Aloe vera tem um destaque no armário de remédios desde quando os antigos egípcios a apelidaram de “planta da imortalidade” e ofereceram como um presente para o enterro de  faraós falecidos. Desde então, seus usos se tornaram mais específicos e medicinais, e é uma das principais terapias para queimaduras solares. É também conhecido como babosa no Brasil.

Aloe Vera: Propriedades

Aloe vera vem da planta babosa, uma planta nativa suculenta da África que tem sido utilizada medicinalmente há séculos. Folhas de babosa escorrem um gel transparente quando quebrada a partir do resto da planta que pode ser aplicado topicamente para curar feridas e acalmar a pele. A parte verde da folha que envolve o gel pode ser usada para produzir um suco de aloés laxante. Plantas Aloe são sub-tropicais e podem crescer em ambientes fechados ou ao ar livre, enquanto eles recebem muita luz do sol e não tem chance de congelamento .

Aloe Vera: Como usar?

Aloe vera vem em uma variedade de formas e podem ser compradas em praticamente qualquer dragaria. Aloe vera puro pode ser adquirido como um gel, suco ou em pó, e deve ser cuidadosamente esfregado na pele tão frequentemente quanto necessário. Também é frequentemente adicionado a produtos como loções, xampus e cosméticos. As plantas podem ser cultivadas em casa e o gel pode ser extraído a partir das folhas e aplicados diretamente à pele. Plantas Aloe podem ser comprados em praticamente qualquer viveiro de plantas.

Aloe vera: Benefícios

Afinal, o aloe vera para quê serve? Vamos ver abaixo:

Queimaduras de sol

Nada se sente melhor em uma queimadura de sol quente do que o gel de aloe vera fresco. O gel é tão popular para o tratamento de queimaduras solares que pode ser encontrados em qualquer farmácia ao lado de filtros solares. As propriedades anti-inflamatórias no gel ajudam a reduzir o inchaço, enquanto as propriedades antibacterianas e anti-fúngicas afastam a infecção potencial. Espalhe uma quantidade generosa de gel em toda a sua queimadura para aliviar a dor e coceira.

Tratar outras irritações da pele

Desodorantes, lavagens de rosto, hidratantes e cremes de ferida muitas vezes incluem aloe entre seus ingredientes. Aloe tem sido muito utilizado para acalmar e aumentar a velocidade de cura para uma grande variedade de problemas de pele, incluindo acne, erupções cutâneas, feridas, cortes e arranhões, aftas, picadas de insetos, hera venenosa e doenças gengivais. Juntamente com a prevenção da infecção e cicatrização, o gel proporciona um revestimento protetor, e o teor de água de 96 por cento hidrata pele delicada. Aplique uma quantidade generosa de aloe vera para a área problemática, se você tiver uma dessas condições da pele.

Coletando o gel da babosa

Ao espremer a folha da babosa/aloe vera, você obtém o gel que tem a maior parte dos benefícios de saúde desta planta. (Foto: www.aloeverabio.org)

Beber Aloe para uma melhor saúde digestiva

Aloe trabalha em quatro maneiras para melhorar em geral a sua saúde digestiva. Vários ácidos graxos encontrados no aloe reduzem o inchaço e a irritação no estômago, intestino delgado e cólon. Em segundo lugar, as propriedades anti-ácidas ajudam a aliviar e prevenir a indigestão. Além disso, a variedade de nutrientes encontrados em aloe complementa uma dieta, compensando as deficiências nutricionais que possam existir. Por último, um composto no aloe pode aumentar a produção de linfócitos T, apoiando a imunidade e auxiliando a capacidade do organismo de combater infecções.

Colocar seus intestinos em movimento

Além de melhorar a sua saúde digestiva em geral, a parte de látex da planta aloe pode ser tomada por via oral para aliviar a constipação. O látex é uma substância amarela, encontrada no interior da folha de aloé. Muitas vezes tomada como um pó seco em forma de pílula, o látex da babosa é conhecido por ser bastante poderoso na colocação dos intestinos em movimento. No entanto, aloe tomado como um laxante pode causar cólicas, diarreia e um desequilíbrio eletrolítico. Para evitar isso, tome apenas a quantidade recomendada de látex da babosa. Além disso, evite misturar o látex da babosa com outros laxantes, uma vez que poderia ser demais para o seu sistema. As mulheres grávidas devem evitar o uso de látex da babosa já que as contrações abdominais que movem suas entranhas também podem induzir o parto prematuro.

Aloe Vera: onde comprar?

Aloe Vera é uma planta fácil de cultivar , mas é preciso tempo e espaço para obter uma boa quantidade da mesma. Se você estiver em curto tempo ou espaço, vá para uma drogaria local para um gel 100 por cento aloe vera. É difícil de garantir a pureza de diferentes produtos de aloé. Olhe para as marcas sem corantes ou aromas. Tente a sua loja de alimentos naturais, onde você pode encontrar produtos de aloe especialmente formulados para a sua necessidade de saúde ou lojas online de renome.

Aloe Vera: cuidados

Os efeitos colaterais devido ao uso de aloe vera são raros, mas existem. Algumas pessoas podem experimentar uma reação alérgica a um creme de aloe ou aloe vera nos cabelos, que pode resultar em vermelhidão, comichão ou urticária. Aloe vera também não deve ser colocado em feridas cirúrgicas profundas, pois alguns estudos descobriram que ele pode realmente retardar o tempo de cura . Aloe vera em suco tomado internamente no suco ou forma de cápsula também deve ser feito com cautela, pois pode causar cólicas abdominais severas e diarreia.

Não deixe de consultar seu médico para ficar mais seguro quanto ao consumo do aloe vera. Todo cuidado é pouco!

Dúvidas, sugestões e críticas podem ser deixados nos comentários abaixo que teremos o prazer em responder!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.