Tornozelo inchado, o que fazer?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Você já percebeu um dia, do nada, que seus tornozelos estão inchados? Seja por longos dias em pé, viagens ou cirurgia, isso pode acontecer. Para as mulheres grávidas, é quase inevitável. O inchaço em seus tornozelos e pés é desconfortável, e às vezes ele evita que você se mova livremente. Mas, há várias maneiras de aliviar o inchaço e resolver o tornozelo inchado.

O inchaço (ou o que os médicos se referem como edema) acontece quando seu corpo mantém líquido nas pernas, nos tornozelos e nos pés. A maioria das vezes ocorre em ambos os lados do corpo, e não é uma situação de emergência. Muitas vezes, você pode tratar os sintomas de inchaço que ocorre em ambos os lados do seu corpo e aqui estão algumas idéias que podem ajudar:

O que fazer com tornozelo inchado?

Para melhores resultados, use sempre mais de uma terapia por vez, diz ela. Por exemplo, se você andar para o exercício, use a terapia de compressão-meia mais tarde. Se você nadar, considere adicionar ioga à sua rotina. Vejamos então as possíveis soluções para o tornozelo inchado.

Meias de compressão

Disponíveis em sua loja ou supermercado local, as meias de compressão oferecem alívio da dor e evitam a coleta de fluido nas pernas, tornozelos e pés. Elas vêm em pesos leves, médios e pesados, então certifique-se de selecionar um par que não seja muito apertado para o seu corpo. Comece com os modelos leves que tem entre 12-15 mm ou 15-20 mm de mercúrio (medida de pressão).

Elevação

Suporte as pernas para cima em uma almofada ou outro tipo de suporte para ajudar a diminuir o inchaço. Várias poses de Ioga, como deitar no chão com as pernas levantadas e pressionadas contra a parede, também podem ajudar.

Exercícios

Ficar sentado ou parado em um lugar por muito tempo pode aumentar o inchaço. Mova seus joelhos e flexione e estenda seus tornozelos para alívio. Considere a natação, também, porque é um exercício sem peso que também pode acalmar as dores nos tornozelos.

Tornozelo inchado

Trate o tornozelo inchado para evitar um agravamento da dor ou uma lesão mais grave. (Foto: DIY Home Remedies)

Perda de peso

Perder peso pode reduzir o inchaço, bem como melhorar a sua saúde em geral. Muitas pessoas tem problemas de pisadas incorretas e o excesso de peso pode exercer uma pressão maior sobre os pés e tornozelos, tornando a perda de peso uma necessidade.

Sais de Epsom

Mergulhe os pés e os tornozelos por 15 a 20 minutos em um banho fresco cheio de sais de Epsom para aliviar a dor associada ao inchaço. Se você tem neuropatia diabética em seus pés, verifique a água com as mãos primeiro para evitar a exposição de seus pés a temperaturas extremas.

Suplementos de magnésio

É possível que a adição de 200 mg a 400 mg de magnésio à sua dieta diária possa ajudar a limitar a retenção de água e a dor. Converse com o seu médico antes de tomar o suplemento, no entanto, pois você não deve usá-lo se tiver uma doença renal ou cardíaca.

Quando consultar um médico para seu tornozelo inchado?

Se você desenvolver ulcerações nas pernas ou bolhas, chame seu médico. Bolhas e feridas podem levar a infecções graves. Além disso, monitore seus pés. Os sapatos que são muito apertados devido ao inchaço geralmente podem cortar a pele e criar feridas. Mais importante ainda, se o inchaço só ocorrer de um lado, consulte o seu médico imediatamente. Você pode estar em risco de uma trombose venosa profunda.

Tornozelo inchado e tratamento rápido

Você pode fazer pequenas mudanças em sua vida cotidiana para ajudar a reduzir o inchaço. Faça uma curta caminhada a cada hora. Beba 8 a 10 copos de água diariamente. Beber menos realmente promove o inchaço. Limite a ingestão de sal. Coloque almofadas sob seus pés para elevá-los durante a noite.

Existem poucas evidências para apoiar o uso de óleos essenciais para reduzir o inchaço. No entanto, você pode usar óleo de hortelã-pimenta, óleo de eucalipto e/ou lavanda e camomila, se você achar úteis.

Como vocês tratam o inchaço dos tornozelos? Quais soluções funcionam melhor?

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.