A tontura é a sensação desorientadora de estar desequilibrado ou tonto. Você pode sentir que está prestes a desmaiar ou que seus arredores estão se movendo ou girando em torno de você. Ambas as sensações são às vezes acompanhadas de náusea ou vômito. A tontura não é uma condição médica isolada, mas sim um sintoma de uma causa subjacente.

Algumas possíveis causas de tontura incluem:

Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB)

Hipoglicemia

Hipotensão

Tomar certos medicamentos

Problemas no ouvido interno

Problemas de circulação

Certas condições, como anemia, enxaqueca ou ansiedade

Portanto, tratar sua tontura geralmente envolve o tratamento de um desses outros aspectos.

Remédio pra tontura

Certos alimentos e nutrientes podem ajudar a aliviar os sintomas de tontura. Porém, você deve procurar um médico para encontrar a raiz da sua tontura e começar a tratar essa causa para que ela não retorne.

Água

Uma causa comum de tontura é a desidratação. Se você se sentir cansado e com sede e tiver micção menos frequente quando estiver tonto, tente beber água e manter-se hidratado.

Gengibre

O gengibre pode ajudar a aliviar os sintomas da doença de movimento. Também pode ajudar a tratar náuseas em mulheres grávidas. Você pode tomar gengibre de várias formas. Incorporar gengibre fresco ou moído em sua dieta, beber chá de gengibre ou levá-lo em forma de suplemento. No entanto, você deve sempre consultar seu médico antes de tomar qualquer tipo de suplemento, mesmo que seja natural. Suplementos podem interferir com outras condições médicas que você tem ou com medicamentos que você toma.

Vitamina C

O consumo de vitamina C pode reduzir a vertigem em pessoas com a doença de Meniere. Alimentos ricos em vitamina C incluem frutas cítricas, como a laranja e o limão, morangos, e pimentões.

Vitamina E

A vitamina E pode ajudar a manter a elasticidade dos vasos sanguíneos, o que pode ajudar a prevenir problemas de circulação. A vitamina E pode ser encontrada no germe do trigo, sementes, oleaginosas, kiwis e no espinafre.

Vitamina B-6

Alimentos ricos em vitamina B-6 também podem ajudar a tratar tonturas. Algumas pesquisas descobriram que os suplementos de vitamina B-6 ajudaram a reduzir os sintomas de vertigem induzida por drogas. No entanto, mais pesquisas são necessárias. A vitamina B-6 também pode ajudar a prevenir a anemia. Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como pistaches, atum, peru, carne de porco, ameixas, damascos.

Ferro

Se o seu médico achar que você está com anemia, eles podem encorajá-lo a obter mais ferro. O ferro pode ser encontrado em alimentos como carne vermelha, carne de aves, feijões, e verduras escuras.

Tontura

Solucione a tontura de maneira simples e evite problemas incômodos para sua saúde. (Foto: Daily Express)

Medicamento para tontura

Medicamentos para tratar tontura muitas vezes se concentram no tratamento da condição subjacente. A medicina preventiva da enxaqueca, por exemplo, é frequentemente prescrita para pessoas que tem vertigem ou tontura com enxaqueca. Medicamentos anti-ansiedade também podem ser prescritos para reduzir a gravidade dos ataques de ansiedade que causam tontura. Outros medicamentos que podem ser usados ​​para tontura incluem:

Pílulas de água ou diuréticos, que podem ser usados ​​como tratamento para condições como a doença de Meniere que causam um acúmulo de líquido no ouvido interno

Anti-histamínicos e anticolinérgicos, que são dois dos únicos medicamentos prescritos que se concentram inteiramente no tratamento da tontura em vez da condição subjacente

Anti-histamínicos vendidos sem receita médica, embora as variações não abundantes sejam menos eficazes no tratamento da tontura

Exercícios e práticas de estilo de vida para tratar a tontura

Quando você começa a sentir tontura, muitas vezes pode ajudar a deitar o mais rapidamente possível. Se você tiver casos graves de vertigem, feche os olhos enquanto está deitado. Se você está superaquecido, tome uma bebida fresca e vá para uma área sombreada com ar condicionado.

A manobra de Epley, que você pode fazer em casa, é um exercício que pode ajudar a tratar tonturas, especialmente da VPPB. Ela foi projetada para desalojar os cristais dos canais auditivos e reduzir a tontura. O processo de manobra de Epley envolve as seguintes etapas:

Sente-se em uma cama e vire a cabeça até a metade.

Deite-se de costas, mantendo a cabeça virada. Um travesseiro deve estar apenas sob os ombros, com a cabeça reclinada.

Mantenha essa posição por 30 segundos.

Vire sua cabeça sem levantá-la, então ela está parecendo a meio caminho da esquerda. Aguarde mais 30 segundos.

Mantendo a cabeça virada, vire o corpo para a esquerda, de modo que você esteja deitado de lado. Aguarde 30 segundos.

Sente-se no seu lado esquerdo.

Se você está propenso a tontura, pode ajudar saber isso ao fazer o tratamento. Se você estiver mais atento ao fato de perder ou perder o equilíbrio, talvez esteja mais preparado para evitar uma lesão.

As enxaquecas podem causar tontura, e a acupuntura pode ajudar a tratar o desconforto das dores de cabeça. A acupuntura é a prática de inserir muitas pequenas e finas agulhas em áreas específicas da pele.

Prevenindo a tontura

Viver um estilo de vida saudável pode ajudar a tratar e prevenir tonturas. Tente reduzir a quantidade de estresse em sua vida. Beba bastante água e durma muito. Você também deve evitar sal, álcool, cafeína e tabaco. O consumo frequente dessas substâncias pode aumentar seus sintomas.

Causas de tontura

Existem muitas causas diferentes de tontura, algumas menos graves que outras.

A vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é uma das causas mais comuns de vertigem. É causada por mudanças específicas no posicionamento da sua cabeça. Pode causar episódios curtos de tontura leve a grave. A VPPB é frequentemente idiopática, o que significa que nenhuma causa é conhecida, mas também pode ser causada por um golpe na cabeça. Existe uma associação com VPPB e enxaqueca.

Hipoglicemia, ou baixa de açúcar no sangue, é outra das causas mais comuns de tontura. A hipotensão, ou pressão arterial baixa, também pode causar fadiga e tontura.

Certos medicamentos também podem causar tontura. Por exemplo, medicamentos para pressão sanguínea podem reduzir a pressão arterial em demasia e causar tontura. Sedativos e tranquilizantes têm tontura como efeito colateral comum. Drogas anticonvulsivantes e antidepressivos também podem causar tontura. Converse com seu médico se você acha que a tontura é causada por qualquer medicação que você toma.

Outras causas comuns de tontura podem incluir:

Problemas no ouvido interno, como infecções ou acúmulo de fluidos, que podem afetar o equilíbrio
problemas de circulação, incluindo má circulação sanguínea que impede o fluxo sanguíneo adequado de atingir o cérebro ou o ouvido interno

Desidratação

Insolação ou ficar superaquecido

Algumas condições estão associadas à tontura. Essas incluem anemia ou baixos níveis de ferro, transtornos de ansiedade que podem causar tontura durante os ataques, distúrbios neurológicos, como a esclerose múltipla ou Parkinson, que causam uma perda de equilíbrio e a enxaqueca crônica.

O prognóstico, desde que haja o acompanhamento médico adequado, é extremamente positivo.

Você tem tonturas? O que faz para aliviar os sintomas? Como seu médico te auxilia?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.