Perda auditiva com a idade é normal?

Escrito na categoria "Saúde" por André M. Coelho.

Perda auditiva relacionada à idade, ou presbiacusia, é a lenta perda de audição que ocorre quando as pessoas envelhecem. Ao compreender como ela acontece, como lidar com ela e como retardar seus efeitos, sua qualidade de vida e principalmente, sua audição, podem melhorar consideravelmente.

Causas da perda auditiva com a idade

Células ciliadas dentro do seu ouvido interno ajudam você a ouvir. Elas captam as ondas sonoras e as transformam em sinais nervosos que o cérebro interpreta como som. A perda auditiva ocorre quando as células ciliadas são danificadas ou morrem. As células ciliadas não crescem novamente, então a  de audição causada por lesão das células ciliadas é permanente.

Não há uma única causa conhecida de perda auditiva relacionada à idade. Mais comumente, ela é causada por alterações no ouvido interno que ocorrem à medida que envelhecemos. Seus genes e ruídos altos (como de concertos de rock ou fones de ouvido de música) podem desempenhar um grande papel.

Os seguintes fatores contribuem para a perda auditiva relacionada à idade:

Sintomas da perda auditiva com a idade

Perda de audição, muitas vezes ocorre lentamente ao longo do tempo. Os sintomas incluem:

Fale com o seu médico ou fonoaudiólogo se você tiver algum destes sintomas. Os sintomas da presbiacusia pode ser como sintomas de outros problemas médicos e mal compreendidos pela maioria dos pacientes.

Aparelhos auditivos para melhorar audição

Na medida em que envelhecemos, naturalmente perdemos parte de nossa audição. E se a perda for muito grave, aparelhos auditivos podem ajudar a recuperar o que foi perdido. (Foto: www.sciencedaily.com)

Exames e testes para a perda auditiva com a idade

Seu médico irá fazer um exame físico completo. Isso ajuda a descobrir se um problema médico está causando a sua perda de audição. Ele irá utilizar um instrumento chamado otoscópio para olhar em seus ouvidos. Às vezes, a cera pode bloquear os canais de orelha e causar a perda de audição. Você pode ser enviado para um otorrinolaringologista e um especialista em audição (fonoaudiólogo). Testes de audição podem ajudar a determinar a extensão da perda auditiva.

Tratamento para a perda auditiva com a idade

Não há cura para a perda auditiva relacionada à idade. O tratamento é focado na melhoria da sua função cotidiana. Os itens a seguir podem ser úteis:

Um implante coclear pode ser recomendado para pessoas com perda auditiva severa. A cirurgia é feita para colocar o implante. O implante permite à pessoa detectar os sons de novo e com a prática, pode permitir à pessoa entender a fala. Mas isso não restaura a audição normal.

Prognóstico da perda auditiva com a idade

Perda auditiva relacionada à idade na maioria das vezes piora lentamente. A perda de audição não pode ser invertida e pode levar à surdez.

A perda auditiva pode causar a evitar sair de casa. Procure a ajuda de seu médico e família e amigos para evitar tornar-se isolado. A perda auditiva pode ser gerida de modo que você pode continuar a viver uma vida plena e ativa.

Possíveis complicações da perda auditiva com a idade

A perda auditiva pode resultar em problemas físicos (como não ouvir um alarme de incêndio) e psicológicos (isolamento social). Pode também levar à surdez.

Contato com um médico

A perda auditiva deve ser verificada o mais breve possível. Isso ajuda a descartar causas como muita cera no ouvido ou os efeitos secundários dos medicamentos. Seu médico deve fazer um teste de audição. Contate o seu médico imediatamente se você tem uma mudança repentina em sua audição ou perda auditiva com outros sintomas, como dor de cabeça, alterações na visão, ou vertigens.

Sobre o autor

Autor André M. Coelho

André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.