Estudos que começaram na década de 80 no Japão, comprovam que os alimentos além de satisfazerem às necessidades nutricionais básicas, são capazes de desempenhar vários efeitos fisiológicos benéficos.

Depois de muitos anos trabalhando nestes estudos chegamos a 1991. Neste ano, esta categoria de alimentos foi regulamentada e recebeu o nome de Foods for Specified Health Use. A tradução significa Alimentos Funcionais.

Os alimentos funcionais são os que produzem efeitos metabólicos ou fisiológicos através da atuação de um nutriente ou não nutriente. Eles atuam no crescimento, desenvolvimento, manutenção e diversas funções do organismo humano.

A aparição recente destes novos produtos que tem algo mais do que os nutrientes já conhecidos, teve diversas influências de fatores externos como:

  • Altos custos em tratamento de doenças
  • Avanço nos conhecimentos entre a alimentação e o binômio.

Você deve saber que as propriedades relacionadas à saúde dos alimentos funcionais, são provenientes de constituintes naturais destes alimentos. Isso é comum assim como acontece no caso das fibras e dos antioxidantes que estão presentes em frutas, verduras, legumes e cereais integrais.

Quais os benefícios dos alimentos funcionais?

Quais são os alimentos funcionais?

Trouxemos muitas informações e vamos detalhar todas elas na tabela abaixo. Você vai encontrar alguns exemplos de compostos que estão presentes nos alimentos funcionais e os seus benefícios.

  • Casca de uva, vinho tinto e maçãs – Elas contribuem para a redução de doenças cardiovasculares e também a formação de coágulos e inflamações.
  • Soja e derivados – Servem para reduzir o risco de doenças cardiovasculares, além de aliviar as ondas de calor em mulheres na menopausa.
  • Brócolis, repolho, couve-flor e rabanete – São capazes de aumentar a atividade de enzimas que são responsáveis por combater a formação de células cancerígenas.
  • Tomate, goiaba e melancia – Eles têm atividades antioxidantes, auxiliam na redução do risco de doenças cardiovasculares e proteção contra o câncer, principalmente o câncer de próstata.
  • Folhas Verdes – Aumentam na proteção contra degeneração macular e manutenção de uma boa visão.
  • Linhaça – Auxiliam a inibir a presença de tumores, além de prevenir as doenças cardiovasculares e controlar as doenças  auto-imunes e inflamatórias.
  • Grãos integrais, frutas e vegetais em geral – Eles ajudam a melhorar a saúde intestinal e também conseguem reduzir o risco de câncer de cólon e controlar o colesterol e glicemia.
  • Leites fermentados e iogurtes – Eles conseguem melhorar a saúde intestinal e reduzir o risco de câncer de cólon.

Estamos encerrando o nosso artigo sobre os famosos e importantes Alimentos Funcionais. Esperamos que todos tenham compreendido a informação e atuação deles em nossa saúde.

Caso você tenha ficado com qualquer dúvida, basta você deixar um comentário com sua pergunta e teremos o maior prazer de respondê-la. Agradecemos a atenção de vocês e dizemos até breve!

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.

Um comentário para “O que são os alimentos funcionais e para que servem?”

  1. Camila

    Adorei as dicas