Muitos insetos e aranhas mordem ou picam. Picadas de insetos comuns, como mosquitos, ácaros e pulgas provocam apenas coceira e incômodo, sendo geralmente inofensivos. Mas algumas mordidas e picadas, como as de formigas, vespas, marimbondos e abelhas, podem causar dor intensa ou mesmo uma reação alérgica. Outras, como picadas de aranhas venenosas, necessitam de cuidados médicos de emergência imediatamente.

Como certas picadas também podem espalhar doenças, tais como o vírus Zika e vírus, dengue, malária, e doença de Chagas, é bom saber o que te mordeu. Aprender a identificar uma picada de inseto pela forma como ela se aparenta irá ajudá-lo a saber se deve procurar assistência médica ou tratar o incômodo em casa.

Picada de inseto e inchaço: mosquitos

Uma picada de mosquito aparece como um calombo dolorido, vermelho ou como um inchaço da pele na cor rosa, que causa coceira. É geralmente inofensivo mas, às vezes, pode causar uma doença grave, tais como o vírus Zika, dengue, febre amarela, ou a malária. Se você apresentar febre, enjoos, dores, diarreia, e manchas vermelhas espalhadas no corpo, consulte um médico o quanto antes. Não coce o calombo e coloque álcool ou gel de aloe vera sobre o local para aliviar a coceira, desde que seu médico permita e você não tenha alergias aos produtos. É possível também usar o Bepantol, seguindo as recomendações médicas.

Contra mosquitos, use telas nas janelas e inseticidas de tomada para deixar ligado durante o dia e noite.

Efeitos de uma picada de mosquito

Esse é o inchaço geralmente provocado por uma picada de mosquito. (Foto: TheyDiffer.com)

Picadas de percevejos

Você provavelmente não vai sentir dor quando for picado por um percevejos, mas você pode ver uma fileira de duas ou mais marcas vermelhas em sua pele. Algumas pessoas desenvolvem uma reação alérgica moderada ou grave à saliva desse inseto entre 24 horas e três dias depois. Isso pode resultar em coceira e inflamação durante vários dias. É bom saber que, embora eles sejam comuns, percevejos não são transmissores de doenças. O mesmo tratamento para picadas de mosquitos funciona para percevejos.

Higienize sua cama e roupa de cama, chamando também os serviços de dedetizadores para sua residência.

Identificação de mordida de percevejos

Aí estão as desagradáveis picadas de percevejos. (Foto: Orkin Canada)

Picadas de aranha

A maioria das picadas de aranha não são venenosas (excluindo crianças e adolescentes) e causam apenas sintomas menores, como a pele vermelha, inchaço e dor local. Picadas de aranha venenosas são uma verdadeira emergência. Se você desenvolver uma reação alérgica a uma picada de aranha, com sintomas como aperto no peito, problemas respiratórios, dificuldades de deglutição, ou inchaço da face, você precisa de cuidados médicos imediatamente. Como picadas de aranha podem te infectar com o tétano, recomenda-se o reforço da vacina a cada 10 anos.

A mordida de uma aranha aparece como duas marcas de perfuração, que podem ou não ser dolorosas no início. Mas 30 a 40 minutos mais tarde, você pode ter dor e inchaço na área. Dentro de oito horas, você pode sentir dor muscular e rigidez, dor no estômago e dor nas costas, náuseas e vômitos, e dificuldades respiratórias. Você pode não ter visto a aranha que te mordeu, mas sempre procurar atendimento médico imediatamente se há uma possibilidade de que você possa ter sido mordido por uma aranha venenosa.

Seu médico receitará o tratamento apropriado para essa picada, pois certas substâncias podem reagir com o veneno da aranha e atrapalhar sua recuperação.

Contra aranhas, a melhor solução é dedetizar a residência toda.

Identificando mordida de aranha

Aí está uma picada de aranha. Nem sempre haverá duas marcas claras das presas, mas se não há um calombo localizado, chances são de que não é uma picada de mosquito. (Foto: YouTube)

Picadas de insetos: como identificar mordidas de carrapato?

Apesar de pouca gente saber disso, o carrapato não é um inseto! Ele é um aracnídeo, parente das aranhas, ácaros e escorpiões. Não é a toa que ele é perigoso para sua saúde.

No local da mordida do carrapato, provavelmente ele vai estar ainda mordendo o local, e deve ser removido usando um pingo de detergente nele, ao invés de ser arrancado. O resultado, de qualquer jeito, é um inchaço, vermelhidão, e dor local.

Algumas picadas de carrapatos podem ser perigosas porque podem causar doenças, como a febre maculosa e doença de Lyme. Se você tiver erupções cutâneas no formato de anéis, ou um círculo vermelho se formar em torno da mordida após um mês da picada, vá a um médico com urgência. Sintomas como febre, fadiga, dores de cabeça, dores musculares e articulares, bem como ritmos cardíacos irregulares também devem te levar ao médico o quanto antes.

Se você foi mordido por um carrapato, vá pelo menos a um posto médico. Geralmente, o mesmo tratamento dado a mordidas de mosquito funciona, mas seu médico é quem poderá decidir isso. Carrapatos que ficaram muito tempo “grudados” e se incharam podem ter que ser removidos com uma pequena cirurgia. Lave suas roupas e roupas de cama para eliminar qualquer possibilidade de carrapatos nelas.

