O que são doenças autoimunes?
Uma doença auto-imune é uma condição que ocorre quando o sistema imunitário ataca erroneamente e destrói o tecido corporal saudável. Existem mais de 80 tipos diferentes de distúrbios auto-imunes.
Causas das doenças autoimunes
Normalmente, os glóbulos brancos do sistema imunológico ajudam a proteger o organismo de substâncias nocivas, chamadas de antígenos. Exemplos de antígenos incluem as bactérias, os vírus, toxinas, células cancerígenas no sangue e tecidos ou de outra pessoa, ou espécie. O sistema imune produz anticorpos que destroem estas substâncias nocivas.
Leia também
- Problemas nos dentes? Podem ser sintomas de algo mais grave!
- Fadiga crônica sintomas, causas e tratamentos
Em pacientes com uma doença auto-imune, o sistema imunológico não pode dizer a diferença entre o tecido do corpo saudável e antígenos. O resultado é uma resposta imune que destrói os tecidos normais do corpo. Esta resposta é uma reação de hipersensibilidade semelhante à resposta em condições alérgicas. Nas alergias, o sistema imune reage a uma substância de fora que seria normalmente ignorada. Com desordens auto-imunes, o sistema imune reage aos tecidos normais do corpo que normalmente seriam ignorados.
O que faz com que o sistema imunitário deixe de dizer a diferença entre os tecidos corporais saudáveis e antígenos é desconhecido. Uma teoria é que alguns microrganismos (tais como bactérias ou vírus) ou drogas podem desencadear algumas destas mudanças, especialmente em pessoas que têm genes que os tornam mais propensos a ter doenças auto-imunes. Uma doença auto-imune pode resultar em:
- A destruição de um ou mais tipos de tecidos do corpo;
- O crescimento anormal de um órgão;
- Alterações na função dos órgãos.
Uma doença auto-imune podem afetar um ou mais órgãos ou tipos de tecidos. Órgãos e tecidos acometidos por doenças auto-imunes incluem:
- Os vasos sanguíneos;
- Os tecidos conjuntivos;
- As glândulas endócrinas, como a tiróide ou pâncreas;
- Articulações;
- Músculos;
- Os glóbulos vermelhos;
- Pele.
Uma pessoa pode ter mais do que uma desordem auto-imune ao mesmo tempo. Exemplos de doenças auto-imunes incluem:
- Doença de Addison;
- A doença celíaca (enteropatia sensível ao glúten);
- Dermatomiosite;
- A doença de Graves;
- Tireoidite de Hashimoto;
- A esclerose múltipla;
- Miastenia gravis;
- A anemia perniciosa;
- Artrite reativa;
- A artrite reumatóide;
- Síndrome de Sjogren;
- O lúpus eritematoso sistêmico;
- Diabetes tipo I.
Sintomas das doenças autoimunes
Os sintomas de uma doença autoimune, variam de acordo com a doença e localização da resposta imune anormal.Os sintomas que ocorrem frequentemente com doenças auto-imunes incluem:
- Fadiga;
- Febre;
- Mal-estar.
Exames e testes para doenças autoimunes
O médico irá fazer um exame físico. Sinais dependerão do tipo de doença. Os testes que podem ser feitos para diagnosticar uma desordem auto-imune podem incluir:
- Os testes de anticorpos antinucleares;
- Testes de auto-anticorpos;
- CBC;
- Proteína C-reativa (PCR);
- Taxa de sedimentação de eritrócitos (ESR).
Tratamento para as doenças autoimunes
Os objetivos do tratamento são:
- Reduzir os sintomas;
- Controlar o processo auto-imune;
- Manter a capacidade do organismo para combater a doença.
Quais os tratamentos são utilizados depende da doença específica e seus sintomas. Alguns pacientes podem precisar de suplementos para substituir um hormônio ou vitamina que está faltando. Exemplos incluem suplementos de tireoide, vitaminas como B12, ou injeções de insulina. Se a doença autoimune afeta o sangue, você pode precisar de transfusões de sangue.
Pessoas com doenças auto-imunes que afetam os ossos, articulações ou músculos podem precisar de ajuda com o movimento ou outras funções.
Medicamentos são frequentemente prescritos para controlar ou reduzir a resposta do sistema imunológico. Eles são freqüentemente chamados de medicamentos imunossupressores. Tais medicamentos podem incluir corticosteroides (como a prednisona) e drogas não esteroides como a azatioprina, ciclofosfamida, micofenolato, sirolimus ou tacrolimus.
Prognóstico das doenças autoimunes
O resultado depende da doença. A maioria das doenças auto-imunes são crônicas, mas muitas podem ser controladas com o tratamento. Os sintomas de doenças auto-imunes podem ir e vir.
Possíveis complicações das doenças autoimunes
Complicações dependem da doença. Os efeitos colaterais dos medicamentos utilizados para suprimir o sistema imune podem ser graves, como infecções que podem ser difíceis de controlar.
Contato com um profissional médico
Chame o seu médico se desenvolver sintomas de uma doença auto-imune e descreva para ele com cuidado todos os sintomas. É muito difícil diagnosticar uma doença auto-imune, mas não é impossível.
Prevenção de doenças autoimunes
Não há prevenção conhecida para a maioria das doenças auto-imunes.
Sobre o autor
André fez parte de uma das primeiras equipes de Parkour no Brasil. Desde então, atuou junto de educadores físicos, nutricionistas, fisioterapeutas e profissionais da saúde para aperfeiçoar seus conhecimentos. Desde 2012, escreve dicas de saúde e exercícios físicos que aprendeu e continua aprendendo. Em 2019 tornou-se instrutor de Muay Thai e Kickboxing, compartilhando com seus alunos para ensinar tudo que aprendeu.
Veja também
Doenças graves sem tratamento tradicional, tem cura?
Alergias mais comuns e seus tratamentos!
Diabetes – Receitas naturais que podem lhe ajudar!
Reumatismo – Chá e remédios naturais!
Aviso legal
O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista. Procure sempre orientação médica presencial antes de consumir ou utilizar qualquer produto ou substância terapêutica.