As pulgas irritam nossos animais de estimação e invadem nossas casas. Elas são pequenos criaturas inteligentes que podem sobreviver em qualquer lugar. Elas comem com moderação, movem-se calmamente e se reproduzem agressivamente. Mas aqui está a boa notícia: nós podemos ganhar a batalha contra pulgas. Existem medicamentos disponíveis que interrompem o ciclo de vida da pulga e são seguros, eficazes e simples de usar, tanto nos seus animais de estimação quanto no ambiente onde as pulgas estão. Vamos então às dicas para tratar uma infestação de pulgas na sua casa.

Como eliminar pulgas do ambiente doméstico: comece se educando sobre infestações nos seus bichos de estimação

Aproveite o tempo para aprender a verdade sobre as pulgas e seus bichinhos de estimação. Pulgas adultas visíveis representam apenas 5 por cento da população de pulgas. Os outros 95 por cento se escondem em sua casa na forma de ovos, larvas e pupas. Uma pulga fêmea pode colocar até 50 ovos por dia. As larvas são repelidas pela luz e enterram-se nas fendas e fendas de sua casa e em pisos e estofados, onde podem permanecer por meses. Conhecendo melhor a pulga se conhecerá melhor os métodos para acabar com elas.

Acabar com pulgas caseiras: entendendo os sintomas de pulgas no ambiente

As picadas de pulgas têm certas características distintas. A mordida pode imediatamente fazer um cão para sentir coceira extrema, assim como um ser humano. Dentro de 30 minutos de uma mordida, ela pode se desenvolver em uma pequena mancha vermelha. Infecções secundárias causadas por arranhões também são comuns, tanto para homens quanto para animais de estimação.

Como eliminar as pulgas de um ambiente

Uma infestação de pulgas em casa pode ser tratada com os cuidados adequados, de forma a matar todas as pulgas existentes e evitar novas infestações. (Foto: Do My Own Pest Control)

Trate as mordidas das pulgas enquanto cuida de matar a infestação

Lave as picadas com sabonete antisséptico para reduzir o risco de infecção. Em animais de estimação, use um shampoo ou sabonete especial para matar pulgas, além de aplicar talco para eliminar completamente as pulgas do ambiente.

Remédio caseiro para matar pulgas em todas as fases

O ciclo de vida da pulga inclui adultos, ovos, larvas e pupas (o estágio de casulo). Inseticidas típicos não eliminam as pupas. Nos animais de estimação, você deve usar medicamentos que eliminam as pulgas em todos estágios de crescimento, assim como recomendado pelo veterinário. Em sua casa, você deve usar um inseticida específico para pulgas, ou fazer a seguinte mistura:

  • 4 litros de vinagre
  • 2 litros de água
  • 500 ml de suco de limão
  • 250 de extrato de hamamélis
  • Spray de jardim com capacidade de 6 a 7 litros

Antes de fazer essa mistura, faça uma limpeza completa da casa com um aspirador de pó, usando em todos os cantos e superfícies. Jogue fora o saco do aspirador de pó. Depois, pulverize todos os cantos e superfícies com a mistura por até uma semana, e você deverá ficar livre da infestação de pulgas.

Veneno para pulgas no ambiente

Se as pulgas vieram de seu animal de estimação, converse com o veterinário do seu pet sobre os venenos que podem ser utilizados para matar a pulga no ambiente do pet. Existem vários medicamentos que podem ser aplicados no animal de estimação e vão matar as pulgas onde quer que o animal esteja. É uma ótima maneira de eliminar infestações resistentes.

Verifique regularmente seu bichinho de estimação por pulgas

Não espere até ver o seu bicho de estimação estar se coçando para tomar novas providências contra pulgas. A escovação frequente ajudará espalhar óleos protetores naturais sobre o revestimento do seu animal de estimação, reduzindo a perda de pelos, e dando a você uma oportunidade de procurar por pulgas de uma nova infestação.

Evite levar seu animal de estimação em áreas de risco para pulgas

Mantenha seu animal de estimação longe de áreas conhecidas por ter problemas de pulgas. Não tem certeza se o parque local é seguro? Faça sua lição de casa para garantir que o local onde você passeia com seu animal de estimação tenha um bom programa de controle de pulgas.

Como acabar com pulgas no quintal de terra

Remova a vegetação rasteira das árvores e queime ou jogue fora as folhas onde as pulgas e os carrapatos possam se esconder. Ao pulverizar o quintal com veneno para pulgas, concentre-se nas áreas onde o animal passa a maior parte do seu tempo. Ovos e larvas provavelmente serão derramados nos pontos onde ele se deita.

Mande dedetizar sua casa contra pulgas

Exterminação em casa deve se concentrar em móveis estofados, tapetes e carpetes. Aspire todos os pisos antes do tratamento em casa e verifique com o exterminador profissional para ver quando é melhor fazer a limpeza após o tratamento. Se o seu animal de estimação dorme em sua cama, lave lençóis e fronhas em água quente e sabão em pó. Aspire o colchão e considere comprar travesseiros novos. Esse método sempre tem que ser utilizado quando houver uma infestação na sua casa, pois mesmo os métodos caseiros mais eficientes serão falhos em relação aos profissionais.

Utilize cuidados preventivos contra pulgas ao longo do ano

Esperar muito tempo para usar tratamentos preventivos antes da temporada de pulgas e carrapatos pode ser perigoso para o seu bichinho de estimação e sua família. Proteja seu pet durante todo o ano para evitar uma infestação. Pergunte ao seu veterinário sobre qual produto é melhor para e não se esqueça de ler o rótulo cuidadosamente antes de administrar a medicação. Para sua casa, monitore sempre sinais de mordidas na pele, e locais onde pulgas podem estar surgindo. Todo cuidado é pouco contra esta praga.

Como você lida com infestações de pulgas? Quais estratégias foram mais eficientes para você?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.