Assim como existem maneiras naturais de manter os insetos fora de sua pele, existem também plantas e outros remédios naturais que podem ajudar a aliviar a coceira depois de começar. Porque ter coceira e pele irritada não é divertido, e ser constantemente lembrado de “parar de coçar!” provavelmente não é tão útil quanto sua mãe pensa.

Devemos lembrar nossos leitores de algumas coisas importantes:

Sempre teste os remédios naturais em uma parte escondida da pele para ver qualquer reação antes de usar sobre a área com coceira.

Tenha mais cuidado ainda ao aplicar esses remédios naturais sobre a pele com machucados. Na verdade, é melhor evitar para não causar infecções.

Coceiras recorrentes devem ser comunicadas ao seu médico e um tratamento adequado deve ser realizado.

Avisos dados, é hora dos remédios naturais para a coceira.

Argila é um remédio caseiro para coceira na pele

Coloque um pouco de argila bentonita ou montmorillonita sobre a região que está coçando. A argila é muito útil para a coceira e uma série de outros problemas de pele, como a acne. É particularmente útil para curar picadas e mordidas como as de abelhas, vespas e aranhas. A argila ajuda a tirar o veneno da pele, o que ajudará a aliviar a dor e a curar mais rapidamente.

Use argila virgem, não tratada, como a argila verde (muitas vezes chamada de montmorillonita ou argila bentonita) é o tipo mais poderoso.

Misture a argila em uma tigela ou xícara com um pouco de água filtrada até que tenha uma consistência cremosa. Em seguida, basta alisar a pasta de argila em áreas com coceira, deixar secar, enxaguar ou descascar.

Outra forma de aplicação é espalhar a argila sobre um pedaço de tecido limpo e poroso (ou seja, lã, algodão, flanela). Em seguida, coloque o pano de argila na área irritada, com a argila tocando diretamente a pele. Você pode usar bandagem ou envolvê-lo em filme plástico para manter o pano no lugar e proteger suas roupas e móveis. Mantenha o pacote de argila por cerca de 4 horas, ou até que a argila esteja dura e seca.

Tratamento para coceiras

Trate coceiras com soluções caseiras para reduzir o incômodo causado. (Foto: divulgação)

Vinagre de maçã é também um remédio bom para coceira

O vinagre de maçã é um agente anti-séptico, anti-fúngico e antibacteriano eficaz que alivia a coceira, especialmente a coceira associada à pele seca como queimaduras solares e caspa. Também é popularmente usado para animais de estimação com pele seca e com coceira, adicionando algumas xícaras à água do banho. Basta colocar algumas gotas em uma bola de algodão ou pano e aplicar sobre a área afetada..

Argila e vinagre de maçã como remédio caseiro para comichão no corpo

Combine as propriedades anti-coceira de ambos para melhores resultados. Siga as instruções para usar argila topicamente ou como um pacote de argila, basta substituir o vinagre de maçã em vez de água ao fazer sua argila. Basta adicionar uma pequena quantidade de vinagre por vez até atingir a consistência desejada.

Folhas de hortelã como remédio caseiro para alergia na pele que coça

O hortelã é ótimo para picadas de insetos e prurido, pois proporciona uma sensação refrescante que lhe dará um bem vindo alívio. A maneira mais rápida e fácil de usar é esmagar as folhas e esfregar a hortelã diretamente sobre a pele. Você pode até mesmo congelar as folhas de hortelã esmagadas em cubos de gelo para um resfriamento duplo, como o frio dos cubos de gelo também ajuda a entorpecer a área afetada e reduzir o inchaço e inflamação. Use sempre água limpa e filtrada.

Folhas de manjericão frescas como remédio caseiro para coceira

Folhas de manjericão contém compostos anti-coceira chamados cânfora e timol. Este é o um truque ótimo para picadas de insetos, pois é muito rápido e fácil. Além disso, esfregar a folha na pele satisfaz o desejo compulsivo de coçar. Esmague as folhas e esfregue diretamente na pele.

Aloe Vera é um ótimo remédio caseiro para coceira no corpo

Nós amamos aloe vera para quase todo tipo de irritação da pele. Aloe é provavelmente mais conhecido por sua capacidade de curar queimaduras, mas é extremamente versátil, uma vez que acalma a pele e alivia o inchaço e irritação.

Quebre uma folha da planta e corte-a longitudinalmente de cima para baixo com uma faca. Retire o gel pegajoso e esfregue-o diretamente na pele irritada. Se você tem sobra extra, você pode mantê-la refrigerado em um recipiente hermético por até uma semana.

Cascas de frutas como remédio caseiro para coceira no corpo

Esfregue picadas de insetos com uma casca de banana. Casca de melancia é também uma opção. Esta é uma ótima maneira de reutilizar sobras de cozinha que poderiam ser jogados fora. Mas, esse método tem uma desvantagem potencial: o aroma frutado pode atrair insetos. Esta pode ser uma escolha melhor para usar em ambientes fechados. Esfregue a casca na área afetada para o uso adequado.

Farinha de Aveia como remédio para coceira

Aveia contém compostos que reduzem a inflamação. Este é um truque popular que existe há muito tempo. Tomar banhos de aveia para coceira é uma prática comum. Também é comumente usado para hera venenosa e eczema. Você pode adicionar farinha de aveia ao seu banho ou fazer uma cataplasma/emplastro.

Para fazer um emplastro de aveia, adicione um pouco de água a um copo ou tigela de farinha de aveia simples, orgânica e não cozida (o melhor para isso), então deixe descansar por alguns minutos até que atinja uma consistência de pasta. Aplique a pasta na área com coceira, conforme necessário.

Quais outros remédios naturais para coceira vocês recomendam?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.