Personal trainer para terceira idade! Qual a diferença?

Escrito na categoria "Atividade física" por Bruno Almeida.

No artigo de hoje vamos falar sobre o personal para a terceira idade. Porque é necessário um trabalho diferenciado? Qual o foco e como saber como escolher esse profissional diferenciado.

Para muitas pessoas, atividades que parecem simples como, por exemplo, amarrar os sapatos, levantar do sofá, levar um copo com água até a boca e subir escadas, não são tão simples assim. Para algumas pessoas idosas, essas ações são bem complicadas.

A sequência de movimentos realizados por pessoas que já passaram dos 60 anos busca melhorarem o fortalecimento da musculatura e assim oferecer condições de que possam ter certa independência.

Porque buscar um personal da terceira idade?

Em qualquer idade, o exercício físico é primordial para a manutenção da saúde, na terceira idade não seria diferente. As pessoas idosas devem trabalhar alongamentos, fortalecer musculatura e articulações e promover melhorias em seu sistema cardiorrespiratório. Nos trabalhos da terceira idade, o foco não é a estética, mas sim a prevenção de doenças e manutenção da boa saúde.

Como envelhecer com saúde?

Diversas doenças adquiridas com o envelhecimento podem ser evitadas através da prática de exercício físico adequado. Alguns exemplos são: osteoporose, aumento de peso, doenças cardíacas e diabetes tipo II.

Claro que não é somente o exercício físico que irá te prevenir de tais doenças. Uma boa alimentação, mudar hábitos, evitar bebidas alcoólicas, não fumar e não consumir outros tipos de drogas são fatores que contribuem para uma boa saúde.

Personal e reabilitação de idosos

Outro grande campo de atuação do personal frente ao pessoal da terceira idade é quanto à reabilitação dos mesmos. A reabilitação física é o tratamento de patologias comuns da terceira idade.

Osteoporose, artrose, hérnias de disco, além das dores musculares e até mesmo as quedas por falta de equilíbrio são problemas que são minimizados através de programas específicos de exercícios físicos.

A definição de tais programas é individual e cada caso requer uma atenção especifica e exercícios diferenciados. O trabalho bem feito do fisioterapeuta junto ao educador físico, certamente irá proporcionar uma recuperação fantástica de tal paciente.

Relação personal trainer e terceira idade

O que faz um personal trainer da terceira idade?

Relação entre Personal Trainer e a terceira idade

O profissional de educação física que atua com a terceira idade compreende que o idoso precisa sentir prazer e motivação com a atividade física. Diferente dos jovens, os idosos não buscam corpos sarados, mas sim corpos sadios.

A intensidade e volume dos exercícios devem ser sempre mais baixos e após o programa realizado, o idoso deseja ter resistência para realizar suas tarefas cotidianas com maior independência e segurança.

Na sequencia de nosso artigo vamos apresentar o que os especialistas chamam dos 5 maiores benefícios dos exercícios físicos para os idosos. São eles:

Então é isso pessoal! Os benefícios dos exercícios físicos são incontáveis, mas a busca por eles deverá ser feita com segurança e bem orientada. Este é um dos motivos de ter sempre um profissional capacitado com você, buscar a manutenção da saúde e melhoria na qualidade de vida.

Sobre o autor

Autor Bruno Almeida

Bruno Almeida é formado em Educação Física pela UFV - Universidade Federal de Viçosa. Foi aluno destaque do instituto e agora compartilha seus conhecimentos no site Saúde Melhor!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.