Quem teria pensado que o câncer poderia se tornar algo tão comum? As estatísticas mostram que metade de todos os homens e um terço de todas as mulheres desenvolverão câncer durante suas vidas. As taxas de sobrevivência variam de acordo com a saúde do indivíduo e o tipo de câncer. Pode ser útil estar ciente de alguns dos cânceres mais comuns por dois motivos: perceber que não estamos sozinhos neste desafio de saúde e aprender que temos recursos para nos ajudar a lidar, lutar e sobreviver a esta doença tão grave. Os dez tipos de câncer mais comuns diagnosticados estão listados abaixo.

Tipos de câncer mais comuns no mundo: próstata

O primeiro na lista é o câncer de próstata, sendo o câncer mais comum que afeta os homens. Este câncer começa com um tumor localizado na próstata nos homens, que é parte do sistema reprodutivo. É sempre bom lembrar aos homens que o exame de próstata é extremamente importante, principalmente quando há histórico desse câncer na família.

Quais são os tipos de câncer mais frequentes entre as mulheres: mama

Em segundo lugar, o câncer de mama afeta tanto mulheres quanto homens. O câncer de mama é o câncer mais comum em mulheres. O auto exame é uma maneira de prevenir que esse câncer se alastre para outras áreas do corpo. O quanto antes ele for diagnosticado, maiores serão as chances de recuperação.

Tipos de câncer mais comuns: câncer de pulmão

Existem duas classificações primárias de câncer de pulmão: câncer de células pequenas e não pequenas células do pulmão. A poluição, o cigarro, e até o uso de fogão a lenha podem contribuir para esse tipo de câncer. O trabalho com produtos químicos ou em ambientes insalubres também pode contribuir.

Tipos de câncer mais comuns: câncer colorretal

O câncer colorretal inclui o câncer de cólon ou reto. Ambos os órgãos são parte do intestino grosso no sistema digestivo. Uma alimentação saudável e exercícios físicos pode contribuir para evitar que esse câncer surja, além da hidratação apropriada.

Tipos de câncer

O câncer pode afetar as pessoas de diferentes maneiras, mas alguns tipos são mais comuns do que outros. (Foto: Step To Health)

Tipos de câncer mais comuns: câncer de pele

Esse tipo de câncer se forma nas células da pele que produzem pigmento marrom. Ele geralmente começa como pintas, mas também pode ser encontrado em outras partes pigmentadas do corpo. O uso do filtro solar é uma das maneiras mais eficientes de se prevenir contra esse câncer.

Tipos de câncer mais comuns: câncer de bexiga

Existem vários tipos de câncer de bexiga, o mais comum sendo o carcinoma urotelial (anteriormente chamado carcinoma de células de transição). A incidência de câncer de bexiga é quatro vezes maior nos homens do que nas mulheres.

Tipos de câncer mais comuns: linfoma não-Hodgkin

O linfoma é um câncer de linfócitos ou células brancas do sangue e é classificado como Hodgkin ou não Hodgkin. Há uma variedade de subcategorias de linfoma não-Hodgkin. Os casos aumentaram exponencialmente nos últimos anos por causas ainda não estabelecidas.

Tipos de câncer mais comuns: cancêr de rins

Estes podem ser divididos em duas principais subcategorias: carcinoma de células renais (mais comuns) e carcinoma da pelve renal, bem como um pequeno número de casos de tumor de Wilms, um tipo de câncer infantil..

Tipos de câncer mais comuns: câncer da tireoide

Três quartos dos casos ocorrem em mulheres. Este câncer começa na glândula tireoide, que faz parte do sistema endócrino do corpo. O câncer de tireoide é o câncer de crescimento mais rápido em homens e mulheres.

Tipos de câncer mais comuns: câncer do endométrio

Este tipo de câncer se forma no tecido que reveste o útero. Muitas mulheres que tiveram problemas com ovário policístico, HPV, entre outros problemas tem mais chances de desenvolver esse tipo de câncer.

Menção especial também deve ser feita à leucemia, que se forma dentro da medula óssea

Ficou alguma dúvida sobre os diferentes tipos de câncer mais comuns? Deixem nos comentários suas perguntas e iremos ajudar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.