Lúpus é uma doença auto-imune, o que significa que o corpo está se atacando. Pode afetar várias partes do corpo e cria muitos sintomas diferentes. Ela pode variar de leve a um nível de risco de vida. A causa desta condição é ainda desconhecida, embora a genética parece desempenhar um papel. Esta é uma doença muito complexa, que afeta cada pessoa de forma diferente.

Inflamação

A inflamação é o principal sintoma da doença. Esta inflamação causa a dor e danos para os órgãos e as juntas em todo o corpo.

Sintomas comuns da Lúpus

Na maioria dos pacientes, o lúpus afeta somente alguns órgãos, e não todo o corpo. Artrite, dores dor nas articulações, em conjunto com febre e fadiga são alguns dos sintomas mais comuns. Durante uma crise, também é comum ter os gânglios linfáticos inchados.

Outros sintomas da Lúpus

Alguns pacientes com lúpus tem erupções na pele, dor no peito ao respirar, anemia e sensibilidade à luz. Formas mais graves desta doença podem causar problemas nos rins, coração, pulmões e sistema nervoso.

Problemas de pele com a lúpus

Na foto, alguns dos problemas de pele que podem surgir como um dos sintomas da Lúpus. (Foto: www.tabletsmanual.com)

Os sintomas menos comuns da Lúpus

Se você tem lúpus, há uma chance de você também poder perceber a perda de cabelo, convulsões, úlceras na boca e problemas com coágulos sanguíneos anormais. Seus dedos podem se tornar brancos ou azuis e frio, já que a circulação é reduzida.

Prevenção/Solução/Tratamentos para Lúpus

O primeiro passo no tratamento desta doença é a adoção de hábitos de vida saudáveis. Não fumar, manter um peso saudável, fazer exercícios regulares e sono adequado para ajudar a manter seu corpo forte. Evitar a exposição excessiva ao sol, usando protetor solar e aderir a um grupo de apoio são outras opções que podem ajudar também. O mais importante é que ao qualquer sinal de alguma doença, você procurar a ajuda de um médico.

Tratamento médico para a Lúpus

Existem muitos medicamentos que podem ser usados, dependendo de seus sintomas. Os medicamentos anti-inflamatórios, corticosteróides, antimaláricos e outros medicamentos também podem ser prescritos. Converse com seu médico sobre quais tipos de medicamentos são os melhores para os seus sintomas particulares.

Considerações

Tome medidas para gerir o stress, tais como aprender meditação, podem ser úteis. Obter exames regulares ajudará você a gerenciar totalmente os sintomas e ficar em cima de todas as mudanças para a sua saúde.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.