Você vai ganhar peso se você parar de fumar? Provavelmente. A boa notícia, porém, é que quem pára geralmente volta a um peso normal, especialmente quando o foco está em parar de fumar primeiro.

Não há dúvida de que qualquer ganho de peso é preferível do que continuar a fumar. Você tem que ganhar 45 kg para ter os mesmos riscos para a saúde que fumar um maço por dia causa.

Fumantes desenvolvem um estilo de vida que gira em torno de fumar em vez de comer ou fazer exercícios. Mas também é verdade que fumar ajuda você a manter seu peso baixo, com um grande custo para o coração e outros órgãos, para não falar de sua aparência e o cheiro. Como um fumante e na tentativa de parar, você tem que se acostumar com os seguintes fatos:

  • Fumar queima calorias, elevando sua frequência cardíaca e aumentando o metabolismo. Quando você pára, você queima cerca de 100 calorias a menos por dia. Depois de para, pode levar semanas ou até meses para o seu metabolismo se recuperar.
  • Fumar diminui a fome, pois a nicotina faz com que o fígado libere glicogênio, o que aumenta o nível de açúcar no sangue um pouco e suprime o apetite. Até que seu metabolismo se ajuste, espere ganhar cerca de um quilo por semana.
  • Fumar faz você se sentir bem. A nicotina aumenta os níveis de dopamina, um produto químico que está associado ao prazer, no cérebro. Guloseimas, como doces e biscoitos, produzem o mesmo efeito, então depois de parar de fumar, você pode ser tentado a substituir cigarros com alimentos. O álcool também aumenta os níveis de dopamina, e estudos mostram que o uso de álcool tende a aumentar depois de parar de fumar.
  • Fumar lhe dá algo para fazer com a boca e as mãos. Comer faz o mesmo e faz você se sente menos prejudicado por sua decisão de parar.
  • Fumar anestesia seu paladar. Depois de parar, o alimento começa a cheirar melhor e ter um gosto mais apetitoso, então você pode encontrar-se querendo comer mais.
  • Fumar é confiável quando outras coisas não são. As pessoas usam cigarros e alimentos como uma forma de lidar com o tédio ou o estresse como recompensa ou como uma muleta em situações sociais.
Parar de fumar sem ganhar peso

É mais importante aprender a dizer não ao cigarro do que se importar demais com seu peso quando estiver tentando parar. (Foto: hypnotherapyandmeditation.com)

Os especialistas recomendam que o enfoque no processo de parar esteja em primeiro lugar e a questão de seu peso em segundo plano. Se você está de dieta, enquanto você está tentando parar de fumar, há privação muita coisa acontecendo. A obsessão em manter o peso ao tentar parar pode até ser contraproducente, em ambas as frentes.

Esta dinâmica é especialmente comum para as mulheres, para quem o ganho de peso pode ser uma questão complicada.

Em um estudo de 2001, 219 mulheres que queriam parar, mas estavam preocupados com o ganho de peso, foram divididos em três grupos. Um grupo recebeu terapia cognitivo-comportamental (TCC), concebida para ajudá-las a aceitar um modesto ganho de peso em troca dos benefícios de parar de fumar. Outro grupo recebeu aconselhamento de controle de peso e os objetivos de calorias diárias. Um terceiro grupo (o grupo controle) recebeu sessões de aconselhamento em que elas discutiram suas relações interpessoais. Um ano depois, 21% do grupo de TCC, com sucesso parou de fumar, em comparação com 13% do grupo de controle de peso e 9% do grupo controle. Em média, os membros do grupo de TCC também ganharam menos peso do que os outros grupos.

Às vezes as pessoas, particularmente as mulheres, ganham mais peso, paradoxalmente, quando elas estão preocupados com o ganho de peso, dependendo de como elas abordam a questão de parar de fumar e o peso. O certo é uma vez que você felicitou-se para parar de fumar e ter dado ao seu corpo algumas semanas ou até poucos meses para se acalmar, é hora de trabalhar em substituir seus hábitos ruins com alguns bons.

Controle os gatilhos que o levavam a fumar. Por exemplo, se você estava acostumado a fumar depois de uma refeição, levante-se da mesa e escove os dentes no lugar. Mas cuidado com a fixação oral: especialistas recomendam mascar aipo, cenoura, chiclete sem açúcar ou doces, ou jogar com um canudo ou palito ao invés de colocar qualquer outra coisa na boca.

Benefícios de parar com o cigarro

Na foto, alguns dos benefícios que você terá ao parar de fumar. (Foto: josman13.blogspot.com)

Tente terapia cognitivo-comportamental. Isso pode ajudá-lo a se concentrar em cuidar de si mesmo, parar primeiro e depois trabalhar no controle de peso.

Considere também alguns conselhos centrais para controlar seu peso, independentemente da situação, tais como comer refeições menores, mais freqüentes, para aumentar o seu metabolismo e evitar ficar com tanta fome que você queira comer demais. Comer alta proteína, alimentos ricos em fibras, pois eles enchem seu estômago mais e também porque é melhor para você.

Exercícios! Em vez de fumar ou um lanche com alto teor de gordura, faça uma caminhada ou vá à academia. Tenha em mente que o exercício moderado, como uma caminhada durante o almoço, vai realmente diminuir o seu apetite, porque quando você se exercita, a gordura é queimada e entra em sua corrente sanguínea. A massa muscular que você ganha se exercitando também irá ajudar a aumentar o seu metabolismo, para não mencionar que o exercício ajuda a lidar com o estresse, o tédio, e tensão.

Não confie em terapias de reposição de nicotina ou de cessação do tabagismo através de drogas para controlar o seu peso quando sair. Os efeitos do peso podem ser imprevisíveis e temporários. E cuidado com programas que garantem você pode parar com os cigarros sem pegar alguns quilos. Eles são, provavelmente, demasiadamente bons para ser verdade.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.