Mordida de carrapato

Esse ponto preto/marrom no meio da vermelhidão é um carrapato, e não um machucado! (Foto: WebMD)

Picadas de pulgas

Os sintomas de picadas de pulgas pode começar dentro de horas depois que você for mordido, e as mordidas tendem a aparecer em grupos de três ou quatro pontos vermelhos na pele. Você pode notar inchaço, urticária, e dor em torno de pequenas saliências vermelhas, que podem ou não sangrar. Picadas de pulgas são mais comuns em seus tornozelos, em suas axilas, em torno de sua cintura, e nas curvas de seus joelhos e cotovelos. Uma picada de pulgas fica branca quando você pressiona sobre ela e tende a ficar maior ou se espalhar ao longo do tempo. Coçar a erupção pode levar a uma infecção da pele. Em casos extremamente raros, as picadas de pulgas infectadas podem te infectar com a peste negra, mas isso é muitíssimo raro de acontecer.

Ao sinal de picadas de pulgas, o tratamento idêntico ao das mordidas de mosquitos pode ser usado, desde que seu médico permita.

Identificando mordidas de pulgas

O pé de alguém que deu azar com uma infestação de pulgas. (Foto: 247 Wellness)

Picada de abelhas: inchaço dura quanto tempo? Como identificar?

Picadas de abelhas causam uma dor aguda que pode continuar por alguns minutos e, em seguida, dar lugar a uma sensação de dor constante, mas leve. A área ainda pode sentir dor ao toque por alguns dias mais tarde. Um calombo vermelho na pele com branco em torno dele pode aparecer ao redor do local da picada, e a área pode coçar e sentir-se quente ao toque. Se você foi picado por uma abelha antes, seu corpo também pode ter uma resposta imune ao veneno na picada, resultando em inchaço no local ou em toda uma área do seu corpo. Se você tem este tipo de resposta alérgica, chamada de anafilaxia, é uma emergência médica que necessita de tratamento imediato. Os sintomas de alergia grave a uma picada de abelha incluem urticária, inchaço, dificuldade para respirar, tonturas, cãibras, náuseas, diarreia, e até mesmo a parada cardíaca.

O tratamento é o mesmo dado para a mordida de mosquito, com o acréscimo de uma compressa quente no local da mordida. Consulte um médico antes do tratamento.

Identificando picada de abelha

A picada de abelha, ao contrário de outros insetos, deixa uma área maior em branco do que vermelho. (Foto: Reference.com)

Mordidas de piolhos

As picadas de piolhos são minúsculos pontos vermelhos nos ombros, pescoço e couro cabeludo. Como picadas de piolhos são tão pequenas, elas geralmente não doem, mas provocam coceira. Algumas pessoas podem desenvolver uma erupção cutânea desconfortável. A coceira contínua das manchas pode levar a uma infecção marcada por sintomas como inchaço dos gânglios linfáticos na região do pescoço e cabeça, e uma pele avermelhada. Piolhos não são conhecidos por transportar outras doenças.

Mordidas de piolhos

Algum grupo de piolhos teve um banquete, não acham? (Foto: Medscape Reference)

Mordidas e picadas de formigas

Picadas e mordidas de formigas são tipicamente dolorosas e provocam protuberâncias vermelhas na pele. Alguns tipos de formigas são venenosas e podem causar uma alergia grave. Essas formigas mordem primeiro e seguram a vítima para, em seguida, “aplicar o veneno” causando uma dor aguda e uma sensação de queimação. Se você for mordido por formigas, verá pústulas brancas, cheias de líquido ou bolhas um ou dois dias após a picada, durando de três a oito dias e podendo causar cicatrizes. Pode ocorrer inchaço. É importante para não coçar ou estourar as bolhas porque elas podem ser infectadas.

Use o mesmo tratamento dado a mordidas de mosquitos, desde que o médico não dê qualquer contraindicação.

Mordida de formigas em pé de pessoa

Ouça de quem já pisou em muitos formigueiros nessa vida: quanto menor a formiga, pior a mordida. (Foto: American Osteopathic College of Dermatology)

Picadas de ácaros

As mordidas de ácaros geralmente não espalham doenças, mas elas podem irritar a pele e causar coceira intensa. As mordidas geralmente passam despercebidas até começar a coceira, marcas vermelhas se desenvolvem de forma que podem ser parecidas com uma erupção cutânea. Em resposta à picada de ácaro, a pele em torno da picada endurece, ficando inflamada e dura. Ácaros podem causar a sarna, que é contagiosa, e parece pequenas espinhas na pele onde ocorreu a mordida.

As mordidas se assemelham com as mordidas de formiga, com a diferença de formar um círculo vermelho ao redor do local da mordida.

Para tratar, os mesmos procedimentos para mordida de mosquitos pode ser usado, desde que o médico não tenha contra indicações e você não tenha desenvolvido a sarna.

Identificando picada de ácaro

A mordida do ácaro. (Foto: Picada de marimbondo inchaço)

O vídeo abaixo mostra mais um pouco sobre picadas de insetos e alergias que você pode ter a elas:

Picada de vespa e picada de marimbondo: inchaço e identificação

A picada da vespa e do marimbondo apresentam os mesmos sinais da picada de abelha, com a diferença de que a dor aguda continua por muito mais tempo do que após uma picada de abelha. E a dor é quase que imediata após a picada. Os mesmos cuidados com a picada de abelha podem ser tomados por quem foi picado por marimbondos ou vespas, incluindo atendimento médico urgente ao sinal de alergia.

Você já foi picado por algum inseto acima? Qual? Teve alguma complicação após a mordida? Como fez o tratamento?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.