Luvas de boxe não basta apenas pegar uma na loja e achar que ela serve para o que você fará com ela. Existem diversos tipos diferentes de luvas de boxe, bem como marcas diferentes, tamanhos, peso da luva de boxe. Comprar uma luva de boxe sem planejar a compra é simplesmente jogar dinheiro fora, e nós viemos aqui mostrar como escolher corretamente a luva de boxe para não ter dores de cabeça depois, e nem nas mãos.

Como comprar luvas de boxe para homens? Como escolher luva de boxe para mulher?

Resposta rápida para quem não tem paciência de ler um artigo inteiro, que valem para homens e mulheres:

Compre luvas mais flexíveis se você precisar delas para as artes marciais e não boxe.

Compre luvas acolchoadas grossas se você está batendo em ​​sacos pesados ou alvos imóveis.

Compre luvas mais pesadas ​​(14 oz e para cima) se você está treinando para entrar no ringue.

Compre luvas mais leves (10 oz e abaixo) se você está competindo em MMA.

Compre luvas de treinamento para uso misto (all purpose), que servem tanto para competições quanto treinos, se você ainda não tem certeza do que escolher.

Agora, se você quer escolher uma luva de boxe do jeito certo, então continue lendo.

Tipos de luvas de boxe

Quando falamos sobre luvas de boxe, também estamos falando sobre luvas de MMA.

Bag Gloves ou Luvas para sacos – São luvas que protegem suas mãos, mas não o que você está batendo. São usadas ​​para sacos pesados e outros materiais de treinamento, como alvos imóveis. O seu principal objetivo é proteger os dedos ao bater, reduzindo os impactos mais fortes sobre suas mãos.

Luvas de sparring – São feitas para proteger você e seu parceiro de treino. São concebidas para desenvolver habilidade e técnica, não para nocautear o seu parceiro. A maioria das luvas de sparring tem distribuição de peso equilibrada desde as juntas acolchoadas até o apoio de pulso. Elas são semelhantes as luvas de competição, mas elas são maiores e mais acolchoadas.

Luvas de boxe de treinamento – Estas luvas são feitas para todos os tipos de treinamento: sacos pesados, sparring, alvos imóveis, tudo. No entanto, você vai logo perceber que é difícil obter uma luva perfeita que pode fazer as duas coisas (treinamento e sparring). Algumas luvas de treinamento não são acolchoadas o suficiente para sparring ou grossas o suficiente para bater em sacos pesados. Estas são perfeitas para pessoas que estão começando e não sabem que luvas comprar.

Luvas de boxe para competição – São as luvas utilizadas para lutas oficiais, têm menor quantidade de acolchoamento e são mais compactas para ferir o seu adversário. Este é o seu único propósito e nada mais. É perigoso usá-las para qualquer outra coisa, porque ela vai machucar as mãos. Apesar de só ter um propósito, lutadores gastam uma grande quantidade de dinheiro em luvas de combate.

Luvas de boxe para aeróbico – São usadas ​​para bater em sacos pesados ​​e semelhantes. É por isso que elas têm estofamento de espessura para absorver bastante impacto. No entanto, não busque essas luvar se você está fazendo a transição para o boxe, porque estas não vão durar. Elas têm a menor quantidade de preenchimento na lista, e vão desmanchar mais rápido, também.

Luvas de boxe para Muay Thai / Kick Boxing – Estas luvas têm características comparáveis ​​com luvas tradicionais de treinamento e sparring luvas. A maior diferença é que são mais flexíveis para agarrar os adversários e usar as mãos abertas durante as lutas.

Escolhendo luvas de boxe

A luva de boxe com velcro, como a da foto, deve ter uma proteção no pulso para evitar que o velcro machuque você ou ao seu adversário em uma luta ou sparring. (Foto: www.zisprosports.com)

Tamanho das luvas de boxe

Fabricantes diferentes tem tamanhos diferentes, mas, em geral, os homens devem escolher um tamanho grande e as mulheres um tamanho médio. Pequeno é feito geralmente para crianças e o tamanho Extra Grande estão disponíveis para indivíduos com as mãos muito maiores. Uma coisa a notar é que o tamanho e peso são características diferentes de um par de luvas. Tamanho é o ajuste, e peso é a sensação.

