Quando falamos sobre o açúcar, é melhor manter apenas uma quantidade mínima em sua dieta, afim de diminuir o risco de diabetes, doenças cardíacas, e para ajudar a perder peso ou evitar o ganho de peso. Há uma enorme quantidade de adoçantes alternativos, mas eles não são todos iguais. Todos os adoçantes artificiais, incluindo aspartame, sucralose, e sacarina, devem ser evitados devido à evidência ligando esses adoçantes a um possível aumento do risco de câncer.

Melhor açúcar para dieta: procurando adoçantes naturais

Adoçantes naturais são melhores para uma dieta saudável. Há algumas coisas importantes a considerar, antes de escolher um açúcar diferente. É aconselhável usar adoçantes que tem origens naturais, e que são minimamente processados, não contaminados, e contêm alguns nutrientes e antioxidantes. Listamos as opções saudáveis de açúcar natural para uma dieta controlada.

Como substituir o açúcar refinado? Que tal um pouco de melaço?

O melaço é o que sobrou durante o processo de refinação da cana-de-açúcar em açúcar branco. O melaço é um dos açúcares mais ricos em nutrientes, proporcionando uma quantidade significativa de cálcio, ferro, magnésio, potássio e vitamina B6.

Passas e outras frutas desidratadas

Frutas desidratadas, naturalmente, tem um gosto muito doce e, portanto, são uma ótima maneira de adoçar sobremesas. Passas, por exemplo, contêm vitamina B6, vitamina A, potássio e cálcio. Use em pudins, barras de cereais, vitaminas naturais, e muitas outras receitas.

Como substituir o açúcar no bolo? Usando mel no lugar, oras!

O mel tem propriedades antibacterianas e é uma fonte de antioxidantes derivados do pólen recolhido por abelhas. O mel mais escuro têm maior valor antioxidante. É melhor usar o mel cru ou não processado para obter uma maior quantidade de nutrientes e teor de antioxidantes. Use mel em vez de açúcar refinado em chás, iogurtes,sobremesas, sucos, e em pratos agridoces, que fica uma delícia!

Como substituir o açúcar na dieta

Vários tipos de açúcar podem ser usados em uma dieta. Nenhum deles é 100% saudável, mas você pode escolher o que melhor se adequar à sua dieta. (Foto: greatist.com)

Xarope de bordo para substituir açúcar

Xarope de bordo é feito fervendo a seiva de árvores de bordo em um xarope concentrado e doce. É um delicioso adoçante para uso em sorvetes caseiros, para adoçar um pouco de iogurte simples, ou em outras sobremesas ligeiramente adocicadas, em vez de usar o açúcar refinado.

O xarope de bordo contém pequenas quantidades de cálcio e de zinco, e uma quantidade significativa de riboflavina. A riboflavina é essencial para ajudá-lo a obter energia a partir dos alimentos que você come, e também tem funções antioxidantes.

Açúcar stevia: um diferente adoçante natural

A estévia é um adoçante sem calorias que é cerca de 100 vezes mais doce do que o açúcar refinado. A estévia é de origem natural, proveniente de um arbusto sul-americano. É o único adoçante sem calorias atualmente seguro, se risco de câncer, como acontece com outros adoçantes. O açúcar Stevia pode ser usado em uma variedade de sobremesas, bem como chá e café.

Qual o açúcar mais saudável: mascavo ou demerara?

O açúcar mascavo é derivado da cana, tem uma textura muito úmida, e um forte sabor de melaço sabor. Ele pode ser encontrada em diferentes intensidades. É excelente em pratos salgados, com molhos, e marinadas. Não reduz tanto a quantidade de açúcar ingerido, mas por ser menos refinado, ele é menos concentrado em açúcares totais.

O demerara é um tipo de açúcar de cana com grãos grandes e uma cor âmbar pálida. Tem um sabor de caramelo agradável, e pode ser usado em lugar do açúcar mascavo. Como ele tem um pouco mais de processamento que o açúcar mascavo, ele tem mais açúcar concentrado e deixa os alimentos mais doces.

Nem um, nem outro são mais saudáveis: os dois dependem da quantidade de açúcar que você vai usar. Essa quantidade ideal você consegue saber conversando com seu nutricionista.

Açúcar para diabéticos: onde comprar?

Não existe um açúcar para diabéticos. Mesmo adoçantes, que já sabemos que podem ser cancerígenos, podem ter outros efeitos inesperados no organismo do diabético. Ao fazer a dieta com um nutricionista e no acompanhamento médico, serão recomendamos açúcares mais “leves”. No caso, esses açúcares geralmente são a Estévia e o Mel, ou pequenas quantidades de açúcar mascavo na dieta tradicional.

Melhor açúcar para emagrecer

O melhor açúcar para emagrecer é a stevia, que contém poucas calorias. Mas seu gosto pode não agradar a todos. Portanto, o mais recomendado é fazer uma dieta com uma menor ingestão de açúcares, e não apenas a substituição destes por outros tipos de açúcar.

Quais açúcares você usa na sua dieta? Quais acha mais saborosos? Já cortou açúcar por completo alguma vez?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.