O Muay Thai, também conhecido como boxe tailandês, é um esporte de combate da Tailândia que combina técnicas de chutes, socos, e agarrões em pé, com muito foco em joelhadas, chutes baixos, e cotoveladas. Há muita estratégia envolvida, disciplina física, e dedicação. A combinação de punhos, joelhos, pés, cotovelos, e pernas é chamada de “a arte das oito armas”.

O Muay Thai ganhou popularidade a partir do século XVI, mas só a partir do século XX veio a fazer sucesso em competições internacionais, quando muitos lutadores tailandeses começaram a desafiar grandes lutadores internacionais e a vencerem as lutas, surpreendendo com técnicas até antes desconhecidas ou desmerecidas, como o potente chute baixo. A arte marcial é tão eficiente que é uma das mais treinadas no MMA pelos melhores lutadores.

Junte toda essa técnica, e você ainda tem uma arte marcial com benefícios aeróbicos incríveis, pois exige um condicionamento único e bastante esforço físico de quem a pratica. Para emagrecer, é um ótimo exercício, e iniciantes pode usar de algumas dicas boas para usar melhor esse esporte para seu condicionamento.

Emagrecer com Muay Thai e dieta

Espere grandes mudanças em seu corpo quando você começar a praticar o Muay Thai. Você vai queimar muitas calorias e construir músculos no processo, isso sem a necessidade de equipamentos. O treino também vai mudar o seu metabolismo em alta velocidade. Para que não haja nenhum engasgo, na sua dieta você precisará de um bom equilíbrio entre carboidratos, proteínas, e gorduras. Sem esse equilíbrio, o que vai começar a acontecer é que você vai perder peso e massa magra com o Muay Thai, podendo até começar a passar mal durante os treinos. Muito cuidado!

Muay thai para emagrecer

O Muay Thai pode emagrecer bastante, mas deve ser praticado com uma preocupação especial com a técnica. (Foto: www.bookmartialarts.com)

Treino de Muay Thai para iniciante: foque em aprender técnicas!

Os movimentos de Muay Thai envolvem praticamente todo o corpo. Mas como envolve todo o corpo, as pessoas tendem a focar no uso dos membros com os quais tem mais habilidade. O problema disso é que não trabalhar as técnicas com todos os membros do corpo vai resultar em uma lesão no longo prazo, porque você vai acabar errando em algum momento e se machucando. O foco deve ser aprender os golpes e técnicas com a técnica correta, não em fazer tudo com pressa, com velocidade. Isso virá com o tempo. Fazer com técnica e precisão já vai queimar as calorias que você precisa para secar com o Muay Thai.

As técnicas básicas que o iniciante no Muay Thai, e que já quer começar perdendo peso são:

  • Muito abdominal, flexão, e saltos: três exercícios simples, mas que fortalecem o tripé base do Muay Thai (braços, pernas, e abdome).
  • Condicionamento: pular corda, aeróbico, polichinelos, corrida, natação, ciclismo. Você precisa de um treino de alta intensidade para aumentar sua frequência cardíaca e te preparar melhor para o ritmo de uma arte marcial. E acredite, Muay Thai exige muito de seu condicionamento.
  • Treine muito os socos Jab e Direto (Yaeb e Mat Drong no tailandês): socos no Muay Thai são chamados de Mhad. Em toda arte marcial é uma base para um bom desempenho e queima de calorias. O Yaeb é o soco com o braço que está na frente do corpo, junto com o pé que está à frente do corpo. O Mat Drong é o soco que sai do braço de trás, do pé que está atrás do corpo. Treine exaustivamente esses socos, até que eles saiam perfeitos.
  • Treine muito o chute baixo e médio (Te chiang e te tat, no tailandês): o chute alto é mais complicado de conseguir aplicar bem, e o chute baixo e médio são muito usados no Muay Thai. Aprenda a chutar tanto com a sua perna não tão habilidosa, pois você precisará das duas. No começo, será mais difícil fazer os movimentos corretamente, mas é completamente normal e aceitável. Faça devagar.
  • Treine cotoveladas e joelhadas (Sok e Ti Khao, no tailandês): cotovelos e joelhos são mais duros do que punhos e pés, e machucam mais quando acertam o adversário. Por isso, são muito usados no Muay Thai, e devem ser bem praticados.
  • Esquiva e defesa: essenciais em qualquer luta, sem aprender a esquivar não dá para esperar ter sucesso em uma arte marcial. Além disso, para esquivar e se defender, você queima muitas calorias, principalmente pela velocidade em que você tem que fazer a esquiva.
  • Movimentação: em uma arte marcial, a movimentação é essencial. Isso significa não cruzar as pernas ao se movimentar em um espaço, saber como não perder o equilíbrio olhando par ao adversário e aplicando golpes, etc.

Disciplina do Muay Thai na dieta é essencial

O Muay Thai vai te proporcionar uma disciplina na dieta não apenas da forma tradicional. Como ele exige muito do seu corpo, se você não se alimentar bem, com certeza irá desmaiar na prática dos exercícios. Além do mais, sem a disciplina, você também cria um problema para a construção de massa muscular magra, recuperação muscular, ou para a perda de peso, por não se alimentar corretamente.

Para continuar magro, comem lotes de cereais e pão que são de grãos integrais, arroz integral, massas de trigo, carnes magras, feijão, ovos brancos, peixe, batatas, legumes e frutas. Tente evitar ou eliminar totalmente o café, chá e álcool por causa do açúcar que eles contêm o que pode lançar o seu metabolismo fora de sincronia. Evite comer doces, produtos derivados lácteos e alimentos gordurosos. Preparar refeições por grelhar, cozer, assar, ferver, cozinhar ou microondas. Nunca fritar. Também certifique-se de adoptar a regra de comer como um rei no café da manhã, como um homem comum no almoço, e como um mendigo para o jantar. Disciplina com o que você come só irá reforçar os seus esforços de emagrecimento com a arte marcial.

Emagrecer com Muay Thai e musculação: autoconfiança e overtraining

Uma atitude positiva e doses generosas de auto-estima são sempre fundamentais para quem deseja um corpo saudável. Tudo começa com a mente e uma atitude forte para colocar os exercícios em prática. A falta de auto-estima e confiança sempre resultará em esforços fracassados para melhorar a saúde e aparência. Muay Thai é uma arte marcial, e não um exercício. O treinamento consiste em atingir determinados objetivos e ganhar o respeito de seus pares e instrutores. É orientado à conquista. Ele tem o poder de ser positivo e inspirador, e irá mantê-lo motivado e sempre pensando em progredir e tornar-se melhor. Essa mesma progressão, porém, pode te levar a excessos que causam lesões e outros problemas de saúde.

Por isso, mesmo que você esteja empolgado com o Muay Thai e com ganhar músculos, pegue leve! Você vai querer fazer musculação, fazer o Muay Thai, e talvez até mais esportes. Quanto mais você fizer, maior será a tendência de se lesionar. Faça o Muay Thai com o devido acompanhamento profissional: educador físico, um nutricionista, e um médico clínico geral, evitando exageros, lesões, e problemas que possam piorar sua saúde, e não trazer os benefícios que o Muay Thai tem potencial.

Essas são dicas que funcionam para quem está começando ou já é experiente no Muay Thai. Vão ajudar a aperfeiçoar técnica, motivação, e muito mais. Não se esqueça de comprar bons equipamentos para o Muay Thai também.

Você tem dicas para quem está começando no Muay Thai? Quais? Quais exercícios você faz no Muay Thai?

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.