Talvez um dos sinais mais universais de afeto, o beijo existe em quase todas as culturas. O ato de beijar pode variar desde um simples selinho até um beijo de língua longo e apaixonado. Embora seja uma grande expressão de carinho, um beijo íntimo de 10 segundos pode transferir mais de 80 milhões de bactérias entre as bocas dos envolvidos. Isso pode até ajudar na saúde de alguns casais, diversificando suas bactérias orais e assim, aumentando sua resistência a outros microrganismos. Porém, a troca de saliva pode muitas vezes acabar por transferir doenças entre dois indivíduos.

Ninguém está isento dos perigos das doenças espalhadas pelos beijos. Embora as pessoas em relacionamentos de longo prazo possam ter menos riscos, qualquer um pode ficar doente pelos beijos e troca de salive. Você pode querer toar mais cuidado, e pensar em quem você beija, para não pegar uma dessas doenças transmitidas através de um beijo.

Doença transmitida pelo beijo: mononucleose

Esta doença é geralmente causada pelo vírus Epstein-Barr, e se espalha através da saliva. Os sintomas são muito semelhantes aos da gripe e incluem febre, dor de garganta, fadiga, fraqueza muscular e glândulas linfáticas inchadas. A infecção e sintomas relacionados geralmente duram entre um e dois meses. Jovens entre 15 e 30 anos e aqueles que entram regularmente em contato com muitas pessoas estão nos grupos de maior risco. Embora não exista tratamento para a mononucleose, descanso, manter-se hidratado e tomar medicamentos analgésicos recomendados pelo médico muitas vezes ajuda no tratamento.

Doenças transmitidas pelo beijo

O beijo é uma linda expressão de carinho, mas pode carregar uma série de doenças, prejudicando a saúde dos mais beijoqueiros. (Foto: Love)

Doenças causadas pelo beijo: citomegalovírus

O citomegalovírus é um vírus da família da herpes. Esta doença se espalha através da saliva, bem como através de sangue, urina, sêmen e leite materno. Como todos os vírus da herpes, o citomegalovírus pode permanecer dormente no corpo por longos períodos de tempo, especialmente se você estiver saudável.

Embora este vírus infecte poucas pessoas, os sintomas geralmente aparecem naqueles com sistemas imunológicos comprometidos. Os sintomas podem incluir fadiga, febre, dores musculares e, em casos mais graves, pneumonia, encefalite, convulsões e deficiência visual. Embora não haja cura para , o tratamento para o vírus geralmente não é necessário em crianças e adultos saudáveis, mas um médico deve ser consultado para receitar os melhores cuidados.

Doenças transmitidas pelo beijo de língua: gengivite

As bactérias, muco e outras partículas vivem constantemente em nossas bocas e podem se juntar para formar a placa. Escovar e usar fio dental ajuda a se livrar da placa, embora se não for bem limpa, a placa pode acabar se acumulando sob a linha de gengiva e causar a gengivite. Embora essa doença não se espalhe através dos beijos, as bactérias ruins que a causam pode. Escovar e passar o fio dental nos seus dentes regularmente são as suas melhores defesas contra essa doença.

Doenças transmitidas pelo beijo: herpes

O herpes oral é transmitida através do contato direto entre uma área infectada da pele ou uma membrana mucosa. Mais de 50 por cento da população adulta tem herpes oral, mas os sintomas nem sempre são visíveis. Infelizmente, uma vez que você contrair o vírus, ele permanece com você para sempre. Além disso, a herpes oral, causada pelo vírus da herpes simplex tipo 1 pode também causar herpes genital. Especialistas estimam que mais de 20 por cento dos novos casos de herpes genital são causados ​​pelo herpes simplex tipo 1 transmitido através do sexo oral. Os surtos de herpes oral, entretanto, são geralmente poucos e distantes entre si. Durante um surto, os sintomas costumam durar entre 8 e 10 dias, em média, e as feridas se curam por conta própria ou com uso de medicamentos receitados pelo médico, tais como própolis e certas pomadas.

Doenças transmitidas pela saliva humana: meningite

Muitos tipos de vírus podem causar meningite viral, que é grave, mas menos grave do que a meningite bacteriana. Esta doença pode ser transmitida de uma pessoa para outra através de secreções respiratórias. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, pescoço rígido, náuseas e vômitos. Embora não haja medicamentos para a meningite viral, as pessoas com sistemas imunológicos saudáveis ​​geralmente melhoram por conta própria, com o devido acompanhamento médico.

Beijo pode transmitir a poliomielite

A poliomielite é uma doença viral altamente infecciosa que afeta principalmente crianças. O vírus se propaga a partir do contato oral ou através de alimentos e água contaminados. Uma vez no intestino, pode invadir o sistema nervoso e causar paralisia. Os sintomas incluem febre, dor nos membros, fadiga, dor de cabeça e rigidez no pescoço. Embora não haja cura para a pólio, tsua erradicação está bem próxima, devido à vacinação realizada na infância contra a doença.

Beijo transmite caxumba

Caxumba é uma infecção viral que afeta as glândulas salivares, deixando-as inchadas. Geralmente se espalha através de gotas no ar pelo nariz ou garganta de uma pessoa infectada. Facilmente evitável pela vacina, esta doença já não é tão comum como antigamente, embora surtos em grupos não vacinados ainda ocorram esporadicamente. Os sintomas incluem tipicamente febre, dor de cabeça, dores musculares, fadiga e perda de apetite. A recuperação de caxumba leva cerca de duas semanas, e o tratamento geralmente se concentra no alívio dos sintomas.

Beijo pode transmitir rubéola

A rubéola é uma doença contagiosa causada por um vírus transmitido através de espirro de uma pessoa infectada ou pal tosse. Os sintomas só aparecem na metade das pessoas que tem rubéola e geralmente são leves. Eles incluem febre e erupções cutâneas, mas eles clareiam em dois a três dias. A vacina contra rubéola pode prevenir esta doença.

Gripe é transmitida pelo beijo

A gripe é transmitida de pessoa para pessoa, geralmente através de gotículas de saliva na tosse, espirros ou conversas. As pessoas podem infectar outros com o vírus da gripe um dia antes que eles tenham sintomas e até sete dias depois de ficarem doentes. Os sintomas incluem febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e fadiga. A maioria das pessoas se recupera por conta própria em menos de duas semanas. A gripe é uma doença altamente sazonal que muitas vezes pode ser prevenida ao obter uma vacina contra a gripe anual.

E o HIV e Hepatite?

Apesar de serem doenças transmitidas pelo contato entre líquidos de uma pessoa não contaminada e uma pessoa contaminada, as chances de se pegar essas doenças através de um beijo são quase nulas. Quase nulas porque se a pessoa contaminada por uma dessas doenças tiver algum sangramento ou ferida na boca, as chances de contaminação pelo beijo aumentam exponencialmente.

E aí, vai continuar beijando todos e todas ou vai ter mais cuidado no próximo beijo que você der?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.