De acordo com as estatísticas, os mosquitos são os animais que mais matam pessoas no mundo atualmente. Comparado com um tubarão, por exemplo, o mosquito pode parecer insignificante. Porém, muitos deles carregam doenças que podem matar em pouco tempo. Conheça algumas dessas doenças transmissíveis pelos mosquitos.

Doenças causadas por mosquitos: Zika

Na maioria dos casos, os sintomas que provêm deste vírus são bastante leves e, portanto, não são notados com facilidade. Alguns desses sinais são olhos vermelhos, febre, dor nas articulações e erupção cutânea. As mulheres grávidas e seus bebês estão em perigo real. Este vírus é conhecido por ter uma conexão com a microcefalia, um tipo de defeito congênito que é conhecido por causar danos cerebrais redução no tamanho do cérebro. O Sudeste Asiático, o Caribe, o Brasil, a América do Sul e a América Central são os principais países onde esta doença se difunde.

Doenças causadas por mosquitos: Dengue

A Dengue mostra sua presença em lugares turísticos populares, como América Latina, Porto Rico, Sudeste Asiático e Ilhas do Pacífico. Alguns dos sintomas deste vírus são gengivas sangrando, erupção cutânea, dor de cabeça, febre e hematomas fáceis. Em alguns casos, pode-se sofrer a dengue hemorrágica, que é mortal.

Doenças causadas por mosquitos: Febre do Nilo

Se um mosquito que transporta esse vírus te pica, pode não haver nenhum sintoma. No entanto, em alguns casos, pode haver sintomas como erupção cutânea, febre, diarreia, dor nas articulações e vômitos. Em casos raros, pode haver mais complicações como infecções cerebrais como meningite ou encefalite.

Doenças e mosquitos

Os mosquitos transmitem diversas doenças e muitas delas podem ser fatais para os seres humanos. (Foto: YouTube)

Doenças causadas por mosquitos: Malária

A malária é uma das doenças mais comuns transmitidas por mosquitos, e cerca de metade da população no mundo corre o risco de se infectar por esta doença. A maioria dos casos ocorre na África. Vômitos, calafrios, febre e dor de cabeça são os sintomas desta doença. No caso, se você está viajando para um país onde esse problema é prevalente, tome medicamentos contra a malária e duma com a proteção de uma rede.

Doenças causadas por mosquitos: Febre amarela

O problema da icterícia é um dos sintomas desse problema, que transforma a pele e os olhos do paciente em amarelo. Se a infecção for menor, pode haver sintomas como dor nas costas, vômitos, calafrios e dor de cabeça. Se você estiver viajando para lugares como a América Latina, principalmente se você morar no Brasil, e na África, onde esta doença é comum, não se esqueça de tomar vacina para isso.

Doenças causadas por mosquitos: Chikungunya

O nome desta doença vem de uma língua africana. Ela indica a posição curva das pessoas devido a dor séria nas articulações do corpo causadas por esse problema. Dor de cabeça, fadiga, erupção cutânea e náuseas são alguns dos outros sintomas. Este problema pode ser visto na Ásia, Índia, América e Europa. Em alguns pacientes, os sintomas podem durar meses, pois não há cura adequada. A recuperação deste problema é ligeiramente lenta. O Brasil enfrente esse problema com sérios desafios.

Doenças causadas por mosquitos: Encefalite Californiana

Um mosquito que carrega este vírus morde durante o dia, principalmente na primavera, até o início do outono. Este mosquito é encontrado nas áreas arborizadas do meio do Atlântico, do meio-oeste superior e do Sudeste. Os sintomas como a febre, náuseas, dor de cabeça e febre podem ser lidados de forma leve muitas vezes pelo paciente e pela família.

Doenças causadas por mosquitos: Febre do Vale do Rift

Os mosquitos que sofrem desta infecção podem transmitir essa doença tanto aos humanos quanto aos animais. O nome da doença vem de uma parte no Quênia, o lugar onde foi descoberta pelos médicos. Este problema é bastante comum na África, no Iêmen e na Arábia Saudita. Esta febre pode ser bastante prejudicial para os olhos. Outros sintomas incluem fraqueza e tonturas.

Doenças causadas por mosquitos: Vírus Jamestown Canyon

Este problema foi notado na década de 1980 pelos médicos. As pessoas que pegam este vírus podem apresentar sintomas como febre, gripe e dor de cabeça. Outros problemas graves podem ser inflamação da medula espinhal ou do cérebro. Os mosquitos que espalham este vírus são encontrados principalmente na América do Norte e nos EUA.

Doenças causadas por mosquitos: Vírus da lebre snowshoe

Esta doença obtém esse nome de um animal já que foi identificada pela primeira vez no sangue de uma lebre snowshoe. Este problema agora é visto nos EUA, mas na primeira vez, foi diagnosticado em um ser humano no Canadá na década de 1970. Junto com a inflamação do cérebro, causa uma série de outros sintomas como erupções cutâneas, tonturas, dor de cabeça e vômitos.

Conhece mais alguma doença transmitida por mosquitos? Deixem nos comentários seus conhecimentos!

Marcadores:
Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.