Seus pais são geralmente os que lhe dizem o que fazer. Dependendo do quão velho você, dizer a seu pai para parar de fumar pode se sentir estranho. Mas, em algumas circunstâncias, tais como os relacionadas à saúde, como o ato de fumar, os papéis de pai e filho podem se reverter com a criança tentando ajudar o pai. Você pode fazer seu pai um favor ao tentar ajudá-lo a viver uma vida mais saudável. E não é tão difícil assim conseguir convencer seu pai a parar de fumar.

Diga ao seu pai sobre todas as coisas na vida que irão melhorar se ele parar de fumar

Ele vai ser capaz de saborear a comida melhor, melhorar o seu sentido de olfato e não perder o fôlego tão facilmente. Sua casa, carro e roupas não vão feder mais. Faça-o entender que você realmente quer que ele pare de fumar para que ele possa desfrutar das pequenas coisas cotidianas que faltam para ele.

Faça o seu pai estar ciente de quantas vezes ela fuma, especialmente em torno de você

Seja honesto. Certifique-se de que ela tem consciência de que o tabagismo não é apenas prejudicial a si mesmo, mas também aqueles ao seu redor, inclusive você.

Expresse ao seu pai que você quer que ele viva uma vida longa e saudável

Seja severo com ele. Os médicos têm provado que fumar vai tirar muito de seu tempo juntos. Deixe-o saber sobre todas as coisas que ele vai perder, nos anos que fumar levarão para longe dele. Dependendo da sua idade, ele poderia perder a graduação da faculdade dos filhos, os casamentos dos filhos e o nascimento dos netos.

Parar de fumar

Convencer alguém a parar de fumar é mais do que insistência: é também muito trabalho em equipe. (Foto: www.wikihow.com)

Relembre o seu pai das repercussões financeiras de fumar

Com o envelhecimento dos pais e a aposentadoria, as questões de dinheiro podem se tornar mais imediatar. Fumar é caro no custo imediato de comprar os cigarros e nos custos dos cuidados de saúde mais tarde.

Crie uma atividade para vocês fazerem em conjunto que irá mantê-lo longe de fumar

Ajude-o a construir um estilo de vida ativo e saudável e encontrar passatempos para fazer no lugar de fumar, como uma atividade física como corrida ou caminhada ou algo parecido com o trabalho voluntário. Isso deixará a cabeça dele ocupada e ficar longe do cigarro.

Considere uma ajuda profissional

Psicólogos, psiquiatras, acupunturistas. Nomeie e terá algum profissional que pode ajudá-lo. É importante lembrar aqui que algumas pessoas podem passar por problemas como a síndrome de abstinência. Por isso, é muito importante adquirir toda a ajuda que você precisar e puder usar nesse momento.

Considerações finais

Lidar com vícios é uma luta constante. Existem frustrações, desafios constantes, insistência. Muitas recaídas podem acontecer até realmente seu pai parar de fumar. O importante nesse momento é a união da família, o trabalho em grupo com os profissionais para finalmente, você ter a sorte e o futuro promissor com seu pai que está parando de fumar.

Compartilhem suas histórias com pais: como vocês fizeram eles pararem de fumar? Quais estratégias usaram? compartilhe conosco mais ideias e ajudem a mais famílias terem um melhor futuro.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.