Geralmente, a melhor maneira de lidar com o dimensionamento é testar as luvas com as fitas enroladas na mãos, antes e depois de comprá-las online. Certifique-se de que você está confortável nesses luvas e você pode sentir o polegar descansando sobre o dedo indicador. Além disso, você deve ser capaz de fazer um aperto leve, não muito apertado.

No geral, no quesito tamanho, escolha um par que vai te fazer se sentir natural ao dar um soco. Você não deve ter que apertar as mãos intencionalmente para dar o soco.

Peso das luvas de boxe

O peso da luva de boxe é uma característica importante na escolha da luva de boxe. Elas vem nos seguintes pesos:

8 oz

10 oz

12 oz

14 oz

16 oz

18 oz

20 oz

Oz é abreviação para ounce, ou onças, no português. 1 onça tem aproximadamente 28 gramas, e o peso se refere ao peso total da luva.

O peso de 16 oz é ideal para a maioria dos novatos. Pode parecer pesada, mas ajuda no ganho de força e condicionamento, protegendo suas mãos e seu adversário em lutas de sparring. Para treinar nos sacos de areia, bem como socos em alvos, é melhor ter um par de luvas de 8 oz, que é também o peso obrigatório para lutas de MMA, caso seja seu interesse.

Portanto, um par de luvas de 18 oz para treinos de sparring, e um par de luvas de 8 oz para treinos em alvos imóveis e lutas oficiais.

Cor das luvas de boxe

Geralmente, a cor não é importante, e vai pelo gosto pessoal de cada um. Mas isso é quando você estiver praticando boxe fora de competições oficiais. Em competições oficiais, tente ficar limitado ao vermelho ou azul.

Características extras de luvas de boxe

Algumas luvas trazem alguns extras interessantes. Por exemplo, há luvas com proteções para polegares, que impedem que um adversário ou soco mal dado quebre seu polegar. Essas proteções extras são ideais para iniciantes, mas com um cuidado importante: aprenda a dar socos corretamente antes de usar alguns dos recursos, ou você se sentirá seguro demais e acabará não aprendendo a dar socos corretamente.

Luvas de boxe com velcro ou com cordinhas?

Velcro é melhor, no geral, mas as cordinhas tem um visual retrô que pode ser atraente para algumas pessoas. Só que o velcro é muito mais fácil de fazer ajuste do que cordinhas, principalmente se você não tem muitos companheiros de treinos ou está começando no boxe amador.

A desvantagem do velcro é que as tiras podem arranhar o rosto do adversário ou braço em sparrings, bem como te arranhar também. A solução é obter um par de proteções para o velcro, que vem em formas de “luvas” de punho. O velcro e o elástico vão perdendo suas características de fixação e elasticidade com o tempo, mas quando isso acontecer, é hora de trocar de luvas.

A desvantagem dos laços é que não dá para amarrar sozinho, e laços soltos podem voar nos olhos de outras pessoas. Geralmente, a solução é colar as cordas com fitas ou amarrar com cadarços, ou luvas de punho.

O que não esquecer ao comprar luvas de boxe?

Não se esqueça de comprar os envoltórios de mão, para proteger os ossos e pele. Essas tiras devem ser bem colocadas, para não prender a circulação e nem ajudar que você tenha uma entorse ou outro problema semelhante nos ossos das mãos.

Marcas de luva são importantes, tanto quanto preço. Vale a pena dar uma olhada nos lutadores mais famosos de boxe e ver as marcas que os patrocinam. Geralmente, são as melhores marcas. Fuja de luvas mais baratas, e prefira começar sua pesquisa nas luvas com preço intermediário entre as mais caras e as mais baratas. É ideal para manter uma rotina de exercícios, e não desanimar porque falta o equipamento certo.

Para manter as luvas secas e com cheiro mais agradável, com menos bactérias, encha um par de meias com serragem e coloque dentro das luvas. É uma solução barata, e é muito melhor deixar suas luvas com um cheiro de gaiola de hamster limpa do que um cheiro de carniça.

Você ficou com alguma dúvida de como escolher uma luva de boxe? Tem alguma sugestão de como fazer a escolha? Deixe nos comentários abaixo sua participação.

Aviso legal

O conteúdo deste site tem caráter apenas informativo. NÃO receitamos ou prescrevemos substâncias ou tratamentos. NUNCA faça tratamentos ou utilize substâncias sem a indicação de um médico especialista.