Quando você vê um sujeito com excesso de peso, o que você pensa sobre ele? Antes de responder, considere isto: pesquisas sugere que só porque alguém está acima do peso, isso não significa que ele ou ela não está apto ou saudável. Traduzindo: não é porque uma pessoa está acima do peso que ela não é uma pessoa saudável.

O peso e sua saúde

O índice de massa corporal (IMC) é a ferramenta mais utilizada para avaliar se alguém está em um peso corporal saudável. Tanto os homens quanto as mulheres usam a mesma fórmula, uma relação da altura ao peso que ajuda a avaliar se eles estão abaixo do peso, peso normal, ou acima do peso.

Para a maioria das pessoas, o IMC é uma boa avaliação da gordura corporal, sobrepeso e risco para a saúde. Mas o IMC pode não ser precisos para aqueles que tem uma construção corporal mais musculosa, aqueles de baixa estatura, ou idosos. As medidas, mesmo quando utilizadas em conjunto com outros cálculos, como a circunferência da cintura, podem ser muito enganadoras.

Peso e saúde

Você pode ser saudável com uns quilinhos a mais. Mas converse com seu médico sobre isso! (Foto: guardianlv.com)

Posso estar acima do peso e ser saudável?

Sim, você pode estar acima do peso e saudável, de acordo com Institutos Nacionais de Saúde e suas orientações clínicas sobre a identificação, avaliação e tratamento do sobrepeso e obesidade em adultos.

As pessoas que estão acima do peso podem ser consideradas saudáveis se o seu tamanho de cintura é inferior a 90 cm para as mulheres ou 100 cm para os homens, e se eles não têm duas ou mais das seguintes condições:

  • Pressão alta;
  • Açúcar elevado no sangue;
  • Colesterol alto.

As orientações apontam que as pessoas com excesso de peso não devem ganhar peso adicional, e, de preferência, deve perder algum peso. Outros fatores de risco, como o tabagismo, também afetam a classificação da saúde de uma pessoa.

Quais são os riscos do peso para a saúde?

A obesidade e suas doenças relacionadas matam milhares de pessoas todos os anos. Pessoas com baixo peso e obesas tem um risco maior de morte em comparação com as pessoas com peso normal. Além disso, não há um aumento do risco de morte para as pessoas com excesso de peso de acordo com o IMC, o que sugere que as pessoas com alguns quilinhos a mais e estilos de vida saudáveis ​​podem ser relativamente saudáveis

Mas não vá correr para a loja de doces ainda. O peso não está relacionado com problemas de saúde apenas se todo o restante estiver em ordem, como a circunferência da cintura, atividade física regular, uma dieta saudável, não fumar, e a ausência de problemas médicos significativos ou histórico familiar para doenças crônicas.

Estar acima do peso pode aumentar o risco de problemas de saúde, especialmente para diabetes tipo 2, doença cardíaca e pressão arterial elevada. O excesso de peso ainda é considerada uma condição saudável que precisa ser tratada. A melhor linha de defesa é um estilo de vida saudável, incluindo atividade física regular e um plano de alimentação nutritiva.

A importância das atividades físicas

A questão de fundo é que o seu nível de condicionamento físico parece ser mais importante do que o seu peso, a menos que você seja obeso. As pessoas que são obesas, mas estão em forma e com os exames em dia, podem estar tão bem em saúde quanto aqueles que estão com peso normal.

Os benefícios do exercício vão muito além de queimar calorias. Ser fisicamente ativo ajuda a prevenir doenças cardíacas, diabetes tipo 2, depressão, alguns tipos de câncer e osteoporose. Também pode melhorar seu humor, aumentar a auto-estima, reduzir a ansiedade e ajudar a gerir o stress. E melhorar o seu nível de condicionamento físico geralmente resulta em aumento da massa muscular, o que significa que seu corpo queima mais calorias o tempo todo.

As recomendações são atividades físicas todos os dias por 30-90 minutos, dependendo de seus objetivos. 60 minutos é recomendado para evitar o ganho de peso, mantendo o peso atual. 90 minutos é a recomendação para quem está tentando perder peso. Baseado no seu metabolismo, até mesmo uma caminhada de 30 minutos todos os dias pode já ser o suficiente para manter a saúde em dia.

Como começar a fazer exercícios físicos?

Comece onde você está confortável, e lentamente aumente seu condicionamento físico. Se você está acostumado a sentar-se durante todo o dia, faça passeios de 5 a 10 minutos algumas vezes por dia como um grande começo. Lembre-se que qualquer exercício é melhor do que nada, e que você pode quebrar a sua atividade em incrementos que se somem a 30 minutos diariamente. Com o tempo, aumente o comprimento ou intensidade de seus exercícios para construir o seu nível de condicionamento físico cada vez melhor.

Cada pessoa é única

Enquanto a fórmula simples de consumir menos calorias e queimas mais é a base para controle de peso, as pessoas vêm em todas as formas e tamanhos. Todo mundo queima calorias e se exercita em taxas diferentes, o que afeta o controle de peso. Adicione o fator genético, e você pode ver como é difícil para chegar a uma fórmula única de perda de peso para todos.

A coisa a lembrar é que uma alimentação saudável e exercício físico regular são ótimos para saúde e podem ou não levar à perda de peso. Perder um pouco de peso pode aumentar a sua saúde, sem necessariamente levar seu IMC para a faixa “normal”. Perder 5% a 10% de peso do corpo está ligado a um melhor colesterol, menor quantidade de açúcar no sangue, e melhores níveis de pressão sanguínea.

Esta não é uma justificação para promover o excesso de peso, apenas um reconhecimento de que melhorar seus hábitos, especialmente comer mais saudavelmente e fazer exercícios regulares, são mais importantes do que os números na balança. Consulte seu médico, faça os exames corretamente e comece o quanto antes a adotar hábitos saudáveis, evitando que os quilos a mais realmente acabem com sua saúde!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.