Cera de ouvido é uma substância produzida naturalmente que protege as orelhas de bactérias e outros agentes externos, enquanto age como um lubrificante para o ouvido e o canal auditivo. No entanto, excesso de cera acumulada pode causar desconforto, irritação, sensação entupimento, tonturas, coceira e até perda parcial da audição. Aprender um remédio para tirar a cera de ouvido pode ajudar bastante nisso. Embora, existam inúmeros métodos disponíveis no mercado para remoção de cera de ouvido, você deve tomar cuidado e só fazer qualquer tratamento para tirar cera do ouvido com a aprovação e orientação do seu médico.

Cera no ouvido: sintomas e causas

Cera de ouvido pode causar irritação quando há um bloqueio ou impactação devido à sua acumulação profunda dentro do canal auditivo. A cera é empurrada mais profundamente na orelha, enquanto cotonetes de algodão são inseridos e portanto, causando bloqueio e desconforto.

Outra razão mais óbvia é o uso de qualquer objeto pontiagudo dentro da orelha afim de remover a cera superficial, o que acaba por empurrar a cera de ouvido para mais dentro da orelha. Pessoas, que usam tampões de ouvido ou aparelhos auditivos são mais propensas a terem problemas causados pela cera no ouvido.

Os sintomas de problemas causados pela cera de ouvido impactada são os seguintes:

  • Prurido do canal auditivo
  • Plenitude ou sensação de obstrução
  • Tontura
  • Zumbidos no ouvido
  • Descarga (secreção) do canal auditivo
  • Diminuição da audição
  • Dor de ouvido

Mas como remover essa cera naturalmente, em casa?

Como tirar cera do ouvido entupido? Solução salina ou soro fisiológico

Misture 1 colher de chá de sal em cerca de 1/2 xícara de água morna até que se dissolva completamente. Agora, mergulhe uma bola de algodão na solução e esprema algumas gotas da mesma na orelha, inclinando ligeiramente a cabeça para cima. Fique nesta posição por algum tempo para que a água salgada corretamente entre na orelha. Agora, incline a cabeça na direção oposta para drenar a solução da orelha. Esta é a melhor solução de remoção de cera de ouvido para se livrar do problema em casa, sendo também a mais segura.

Problemas causados pela cera no ouvido

Quando a cera de ouvido estiver causando problemas, a primeira coisa a fazer é conversar com um médico sobre o problema e as possíveis soluções. (Foto: Home Remedy Shop)

Remédio para tirar a cera do ouvido: água oxigenada

Misture partes iguais de água oxigenada e água. Certifique-se de que o a concentração da água oxigenada não seja superior a 3%; Caso contrário, pode ser prejudicial. Despeje algumas gotas na orelha, inclinando a cabeça para os lados. Deixe no ouvido por algum tempo. Agora, incline a cabeça para o lado oposto e deixe a solução extra escorrer. Esta é uma solução eficaz para remoção de cera de ouvido.

Cera de ouvido seca: remova com óleo de bebe ou óleo mineral

Suavize a cera do ouvido colocando algumas gotas de óleo de bebê ou óleo mineral com a ajuda de um conta gotas. Deixe o óleo se estabelecer por algum tempo, colocando uma bola de algodão na abertura da orelha. Isso evita que o óleo escorra antes de atingir a cera. Retire a bola de algodão depois de algum tempo para drenar o óleo extra da orelha. Óleo ajuda a suavizar a cera de ouvido impactada, facilitando a remoção da cera de ouvido.

Solução de vinagre e álcool para tirar cera do ouvido

Misture partes iguais de vinagre branco e álcool em uma tigela ou caneca. Despeje algumas gotas no ouvido entupido com cera de ouvido. Esta solução ajuda muito para se livrar da cera de ouvido, o que pode ser irritante às vezes.

Azeite contra a cera de ouvido

Uma das melhores maneiras de remover a cera do ouvido é o azeite de oliva, pois suaviza a cera do ouvido, tornando assim mais fácil para que ela saia da orelha. Coloque duas ou três gotas de azeite na orelha afetada pelo excesso de cera antes da hora de dormir. Repita continuamente por 3 a 4 dias. A remoção da cera de ouvido através de azeite é uma maneira eficaz, já que ele amacia a cera de ouvido, tornando-a mais fácil de remover.

Água morna para cera de ouvido

Derrame pouca água morna na orelha afetada. Deixe-a por alguns segundos. Em seguida, escorra. Utilize apenas água limpa. Essa é uma forma segura, mas deve ser feita com cuidado pois o excesso de água pode acabar prejudicando o ouvido e causando infecções.

Como evitar o excesso de cera de ouvido?

Para evitar problemas causados pela cera de ouvido, tente mantê-lo sempre úmido frequentemente com água corrente em seu ouvido enquanto toma um banho. Isso evitará que a cera do ouvido fique seca de modo que não se acumulará no canal auditivo. Certifique-se de que você drena a água da orelha depois de deixá-la no ouvido por algum tempo.

Não use quaisquer objetos pontiagudos dentro das orelhas, pois pode causar infecção no ouvido enquanto empurra a cera mais fundo.

Evite inserir cotonetes ou fones de ouvido no canal auditivo. Você pode usar cotonetes para remover a cera de ouvido exposta na abertura da orelha, mas não para empurrar profundamente para dentro do canal auditivo. Ela pode empurrar o excesso de cera para o interior do canal auditivo, resultando na cera impactada.

Não use velas para remover a cera. Essa é uma técnica que pode ser realmente perigosa porque você necessita prender a vela iluminada muito perto de sua orelha. Pode até queimar sua orelha.

Não use água fria ou um jato forte para drenar o excesso de cera. As seringas usadas nesse jato podem levar ao dano dos tímpanos, enquanto a água fria pode resultar em tonturas.

Evite usar qualquer outro método para remover a cera de ouvido em casa, como a sucção. Também não use qualquer tipo de líquido ácido para amaciar a cera.

É um mito comum colocar óleo quente nos ouvidos. Mas isso deve ser evitado, já que o óleo quente pode queimar a pele dentro da orelha ou do tímpano causando infecção.

Evite o consumo de produtos lácteos, mas capriche nos alimentos ricos em ômega 3, excelentes para reduzir problemas causados pela cera de ouvido. Consulte um médico se o problema persistir mesmo depois de usar remédios caseiros.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.