos lácteos em geral, alguns tipos de medicamentos para recuperação da flora intestinal, etc. Certifique-se de perguntar ao seu médico antes de tomar qualquer probiótico, pois eles podem ser prejudicial às pessoas com deficiências imunológicas ou aqueles que estão gravemente debilitadas.
Remédio para enjoo de estômago: boa alimentação
Para reduzir ou acabar com os efeitos negativos do uso de medicamentos, uma boa alimentação pode acabar com as dores e qualquer efeito colateral dos remédios. Isso significa pegar leve nas gorduras, frituras, e doces, e comer muita salada, carnes magras, e outros alimentos que sejam ricos em fibras (grãos integrais, por exemplo), e nutrientes essenciais para proteger seu estômago e sua saúde, em geral.
Leia a posologia do remédio antes de tomá-lo
Alguns medicamentos devem ser tomados com alimentos, outros precisam ser tomados em jejum. Seguindo à posologia corretamente você pode evitar dores no estômago e outros problemas de saúde decorrentes do uso errado dos medicamentos. Siga às instruções também sobre quanto tempo esperar antes de poder comer. Coma alimentos leves para não correr o risco de sofrer com dores do estômago
Pare de beber álcool e fumar enquanto estiver tomando o medicamento
Além de já fazer mal para sua saúde, o álcool pode reagir com outros medicamentos, reduzindo sua eficácia ou até agravando sua doença. No caso do cigarro, como ele agride suas vias aéreas e estômago, quanto mais você fumar usando medicamentos, maior será o risco de você ter dores de estômago.
Mude o horário de tomar o medicamento
Quando for possível e autorizado pelo seu médico, troque o horário em que você toma o medicamento. Há indícios de que remédios tomados na tarde ou anoitecer tem menos riscos de irritar seu estômago ou sistema digestivo. Contudo, tem medicamentos que tem de ser tomados em um horário certo, e seu médico é quem dará a palavra final.
Se você está tomando mais de um medicamento, tente tomá-los em horários diferentes
Novamente, você deve verificar com seu médico se você pode fazer isso. Tomando medicamentos em horários espaçados, é possível reduzir a irritação causada por eles, dando mais tempo para seu estômago se proteger da nova dose.
Use um segundo medicamento para aliviar o estômago
Se seu médico autorizar, use um segundo medicamento para poder aliviar as dores de estômago. Pode ser também um medicamento natural, como um chá que alivie os problemas intestinais. Tome antes ou após a medicação, de acordo com a posologia do medicamento e recomendações médicas.
O vídeo abaixo tem algumas opções naturais de remédios para dores de estômago causadas por remédios.
Use medicamentos por curtos espaços de tempo
Os medicamentos mais pesados para o tratamento de problemas de saúde são geralmente os antibióticos. Quanto menos tempo você tiver que tomar antibióticos, melhor para você. Converse com seu médico sobre a duração do tratamento, para saber exatamente quando você vai poder parar de tomar o medicamento e evitar agredir seu sistema digestivo sem necessidade.
Tomar medicamento com leite ao invés de água
Muitos médicos recomendam tomar o medicamento com leite ao invés de água para “forrar” o estômago. O leite ajuda a proteger seu sistema digestivo e ao mesmo tempo, te tira do jejum. Seu médico tem que autorizar esse uso, e você deve evitar o leite se tiver algum tipo de intolerância a lactose.
Se a dor ficar insuportável, ligue para seu médico com urgência. Não deixe a situação se agravar para fazer alguma coisa. Todo cuidado é pouco.
Você já sentiu dores de estômago por causa de remédios? Como lidou com o problema? Tomou algum remédio caseiro?
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Por que a automedicação é tão perigosa?
Quais são os principais tipos de cirurgia bariátrica?
8 chás bons para dor de estômago
10 dicas para evitar ou melhorar o enjoo
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.