Quando você lê ou se informa sobre os efeitos do tabagismo na saúde, é notável todo o esforço que os fumantes fazem para sair o mais rapidamente possível desse vício. No início, o fumante pode esperar sentir sintomas de abstinência, como frustração, ansiedade, raiva, falta de concentração, aumento do apetite, dores de cabeça, aumento da pressão arterial e um desejo constante de fumar.

Para dar um pontapé inicial à parada do vício, você pode usar receitas naturais que vão dar o suporte que você precisa para o corte do cigarro. Ou, você pode também usar uma receita natural para parar de fumar para reduzir os efeitos colaterais e a síndrome de abstinência. As receitas naturais para parar de fumar mais eficientes, com resultados científicos comprovados, listamos abaixo.

Parar de fumar: dicas importantes

A melhor forma para parar de fumar é consultando um profissional. Primeiro, você precisa consultar um psiquiatra, que vai te dar o apoio e o suporte medicamentoso para lidar com os efeitos da abstinência e do próprio vício. Depois, você precisa, em conjunto ao tratamento com o psiquiatra, se consultar com um bom psicólogo. Este profissional vai te ajudar a lidar com as causas comportamentais do seu vício no longo prazo. Por fim, você deve consultar um nutricionista para te ajudar em uma dieta controlada e equilibrada. Isso porque muitas pessoas perdem a fome ou comem demais durante o processo de parar de fumar, sendo necessário um suporte profissional para evitar o ganho ou perda de peso expressivo.

Para qualquer tratamento natural lista, consulte um médico antes.

Acompanhamento profissional para tratar o vício em fumar

Parar de fumar é uma guerra, com várias batalhas no meio do caminho. Com a ajuda de receitas naturais e profissionais qualificados em saúde, você pode tornar essa batalha uma vitória com muito mais facilidade! (Foto: renegadehealth.com)

Receita natural para parar a tosse de fumante

Como expectorante, o alcaçuz ajuda a expelir secreções e substâncias nocivas dos seus pulmões, aliviando a chamada “tosse de fumante”. Quem tem diabetes, pressão arterial alta, doença nos rins ou fígado, deve evitar o uso do alcaçuz. Mastigue um pedaço de raiz de alcaçuz ou beba chá da raiz uma ou duas vezes ao dia.

Receita natural para pulmão de fumante

Ao parar de fumar, ou dar início ao longo caminho rumo a uma vida sem cigarros, os problemas respiratórios podem piorar. A pimenta Caiena ajuda a remover o tabaco do sistema respiratório, bem como produtos químicos contidos na fumaça. Suas propriedades antioxidantes ajudam a estabilizar as membranas pulmonares, reduzindo também o impacto do cigarro no sistema respiratório. Beba diariamente um copo de água com algumas gotas de pimenta caiena.

Receita natural para reduzir o desejo de nicotina

Aveia verde, em pesquisas com grupos de fumantes, se mostrou eficiente para reduzir o desejo de nicotina e aliviar os sintomas da abstinência, ajudando a limpar o corpo da nicotina quando você começa a parar de fumar. Pode ser consumida em cápsulas ou in natura, respeitando os limites diários definidos pelo seu médico.

Receita natural contra o estresse de parar de fumar

O Ginseng ajuda a equilibrar os níveis de cortisol no sangue. Esse hormônio está diretamente relacionado ao estresse físico e mental, sendo chamado comumente de hormônio do estresse. Há evidências de que o Ginseng também ajuda na concentração, humor, e redução da ansiedade, coisas comuns que acontecem com quem está parando de fumar. Tome uma colher de chá de ginseng junto com seu café da manhã ou com um copo de leite. Se você tem problemas cardíacos, diabetes, doença autoimune, esquizofrenia, evite o Ginseng.

Receita natural para ansiedade ao parar de fumar

Duas plantas medicinais tem efeitos parecidos para acalmar a ansiedade em quem está parando de fumar ou tentando parar de fumar: a valeriana e a flor de maracujá.

A valeriana age sobre receptores do cérebro que proporcionam efeitos sedativos leves, com resultados calmantes sobre o corpo. Ajuda também na melhora do sono, redução da irritabilidade e inquietação. Tome a valeriana em forma de cápsula, uma por dia, ou em quantidade recomendada pelo seu médico.

A flor de maracujá também combate a ansiedade e irritabilidade, bem como insônia e agitação, sintomas comuns na abstinência do cigarro. Pode ser consumida como cápsula ou chá, uma vez por dia.

Cuidados no tratamento para parar de fumar

Não existe pílula ou tratamento milagroso para parar de fumar. Parar de fumar é um processo de várias etapas, e que envolve tratamento psicológico, psiquiátrico, nutricionista, familiar. São várias pessoas e profissionais que devem ser envolvidos para ajudar você a parar de fumar, com sucesso, e sem a chance de que você volte ao vício.

Esperamos ter ajudado. Se você ainda tem dúvidas, comente. Deixe também nos comentários sua experiência ao parar de fumar ou tentar parar com o vício. Sua história pode ajudar e motivar outros a parar de fumar.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.