Perda de peso é possível com suplementos naturais, muitas vezes aqueles contêm folhas ou extratos de plantas que têm mostrado alguma evidência de que eles podem ser úteis em um ou mais aspectos de perda de peso. Tenha em mente, porém, que os suplementos dietéticos geralmente não são regulados pela ANVISA. Muitos deles podem ter efeitos colaterais graves, ou podem interferir com medicamentos que você já está tomando. Sempre fale com o seu médico antes de utilizar qualquer ervas ou suplementos de ervas. Aliás, só faça uso destas plantas e ervas se você já teve um atendimento com um médico e um nutricionista para evitar quaisquer problemas possíveis.

Hoodia Gordonii

Hoodia gordonii cresce no deserto Sul-Africano. Ele contém um glicosido que suprime o apetite. A planta não tem efeitos secundários conhecidos quando tomada como um suplemento à perda de peso, mas é necessário que os pesquisadores façam mais estudos para descobrir se existem efeitos colaterais de longo prazo para o seu uso.

Garcinia Cambogia

Garcinia cambogia, também chamada tamarindo Malabar, cresce na Índia, onde seu fruto é um ingrediente comum em chutneys e pratos de caril. A casca contém ácido hidroxicítrico que pode acelerar o metabolismo e suprimir o apetite. A evidência de que garcinia realmente pode ajudá-lo a perder peso é mista, mas a erva é geralmente segura, de acordo com artigos já publicados por universidades norte-americanas.

Prímula

Prímula cresce nos Estados Unidos. O óleo de semente contém ácido gama-linolênico, um ácido graxo ômega-6. Em um estudo de 2007 da Universidade da Califórnia, 50 adultos obesos foram dados anteriormente um placebo ou um suplemento contendo o ácido gama-linolênico. O estudo continuou por dois anos, durante o qual o grupo placebo, eventualmente, mudou para o suplemento ativo. Os pesquisadores descobriram que a substância ajuda as pessoas a manter o peso depois de uma grande perda de peso.

Saúde e emagrecimento com as ervas

Com a orientação médica correta, as ervas são ótimas aliadas na perda de peso e busca de uma saúde melhor. (Foto: healthyeating.sfgate.com)

Stevia

Stevia, uma planta que cresce no Paraguai, contém um adoçante natural 0 caloria que é 250 a 300 vezes mais doce que o açúcar. Embora não contribua diretamente para a perda de peso, usando stevia como um substituto do açúcar ajuda a reduzir calorias em doces. Tanto a Stevia como adoçante quanto outras formas de estévia, incluindo a planta em si, ainda precisam ser melhores testadas para comprovar os benefícios..

Chá verde

O chá verde vem da mesma planta do chá preto, Camellia sinensis, mas a diferença no processamento altera a composição química. Os polifenóis do chá verde podem ajudar a queimar gordura corporal, de acordo com pesquisas de universidades norte americanas.

Erva-Mate

A erva-mate é um pequeno arbusto nativo do Brasil, Paraguai, Uruguai e Argentina. Uma xícara de erva-mate, o chá feito com as folhas da planta, contém cerca de 30 mg de cafeína, de acordo com pesquisas. Efeitos estimulantes da cafeína ajudam a aumentar o metabolismo e suprimir o apetite.

Guaraná

Historicamente, os povos da Amazônia bebiam bebidas feitas com guaraná para combater a fadiga, aumentar a agilidade e reduzir a fome. O principal ingrediente ativo é a cafeína no guaraná. Ele contém 2,5 a 7 por cento de cafeína. Por contraste, o café contém de 1 a 2 por cento de cafeína. Se você usa o guaraná, fique de olho no seu consumo total de cafeína para não exagerar.

E você, conhece mais plantas que tiveram a eficiência comprovada na ajuda a emagrecer? Compartilhem nos comentários!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.