4 remédios caseiros para bronquite
Remédios caseiros são realmente sua melhor aposta quando se trata de tratar bronquite. Estudos de pesquisa mostraram que os antibióticos não são eficazes para o tratamento da bronquite. Apesar da evidência de ineficácia e diretrizes claras no mundo da medicina, a taxa de prescrição para bronquite aguda na verdade aumentou. Evitar o uso excessivo de antibióticos para bronquite aguda deve ser uma pedra angular dos cuidados de saúde de qualidade. Mas o primeiro passo sempre começa com o diálogo com um bom profissional médico, capaz de recomendar os melhores procedimentos de tratamento curativo e preventivo. Só use os tratamentos abaixo se seu médico recomendar.
Leia também
Seu objetivo quando você tem bronquite deve ser remover o catarro em seu peito e mover para que você possa expeli-lo. A abordagem mais direta para os pulmões é o ar que você respira, por isso os tratamentos de inalação são o primeiro recurso. Pense neles como uma limpeza a vapor para suas vias aéreas. A comida e a bebida certas também podem ajudar a manter o muco em movimento.
Ao mesmo tempo, você vai querer combater germes no ecossistema do seu corpo e evitar que eles se prendam ao muco. Vamos então para as sugestões de tratamento caseiro.
Remédio caseiro para bronquite: vapor
Você pode fazer isso apenas tomando um banho quente, é claro. Ou colocar água fervente em uma tigela e inclinar-se sobre ela, colocando uma toalha sobre a cabeça. Inalar o vapor ajudará a soltar as secreções em seus pulmões.
Para tornar o tratamento a vapor ainda mais eficaz, adicione algumas gotas de óleo de eucalipto ou óleo de pinho à água. O eucalipto ajuda a amolecer o muco nas vias aéreas obstruídas e possui algumas propriedades antibacterianas. Se você quiser usar folhas de eucalipto, simplesmente ferva-as em uma panela de água, retire do fogo e inspire o vapor. O óleo de pinho atua como um expectorante, assim ele ajudará você a “expelir” a fleuma dos tubos brônquicos.
Execute um umidificador no seu quarto quando estiver dormindo para umedecer o ar que você respira. Mas certifique-se de seguir as instruções do fabricante para a limpeza do umidificador. Caso contrário, bactérias e mofo podem se acumular.
Se você tem um ultrassom, umidificador de névoa fria, adicione o conteúdo de um frasco de 3% de peróxido de hidrogênio e um quarto de xícara de água. O peróxido de hidrogênio funciona para reduzir o muco e pode até ajudar a controlar a infecção. Você pode deixar o umidificador funcionando dia e noite, para que você respire constantemente os vapores.
Remédio para bronquite caseiro: hábitos alimentares
Para diluir o muco e ajudá-lo a tossir mais facilmente, beba muita água, pelo menos oito copos de 250 ml por dia. E evite bebidas alcoólicas e cafeinadas, que desidratam o sistema e tornam o muco mais difícil de ser desalojado.
Coma pimentas, salsa picante ou pratos preparados com pimenta caiena. Os alimentos apimentados não só fazem seu nariz funcionar como também diluem o muco nos pulmões, ajudando você a tossir de forma mais produtiva.
Beba chá de verbasco, que é um remédio popular tradicional para doenças respiratórias e oferece uma outra maneira de limpar o muco de seus pulmões. Ele contém saponinas, que ajudam a soltar a fleuma, juntamente com uma mucilagem gelatinosa que acalma as membranas mucosas cruas. Ferva um copo de água, retire do fogo e coloque duas colheres de chá de folhas de verbasco secas. Deixe o chá em infusão por 10 minutos, depois coe as folhas molhadas e beba o chá. Você pode beber até três xícaras por dia.
O leite de vaca contém lactalbumina, que estimula a produção de muco no trato respiratório superior e inferior e nos intestinos. Quando os humanos bebem leite de vaca, o resultado é uma produção excessiva de muco. Evite.
Tratamento caseiro para bronquite: suplementos
A N-acetilcisteína, uma forma do aminoácido cisteína, ajuda a afinar e afrouxar o muco. Tome uma dose de 600 miligramas três vezes ao dia entre as refeições, até que a bronquite tenha desaparecido. Se você está tratando bronquite de curta duração, continue tomando por mais algumas semanas após a tosse desaparecer.
Equinácea e astrágalo são ervas que fortalecem o sistema imunológico e ajudam a combater bactérias e vírus. Tome 500 miligramas de cada erva quatro vezes ao dia para bronquite aguda ou duas vezes por dia para bronquite crônica.
O ácido R-lipóico é um poderoso nutriente antioxidante que é vital no reparo de vias aéreas inflamadas. Como outros antioxidantes, como as vitaminas E e C, o ácido R-lipóico contribui para a sua saúde, neutralizando os efeitos de moléculas nocivas chamadas radicais livres, que danificam as células. Normalmente, seu corpo produz ácido lipóico suficiente, mas quando há inflamação, as células ficam estressadas e precisam de toda a ajuda possível. Tome 100 miligramas de ácido R-lipóico três vezes ao dia com as refeições.
https://youtu.be/axh-BCk-6ys
O poder da prevenção para a bronquite
Para prevenir bronquite crônica, o conselho mais importante é: não fume. Se você é um fumante, comece a conversar com um psicólogo e um psiquiatra para encontrar o melhor meio de parar com o cigarro.
Se o seu trabalho o expuser a muito pó, fumos ou poluentes, qualquer um dos quais possa contribuir para a bronquite crônica, certifique-se de que está a usar a máscara ou respirador adequado para filtrar as impurezas do ar que respira.
Para reduzir o risco de contrair bronquite viral, lave as mãos frequentemente e mantenha-as longe do rosto, especialmente quando estiver perto de alguém com resfriado. Limpe seu nariz e seios com spray nasal salino. Ou use uma medicação sem receita de limpeza do seio recomendada pelo seu farmacêutico. Deve ajudar a evitar que alérgenos e agentes infecciosos entrem em seus pulmões.
A vitamina C ajuda a combater os vírus respiratórios. Ela funciona bem em conjunto com flavonoides suplementares, também chamados de bioflavonoides. Como medida preventiva, tome até 2.000 miligramas por dia de vitamina C com flavonoides em doses divididas. Com doses mais altas de vitamina C, algumas pessoas ficam com diarreia.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Receita natural para dor de garganta!
Nariz entupido: o que causa e como tratar!
3 chás para tratamento de sinusite
Como melhorar a sinusite?
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.